Mum’s the boss, o blogue que censura comentários

Mum’s the boss é um blogue escrito por uma tal de Magda que fala sobre parentalidades, questões relacionadas com educação e por aí fora.
Devido a uma atitude da autora que considerei pouco elegante, dirigi-me ao referido blogue e disse o que tinha a dizer na respectiva caixa de comentários. Fi-lo de forma educada, civilizada e mantendo todo o respeito pela autora. Para meu espanto, o comentário foi censurado. E um segundo comentário, em que pedia para publicar o primeiro, foi de novo censurado.
Continua a espantar-me o facto de ainda existir gente desta no mundo da blogosfera, um mundo de liberdade por excelência. Mais espantado fico quando estamos perante alguém que discorre diariamente sobre educação, parentalidades e pedagogia.
Perante esta sua faceta de censora, que só admite comentários se forem positivos e louvarem a qualidade dos seus posts, estamos entendidos. Que rico exemplo para quem tem a missão de educar! Que rico exemplo vindo de quem vem!

P. S. 1 – Orgulho-me de nunca ter censurado qualquer comentário até hoje, nem mesmo quando me chamaram filho da puta e coisas piores. Orgulho-me pelo facto de o Aventar não ter comentários sujeitos a moderação. Não tenho nada a esconder. Não me importo nada que discordem de mim. Que não gostem do que escrevo.

P. S. 2 – Houve uma troca de mails privados na sequência deste episódio de censura. Como fui muito bem criado por gente que nada sabia de parentalidades mas sabia do que realmente interessava, recuso-me a torná-los públicos. Sou uma pessoa bem formada.

Comments

  1. Há mais….muitos mais.

    Não toleram outras opiniões.

    Dão-se muito melhor com o elogio constante, mesmo que escrevam hoje 1 coisa e amanhã o seu contrário, com a maior das naturalidades. O mais curtido é os comentadores de ontem acharem genial; e os de hoje, com um artigo contrário ao anterior, considerarem também genial.

    É genial.

  2. O tique da censura é lixado.

    Para mais vindo da blogosfera docente.

    Aquilo nas aulas deve ser lindo!!!!

  3. ML - As Maravilhas da Maternidade says:

    Quando eu li aqui o nome Mum’s The Boss pensei que este post fosse um post a sério, com conteúdo e interessante, tal como é o blog da Magda.
    Mas devia ter visto logo pelo título ao belo estilo tablóide que boa coisa não viria daqui…
    E ao fim do post estou absolutamente estupefacta.
    Este post serve para fazer queixinhas sobre a escolha que a autora de um blogue faz sobre os comentários deixados no seu blog que por acaso até tem comentários moderados! Um post ressabiado!
    Deixe-me que lhe diga, para quem fala tão levianamente em censura, não sabe bem ver onde acaba a sua liberdade e onde começa a dos outros. A sua liberdade de comentar um blog com comentários moderados acaba na liberdade que o autor do blog tem em publicar ou não o seu post. E isso não se chama censura, chama-se MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS e se o Blogger dá essa opção, quem a pode exercer é totalmente livre de o fazer e não deve ser questionado por isso. Muito menos admoestado!!
    Mas o que é isto? Liberdade de expressão à força?

    Se esta posição for corroborada pelo Aventar como um todo, então eu não quero ter ABSOLUTAMENTE NADA a ver com este site que não respeita a liberdade de actuação dos bloggers na blogosfera e consequentemente quero ver-me retirada do vosso concurso imediatamente. É que não quero ter nada que me relacione com este site e os seus contribuidores.

    • nightwishpt says:

      Adeusinho e não deixe que a porta lhe bata no rabo.

      • nightwishpt says:

        Ou sendo mais diplomático, há demasiado conteúdo para estar a perder tempo com quer não quer uma discussão aberta. Quem não gosta, que vá para uma qualquer comunidade fechada onde só falem como gosta, que a gente fica com o Aventar, com muita gente de quem não gostamos. (vá, um bocadinho só)

    • sinaizdefumo says:

      “…liberdade de comentar… com comentários moderados”;
      “mas o que é isto? liberdade de expressão à força?”
      de morrer a rir, o seu blogue é humorístico? está bem sacada, não é censura, é moderação

  4. Ricardo Santos Pinto says:

    ML, este post expressa apenas a minha posição pessoal. E tal como a sua amiga tem o direito de censurar os comentários de que não gosta, eu também tenho direito a achar isso errado.

  5. se eu censurar um comentário teu também recebo este tipo de publicidade?
    🙂

  6. Maquiavel says:

    Isto tudo porque a madame teve a chama “dor de corno”, e como näo tinha fãs suficientes para ganhar (talvez simplesmente porque os outros blogs säo melhores) pôs-se em bicos de pés. A raposa que näo conseguia chegar Às uvas também dizia que estavam verdes.
    O RSP deveria ter simplesmente ignorado.

  7. Não dá para acreditar é que um site como o seu, que deveria ser imparcial, tendo em conta a organização do concurso que leva a cabo, tenha posts destes com comentários destes…
    Põe em causa toda a credibilidade e seriedade do site e do concurso e só demonstra a sua maturidade e poder de encaixe. Pelos vistos, sentiu-se intimidado… Por causa de um comentário moderado?… Não valia a pena tanto esforço e dedicação da sua parte, não acha?

  8. elasticidadedotempo says:

    Bem pareceu que era necessário alargar o leque de categorias de forma a tornar o concurso de blogues mais abrangente.

    http://aelasticidadedotempo.blogspot.pt/2013/01/ao-cuidado-dos-senhores-do-aventar.html

  9. Susana says:

    Com isto só conseguiu demonstrar uma grande falta de educação e arrogância. Sem dúvida que tem a liberdade de poder fazer um comentário, mas a dona do blog tem também a liberdade de moderar esse mesmo comentário. Se assim não fosse não havia a opção de moderação, certo? Se por causa de um comentáriozinho não publicado faz uma birrinha tão parva como esta, então aconselho-o a pedir ajuda á “tal de Magda” que ela como ninguém sabe o que são birras e tem sempre solução!

  10. Estou chocada com este post. O comentário acima da ML diz tudo, por isso não me vou alongar muito mais.
    De acordo com as regras do concurso, qualquer participante pode pedir para sair – em lado nenhum diz que é preciso uma justificação. As regras são vossas, não são da Magda. Portanto, para quê mandar um comentário à Magda a pedir justificações? A motivação da Magda para retirar o blog do concurso, seja inveja, dor de cotovelo, seja o que for, não interessa e é lá com ela.
    Mas o que está em questão aqui, o grande problema para o senhor Ricardo, é a censura do comentário – este senhor põe assim em causa todo o processo de moderação de comentários (que não foi inventado pela Magda), como se a moderação de comentários feita pela Magda fosse a censura do Estado Novo.
    Mas que tristeza… E se me permite um conselho, senhor Ricardo, para a próxima, não olhe tanto para o seu umbigo, respire fundo e sorria – vai ver que a vida vai começar a correr-lhe melhor!

  11. João Saraiva says:

    Felizmente para vós que o RSP não é como a vossa amiga, caso contrário os vossos comentários eram todos censurados.

  12. “Orgulho-me pelo facto de o Aventar não ter comentários sujeitos a moderação” é uma “quase verdade”!

    Tem comentários sujeitos a moderação!

    Ainda outro dia escrevi um comentário nesta mensagem e porque tinha 3 ligações foi parar à moderação… e PUF! Nunca mais viu a luz do blogue!
    Neste meu 2º comentário faço referência a isso mesmo!
    Ainda cheguei a pedir para verem se andam perdido numas das pastas de moderação… Mas foi em vão!

    Ainda por cima foi um daqueles comentários que custam a escrever pois escrevi muitas letras!

    Para alegrar o ambiente, termino assim

    • Olá,

      Os comentários no Aventar são livres; acontece por vezes que o wordpress coloca alguns na caixa do spam – quando não o são – e nem todos os dias verificamos o caixote do lixo.

      • Amadeu says:

        Não senhor. Aqui NO AVENTAR TAMBÉM HÁ CENSURA. Já tive comentários parcialmente censurados, totalmente excluídos e mesmo MODIFICADOS para parecer que digo exatamente o contrário do que disse. Não é verdade Palavrossaurus ? Não é verdade Fernando Moreira de Sá ( há outros).

        • Hugo Mota says:

          Sem dúvida. E é de uma hipocrisia enorme ver agora nesta discussão bloggers deste site a mandarem comentários como arautos da liberdade de expressão quando eles próprios tem o hábito de censurar comentários que achem inconvenientes.

    • O Akismet não modera comentários, filtra o spam.
      Os teus comentários são spam? digamos que são quase spam. Porque um comentário não pode ter os links todos que dão na real gana a quem comenta, principalmente quando direccionam para o teu próprio site, o que é mesmo spam em qualquer parte do mundo.
      E porque te andas mesmo a candidatar a que todos os links para O tempo que há-de vir passem a ser mesmo filtrados como spam. Por duas razões: a primeira porque até sabes isto muito bem, o Akismet funciona em todos os blogs que usam o wordpress. A segunda porque se não percebes o que é spam e off topic passas a perceber.

      • Amadeu says:

        João José Cardoso: Os residentes têm autonomia para censurarem, ao seu belo prazer, os comentários, e tu sabes isso muito bem disso. Pergunta ao Palavroso e ao Fernando Moreira de Sá que eles explicam-te.

      • Hugo Mota says:

        A desculpa do spam é muito selectiva, e permite apenas tentar branquear e desculpar a prática de censura. Diz lá se não apagaste já comentários ás tuas mensagens que nunca foram spam mas que apenas achaste inconvenientes.

  13. Ricardo Santos Pinto says:

    Isso não é moderação de comentários. O sistema envia automaticamente para moderação quando tem 3 links, porque um comentário com 3 links costuma equivaler a spam. E os comentários são sempre aprovados logo que nos apercebemos que algum ficou preso no sistema. Quanto ao comentário em concreto, já te disse na altura que não o recebemos.

  14. Tenham calma 😎

    Faço ligações para o meu blogue quando não me apetece escrever muito e o que quero escrever/dizer já o fiz no meu blogue…
    Mas o senhor João José Cardoso não se apoquente que a partir de hoje não faço mais ligações para o meu blogue! Não quero encher o Aventar de SPAM e off topic!
    Excepto esta última ligação (merecida) e para terminar as ligações ao meu blogue em beleza…
    Se o wordpress diz que é “moderação” não vamos ser nós a dizer que não é 🙄 só para fazer de conta!
    Faz com 3 ligações por está assim configurado… No meu coloquei 5 ligações… Pois há leitores que gostam de deixar várias ligações seja para blogues e vídeos e sítios, e estavam a ficar na moderação sem necessidade!
    Não se irritem só porque alguém chama as coisas pelo nome que elas têm!
    Abr 😉
    Be 😎

    • Amadeu says:

      Tens razão Voz, aqui no Aventar, que é o meu blog preferido, também há censura. Por inúmeros motivos, incluindo por discordarem dos comentários. Está ao alcançe de qualquer dos ditos residentes fazê-lo. E as Amélias sabem-no muito bem.

  15. jorge fliscorno says:

    O Aventar não é um local de disciplina de opinião. Funcionamos muita vez como um colectivo mas sem nos colectivizarmos. Cada autor tem os seus pontos de vista e não os perde por estamos neste espaço comum.

    Geralmente aceito todos os comentários. Muitas vezes procuro contra-argumentar. Mas acontece volta e meia que o meu saco enche, especialmente quando o comentário entra no registo do ataque pessoal. Aí aviso e depois passo a apagar. Já o fiz e voltarei a fazer. E como já foram apontados nomes, o Amadeu pode confirmá-lo. Não é Amadeu?

    Eu não publicaria este post neste momento mas se estivesse numa situação de um comentário educado ter sido rejeitado é bem possível que mandasse uma boca mais cedo ou mais tarde. Até percebo que haja quem escreva sem que possa comentar. É uma comunicação unilateral. Acho aborrecido quem modera comentários mas acaba por publicar. Parece-me incoerente aceitar apenas comentários favoráveis. Não sei se será o caso da autora em causa, isto é uma observação geral.

    Enfim, quem anda à chuva molha-se e quem escreve na net já sabe que, em comentários ou em posts, estará sujeito à crítica (positiva ou negativa). C’est la vie.

    • Ricardo Santos Pinto says:

      Não gostei. Vou-te censurar. 🙂

    • Amadeu says:

      Muito objectivamente, considero isso um ataque pessoal. E mal educado, porque falso. Se pudesse censurava-te. 🙂

      • jorge fliscorno says:

        Falso? Se alguma vez for preciso concretizo. Como isto é aqui entre os dois, o Amadeu sabe do que falo.

  16. José Araújo says:

    Se fosse só esse blog. Já perdi a conta dos comentários que publiquei no insurgente e no blasfémias que estranhamente não aparecem ou deixam de aparecer.

  17. Política de comentários
    No Aventar, os comentários não são moderados, ficando ao critério de cada autor gerir os que recebe.
    Por princípio serão apagados e/ou editados os comentários que:
    sejam abusivos, não se relacionem com o artigo e utilizem linguagem ofensiva;
    contenham ataques ad-hominem, incluindo os que celebrem a morte ou doença de qualquer pessoa;
    contenham linguagem discriminatória, seja ela racista, sexista, homofóbica, ou de outro tipo;
    exclusivamente publicitem outros blogs ou sites;
    a intenção explícita seja provocar os outros comentadores ou os autores do Aventar;
    infrinjam a lei;
    todo o tipo de spam (este processo é automático).
    Se por qualquer motivo pensa que o seu comentário foi apagado de forma injusta, por favor contacte-nos.
    http://aventar.eu/sobre/

    Sendo que por acaso falta aí um bocado de texto.

    • Lurdes Fonseca says:

      É lamentável que esta opinião só se aplique aos comentários dos outros e não aos organizadores do Concurso Blogs do Ano 2012, promovido pelo Aventar.

      • jorge fliscorno says:

        Eu faço parte dos organizadores, pelo que o seu comentário também me é dirigido. Alguma vez sentiu que não tinha suficiente espaço de opinião? Pelo contrário, mesmo depois de ter entrado pelas considerações pessoais quanto aos organizadores, ainda lhe demos tempo de antena qb. O pio foi-lhe cortado? Azar. Há que saber quando parar.

  18. É triste que aconteça isto, nos dias de hoje…
    Enfim.

  19. O sexo dos anjos. Parece a Assembleia da República.

    • Tal e qual…

      “Política de comentários” em vez de “Moderação de comentários”

      Mas, tal como na A.R., também não é por acaso, nem tão pouco inocente! 😎

  20. Nestas coisas têm sempre de aparecer idiotas e ignorantes, pregando a liberdade absoluta na casa dos outros. É que a “política de comentários” do Aventar foi criada depois de constatarmos que a responsabilidade jurídica pelo que um comentador aqui publica é nossa. Sim, se alguém insultar um terceiro que queira ir para tribunal quem é processado somos nós, eventualmente safando-se se conseguir identificar quem insultou, o que nem sempre é fiável.
    Gosto muito dos pregadores da tal liberdade, sobretudo quando se escondem atrás do anonimato.
    Agora cada um que escolha se quer ficar na secção dos ignorantes ou na dos idiotas.

    • Penso que foi tudo dito, João! E às responsabilidades digo nada, há que preservar.
      Eu, pela minha parte, continuarei a responder aos ignorantes e a deixar cair os idiotas. Apenas porque os primeiros não tem culpa.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading