Dicionário do futebolês – não podemos sofrer golos desta maneira


Os agentes do futebol passam, hoje em dia, mais tempo a dar entrevistas do que a treinar ou a jogar. Esperar-se-ia que a frequência com que o fazem permitisse melhorar a qualidade de comunicação, do mesmo modo que, em termos desportivos, a repetição é o caminho para a perfeição.

Ora, a verdade é que o futebolês corresponde a uma série de fórmulas que as sucessivas gerações se limitam a papaguear, ou seja, a repetir sem pensar. “Não podemos sofrer golos desta maneira” é uma dessas proposições que qualquer treinador insatisfeito com o resultado usa, compondo o ar desgostoso de um pai que sofre os desmandos dos filhos. Esta fórmula é usada para designar quase todos os tipos de golo, embora ocorra preferencialmente na referência ao já analisado “golo para lá da hora”, que é um golo que pode ser marcado, mas nunca sofrido.

“Não podemos sofrer golos desta maneira” pode, constituir, também, uma referência ao resultado de um livre perto da área, o que não deveria ter acontecido porque “já sabíamos que o nosso adversário é muito forte nas bolas paradas.” É claro que a solução era simples: não fazer falta perto da área.

Se tomarmos a expressão à letra, ficamos com a impressão de que existe uma maneira certa de sofrer golos, sendo que os jogadores criticados pela frase ainda só usaram a maneira errada. Talvez não fosse má ideia as equipas começarem a treinar para sofrer golos de todas as maneiras possíveis. O problema é que os treinadores insistem na mania de guardar a baliza dos ataques dos adversários.

Aguardo, ansioso, o dia em que um treinador venha a declarar: “Aquele golo no último segundo de jogo não nos surpreendeu, porque temos treinado muito para sofrer golos daqueles. Foi pena o nosso guarda-redes ainda ter tentado defender a bola. Felizmente, não conseguiu.”

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s