O país em que é proibido ser-se adulto

“Portugal não é Pátria mas país”
Ruy Belo, que nasceu há 80 anos

Joana Manuel, que é muita gente ao mesmo tempo, explica como é que Portugal, que era um país em que as pessoas eram impedidas de ser jovens, se transformou num sítio em que são impedidas de ser adultas. País ou sítio. Pátria é outra coisa.

Canal apeloPortugal

Comments

  1. João Paz says:

    Uma análise dorida mas correcta, até ao pormenor.

  2. Fernando says:

    Portugal é um país onde qualquer dia é até proibido de se ser pessoa, seja ela de que idade for! A não ser que se faça parte da cleptocracia, bem, mas esses nem são pessoas, são demónios!

  3. maria celeste ramos says:

    Água ainda posso beber da chuva mas se se lembram de cobrar taxa de portagem no passeio de peão ?? E então o meu que tem 04.50 m de largura que até dá para estacionar topos de gama merceces e outros e carrinhas Range Rover ?? Gostava de saber quem mora aqui com tais pópós e não é há muito tempo embora pelo menos 5 vezes mais do que estes tenham sido em jan/fe 2012 rebocados – não pagariam a prestação ?? não me interessa mas não cabiam aqui todos os “carros funerários” de vidros fumadíssimos

  4. maria celeste ramos says:

    E estou muito preocupada com os novos moradores que quase não me deixam espaço para entrar na porta de casa – sic 03.05 H – PCP commora 92 anos

  5. Vem-me à lembrança, sempre, em situações semelhantes, este pedaço de Pepetela: “Estupidamente lhe perguntei, que pensas fazer pelo país quando fores grande? Ela não respondeu, só encolheu um ombro. E ou foi imaginação minha, provocada por qualquer má consciência, ou foi mesmo uma intuição, o certo é que nos olhos dela li outra pergunta: o que fez o País de mim?” (Crónicas com fundo de guerra)

  6. Se ate ja apelidam de “peste grisalha” os idosos! Criem campos de concentraçao com os respectivos fornos e camaras de gaz para ficar o figurino completo e metam la os idosos!!! (sarcasmo!). O ke esta gentalha ker??? Ke os seniores cometam suicidio colectivo a fim de ke os $$$ das suas reformas va encher os bolsos desta vampiragem???

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading