Há judeus com cara, há sim senhor

É fatal: escrevo duas linhas sobre sionistas e na caixa de comentários aterra a brigada mossad. Limpinho.

Como não tomo uma parte do povo judeu pelo seu todo, fica aqui um exemplo de que nem todos os judeus evoluíram para sionistas. Norman Finkelstein é atacado por uma jovem chorando lágrimas de crocodilo, e responde-lhe a doer:

E assim fica demonstrado haver quem saiba honrar a memória dos seus pais.

vídeo legendado em castelhano, via Renato Teixeira.

Comments

  1. Outro video interessante, com teor parecido e igualmente eloquente:



    É óbvio que o que os Israelitas estão a fazer aos palestinianos é errado. É claro que as respostas violentas dos palestinianos também são erradas. Também é claro que já não há moral high ground para nenhuma das partes ocupar. Eu creio que o estado de Israel está numa encruzilhada e hesita em tomar um caminho claro. A meu ver temos as seguintes hipóteses:

    * Se optar pela solução de dois estados (Palestina + Israel) Israel fica sem acesso a recursos vitais (especialmente água e terrenos de cultivo) e tem um problema muito grave no arquipélago da Cisjordânia – Qual é o israelita normal que quer aturar os lunáticos que habitam nos colonatos!? Como é que a Palestina pode formar um estado estando recortada desta forma?

    * Se optar pela solução de um estado, tem o problema demográfico que vai fazer com que Israel perca o seu carácter Judeu dentro de uns anos. Isso não é admissível a muito boa gente, tanto sionistas, como algumas seitas cristãs.

    * Podem tentar manter as coisas como estão, mas não creio que isso seja sustentável a longo prazo, quer devido à opinião pública internacional que está cada vez mais consciente das atrocidades cometidas pelo estado de Israel, quer devido à posição estratégica em que Israel se encontra (rodeado por uns 200 milhões de pessoas em parte hostis à própria existência de Israel).

    * Podem adoptar uma solução definitiva para o problema, por exemplo matando todos os palestinianos. Este tipo de solução não é muito bem vista pela comunidade internacional, mas desde que Israel continue a ter um nível de financiamento (ou produção de riqueza) que lhe permita manter o arsenal nuclear, é uma solução viável.

    O engraçado é que nestes threads não se discute absolutamente nada. Cada lado faz um elenco das atrocidades perpetradas pelo outro lado. Quando isso não basta fazem ataques ad-hominem, ou arranjam espantalhos para nos desviarem a atenção.

    Se o objectivo deste tipo de posts é apenas andar aqui a chamarmos nomes uns aos outros, então avisem-me por forma a puder-me retirar em boa ordem – obrigado.

    Por isso, para estabelecer um ponto de partida pergunto, a ambos os lados nesta contenda, qual é a solução que vocês acham que este problema pode ter? Acham essa solução que propõem justa?

    Vá lá, tentem.

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar, joao j cardoso. joao j cardoso said: Há judeus com cara, há sim senhor: É fatal: escrevo duas linhas sobre sionistas e na caixa de comentários aterra a… http://bit.ly/9PmddQ […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading