Diz-me as tuas palavras, dir-te-ei quem és

 Ferreira Fernandes escreveu hoje mais uma interessante crónica na revista Notícias Magazine: «A palavra mais palavra do mundo: palavra». Refere-se ao jornalista, membro do júri Goncourt e apresentador de programas de TV francês Bernard Pivot (1935), que se tornou, “durante décadas, uma das personagens mais poderosas de França”.

Num dos seus programas televisivos em que entrevistava gente famosa como Woody Allen, Pivot perguntava-lhes “qual a sua palavra preferida?”. Woody Allen, como não podia deixar de ser, respondeu: “Não posso dizer, a minha mãe pode estar a ver o programa”. Outros disseram «tendresse» (Giroud), «lumière» (Mastroianni), outro «concupiscência».

A tese de Pivot é: diz-me as tuas palavras, dir-te-ei quem és. Revelamo-nos nas palavras que escolhemos. Não podemos resumir uma vida numa palavra, “mas buscando na memória, que está cheia de palavras, mesmo quem não quer ser escritor faz um belo livro”.

Há um ano atrás publicou-se o seu livro Les Mots de Ma Vie que, penso, não está editado para português (espero que o seja em breve).

Penso agora nos nossos políticos. Como eles se revelam naquilo que dizem… Político, diz-me as tuas palavras, dir-te-ei quem és.

E, já agora, caro leitor e leitora, qual a sua palavra preferida?

Comments

  1. Amadeu says:

    Escorrupichar (a vida)

  2. Vida! Vida com letra maiúscula e jamais no diminutivo!

  3. joao calado says:

    Revolução

  4. maria celeste ramos says:

    Tenho um belo livrinho que já nem sei quem mo ofereceu “Les mots de le dire” e este mail é que me ajuda a lembrar que o tenho – a minha palavra preferida talvez seja mesmo “a palavra” mesmo que haja muitas formas de comunicar mesmo apenas e só com o olhar ou um gesto ou — mesmo o silêncio (cheio de palavras porque há silêncios cheios de)
    Mas eu adoro PALAVRAS
    Mesmo quando sonho e estou mesmo noutro mundo – o sonho é dito por “palavras”
    Ontem vi na TV2 um filme mas já a meio pelo que nem sei com quem é – filme de muitas palavras e muitos silêncios – a atriz é BINOCHE mas não a da minha idade – será filha ?? a que fez “o paciente inglês” ?? não sei
    não sei – mas o filme, filmado em itália é lindo lindo – (sobre o amor sem palavras) de um casal que celebraria (??) 0 15ª ano de casamento no local da lua de mel de que “ele” não tinha a menor recordação (pelo menos aparentemente) – e o local é belíssimo, como qualquer lugar da renascença italiana
    Pois a palavra (como punhais)

  5. Carlos ferreira says:

    Sempre

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading