De Civismo Anémico a Civismo Vitaminado! Não nos dêem é o xarope da demagogia envenenada, muito receitada pelo jornalismo afecto à Direita.

http://www.rtp.pt/noticias/player.swf

Audio: Declarações de Augusto Santos Silva Sobre a Manifestação de 12 de Março – ou o Protesto da geração à Rasca.

F-Se! No Meu Post Pré-Manifestação, eu dava o meu Contributo “Falem com o Augusto Santos Silva”. Reforço: tendo sido ele o “Porta-Voz” do Governo, assim o parece, é! Falem mesmo com o Augusto Santos Silva. Um Político que já deu Provas de ser capaz de mudança de realidades Amargas, cujo resultado – sem o ser ideal – pelo menos, foi o mais ajustado às circunstâncias. Y tinha sido tão fácil apresentar algo um pouco melhor. Aconteceu que Oposição Y Sindicatos apresentaram alternativas que tornariam a realidade ainda mais injusta y grosseira: por ignorância, desleixo, incompetência Y, acima de tudo, com isso só deixaram patente um enorme desrespeito pela vida alheia. A vida dia-a-dia, não a vida teórica do “se cá neva-se fazia-se cá sky”.  O Augusto Santos Silva tem Vantagem: é um técnico pragmático.

F-Se2! Aqui a Sugestão ao Augusto Santos Silva não é Demagogia Envenenada, a lá Jornalista de Direita a apregoar o Salvar da Pátria pela mudança de Governo – essa Derrocada Nacional. Em que, tal qual Arca de Noé, só se Salvariam um par de poucas coisas: o Apogeu da Indústria emergente da Caridade Y Privatização do Direito à Saúde. É, a sugestão do Mal-Amado Augusto Santos Silva é mesmo fruto de Saber Empírico.

*****
Adenda
No seguimento de um comentário pertinente no Facebook, considerei importante deixar aqui o “Alerta”: Não se distraiam com a mensagem do Augusto Santos Silva. A mensagem foi clara. Eu só faço o Desenho do Alerta.
Cavaco Como Um Khamenei

«Vou ter de discordar.” Não se resolve nada ao mobilizar as pessoas contra as instituições?” Ah é? A história diz-nos exactamente o contrário.» Comentário no FaceBook à declaração de Augusto santos Silva.

Eu penso que o Augusto santos silva também sabe isso Y também concorda com isso que tu estás a dizer Y que eu sou também uma das entusiastas. Acontece é que – penso – não deves ter percebido bem o “recado” … isto do audio é rápido.

Esta mobilização contra as instituições, a existir, tem de partir de nós – o Povo – ou, por ex., como é o caso de Reza Pahlavi a apoiar incondicionalmente uma Desobediência Civil Pacífica no Irão, por parte do Povo iraniano. Y o Reza Pahlavi fá-lo aberta Y honestamente; instruí, inclusivamente, quanto as modos y como salvaguardar a integridade física Y vida etc … Estás a ver?

Continuando a analogia com o Irão. É inaceitável que fosse o Khamenei a Instigar o seu povo ao desrespeito para com as Instituições (Aliás, no caso iraniano, nem é necessário. O Khamenei decide quando lhe apetece. Tem poder absoluto, desde a selecção de candidatos eleitorais à dissolução do PI) Y aqui está a questão. A pertinência y o grave y sério da questão, está exactamente aqui. Dado, o caso Português não contemplar estes poderes Presidenciais “divinos”. Estás a ver agora o Grave da Questão? O desonesto y cobarde? É! Sim. Parece que temos um Presidente de cujo carácter se destacam os atributos: Manhoso Y Sonso. Nada a ver com a genialidade de um Reza Pahlavi que, bravamente, instruí, do Exílio,  o Povo a que pertence nos caminhos da Desobediência Civil Pacífica.

É! Tal como se fosse um Khamenei sem Poder de dissolução da AR, ao sabor do capricho Y apetite, assim o Sr. Cavaco deu o ar da sua graça – com toque de República Islâmica do Irão – com o seu Apelo {“mais ou menos implícito à mobilização das pessoas contra as instituições”}, dando, assim, o mote para que terceiros personificassem a lacuna que – como um Khamenei decepado – se sente Y como Presidente da República Portuguesa  espera que desta forma sinuosa y rasca lhe supram y facilitem-lhe a falta de encaixe ao limites dos poderes que a Constituição consigna ao cargo que ocupa!

Tudo estaria certo, Y contigo concordaria, se não fosse o caso deste detalhe ser muito relevante! Y que o Augusto Santos Silva fez o Favor de – com simplicidade Y assertividade de Um Reza Pahlavi – deixar claro ao Sr. Presidente. Y a nós também.

Não postaria o Link; Y perseguiria o Augusto Santos Silva, se ele estivesse a enquadrar a “mobilização contra as Instituições” na interpretação que tu assinalaste. Mas ouve novamente, que o q ele diz é diferente.

F-Se! O Khamenei em Portugal É Mesmo o Senhor Cavaco

PS.: Este post foi colocado originalmente no F-se! Y estava correlacionado com o meu contributo para a manifestação de 12 de Março: “Falem Com o Augusto Santos silva”

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading