Problemas laborais no Vaticano

Graças à crise europeia, também o Estado do Vaticano terá de tomar medidas de austeridade, por imposição da troika, uma vez que se tem verificado uma baixa de produtividade dos sacerdotes que residem no Vaticano. Segundo um estudo recente, os referidos sacerdotes têm interpretado menos passos da Bíblia por hora, embora se reconheça que os problemas da falta de vocação sacerdotal e a mais recente campanha da Benetton têm contribuído para uma sobrecarga de trabalho dos funcionários da capital mundial do catolicismo.

Para fazer face a estes problemas, e de acordo com uma fonte próxima do Papa, os sacerdotes serão obrigados a trabalhar mais meia hora por dia, o que permitirá que o dízimo dos fiéis, as receitas de Fátima e os contributos da Opus Dei acabem por sofrer uma valorização assinalável. Entretanto, representantes da Associação Sindical dos Sacerdotes (cuja sigla não é aceite em países anglófonos) já estão a queixar-se das consequências perniciosas destas medidas sobre a qualidade do trabalho, para além de que retira tempo a alguns padres para se dedicarem à perseguição dos jovens romanos.

Para além disso, e ainda por imposição exterior, será necessário acabar com alguns feriados, à semelhança do que aconteceu em Portugal: o problema está em descobrir feriados civis. Por outro lado, o Vaticano contesta, e, aparentemente, com razão, que é nos feriados religiosos que os religiosos trabalham mais, pelo que o fim dos feriados pode – isso sim – pôr em causa a produtividade sacerdotal.

Comments

  1. ENTÃO E O “PATRÃO” NÃO FAZ UM MILAGRE?! 😉

  2. antonio oliveira says:

    Associação Sindical dos Sacerdotes (ass)

  3. Carlos says:

    E chama você humor a isto que escreveu? Deve andar em baixo…

  4. MAGRIÇO says:

    Consta, até, que vão ser implementados critérios de produtividade: número mínimo de homilias, de hóstias distribuídas, de confissões a fazer, etc. Nada consta acerca da auto-flagelação, de que se pode inferir que agora é só flagelação a terceiros.

    • António Fernando Nabais says:

      Ó homem, você está pronto para integrar a “troika”. O Vaticano que se cuide!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading