Dizem que é um governo liberal

grandeexpresso-7b2f

 

 

 

 

 

 

 

Primeiro levaram os anarquistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim

 

Comments

  1. Qual é o mal de saber os hábitos lesivos para a saúde de um cidadão? É da maneira que se pode responsabilizá-lo se realmente desenvolver doenças em si ou nos outros em consequência dos seus maus hábitos de saúde.

    • nightwishpt says:

      Já pagamos bem mais em imposto para compensar o aumento em custos de saúde.

      • Se as pessoas tivessem comportamentos mais saudáveis, esses custos não diminuiriam? E com uma diminuição de custos não viria a diminuição dos impostos que – creio – todos nós desejamos? Além disso, com comportamentos mais saudáveis, não diminuiria também a afluência ao SNS, aumentando por conseguinte a qualidade do serviço prestado aos que realmente dele necessitam? As pessoas muitas vezes tem que ser motivadas negativamente para fazer o que está correcto.

        • Fernanda says:

          Se as pessoas tivessem comportamentos mais saudáveis, seria melhor, sem dúvida.

          Melhor alimentação, menos stress,menos desemprego, menos desconfiança, menos medo, saudades dos filhos que emigram, ingredientes que geram vários tipos de doenças físicas e mentais.

          Quem está a fomentar tudo isto devia ter o maior cadastro do mundo. Ser julgado e responder perante o país e os seus cidadãos.

          O cigarro é só fumaçqa.

          • Em todo o caso, o assunto deste post é apenas o cigarro.

          • Fernanda says:

            É sobre o cigarro e é bacoca esta defesa do cadastro.

            De qualquer modo, de assunto em assunto, de apenas um assunto em “apenas” um caso, qq dia, estaremos a falar de outros assuntos, tais como a procriação obrigatória ou, em última análise, sobre o direito à greve e à livre expressão de pensamento, à orientação sexual, e assim sucessivamente. De apenas um caso e assunto a cadastar, até ao cadastro final.

            Não gosto deste jogo. Nada, mesmo.

          • Eu sei que a elevação de um assunto ao exagero é um dos truques mais antigos da retórica, mas escusa de o usar comigo. Estamos só a discutir aqui se o SNS deve ou não saber se os seus utentes fumam. Seja de que modo for, não é a postar aqui comentários que essas medidas avançam ou não.

        • sinaizdefumo says:

          Hugo, que me diz à criação duma polícia de saúde?

    • sinaizdefumo says:

      O Hugo está a mangar num está? Ou bloqueou-se-lhe o cérebro?

  2. E a seguir?
    Será que ainda irão fazer a repristinação do Decreto-Lei n.º 28219, precisamente de Novembro de 1937, sobre o uso de isqueiro?

    http://coisasdeoutrostempos.blogspot.pt/2005/02/licena-de-isqueiro.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Isqueiro

  3. Fernando says:

    Liberais?

    Eu chamo-os de neo/ não-liberais, porque de liberais nada têm, nem nunca tiveram, são apenas criminosos legalizados.

  4. sinaizdefumo says:

    Olhe sô Almeida, pra estes neo merdosos vai a minha baforada (cross road 100% free of artifical ingredients naturally preserved 4,70€ 30g) de desprezo.
    “A Indiferença” de Brecht é prà’qui bem chamada pra pessoas comò Hugo, ele é qu’inda num precebeu, talvez porque não conhece o final do poema
    (Agora levaram-me a mim)
    E quando percebi,
    Já era tarde.

    • Sim, hoje incluir nos registos do SNS se a pessoa fuma ou não; amanhã mandar todas as pessoas com tensões acima de 16/9 para o Tarrafal.

      • sinaizdefumo says:

        Isso, isso Hugo, já precebeu, inda num é tarde! 🙂

      • Fernanda says:

        Para o Tarrafal, já não podem mandar porque é Cabo Verde e é um país independente. Mas podem ter mais descontos no IRS por terem a tensão arterial tão elevada.

        Os Tarrafais viraram IRS e cortes. Uma punição de novo tipo.

  5. AACM says:

    Noticia Expresso para encher alheiras, igual a uma dos 2 caes e 4 gatos…….ok ok….mas deu para certos blogs poder delirar, esta certo.

  6. Acho que sim – devia haver polícia da saúde e dos comportamentos lesivos que cada um inflinge a si mesmo – e também já agora polícia de costumes – e mesmo das meninas que entram em escolas com minissaia a ver-se o rabo para não tentarem os meninos – acho que todos tâm razão de LIMPAR os vícios “todos” dos cidad(ões) – mas a que tipologias de moralidade se chegou – e que, se são professores quem fala assim, são mais do que bons profs – são exemplos IMACULADOS – podiam ir para padres e ensinar o senhor patriarca de Lisboa a não dizer baboseiras dos cidadãos que devem dinheiro da casa que não conseguiram pagar com regras de jogo que implantaram de pernas para o ar – e talvez dar umas lições de moral ao BPP + BPN + eis ministra da Justiça Cardona + o senhor que não fale de boca direita e sacou o banco BIL com o meu IRS – ou vão para a polícia de costumes sobretudo isso e já agora ensinar a alguém que se suicida que não se suicide e também que diga à PALL MALL que comprou a Tabaqueira e introduziu no tabaque componentes volácteis altamente danosas para a saúde aumentando a dependência do fumar – e que se queixem aos governantes dos crimes da Tabaqueira quando ao que fez (como a senhora americana ganhou processo em tribunal) & outras coisas já que o prof é-o de tanta especialidade que cobriria todos os prevericadores e teríamos um EDEN em vez de um país em decadência – não são os aventares que dizem que o professor não ensina APENAS mas que também FORMA – mas afinal há tanta gente tão mal formada não há ?’ ou sou eu que sou má língua ??Tenho o dever de fazer um PS pois que 99º gosto (por isso leio) dos temas e da forma de os expor dos artigos de autor do aventar agora com pena minha sob pseudónimo e mesmo total anonimato – mas até se aguenta, por enquanto, mas não preciso que me digam que não sou obrigada a ler – leio porque quero – mas já gostei mais – não se preocupem – eu também “mudei” muita coisa

  7. E já agora podiam escrever o autor do POEMA colocado por António de Almeida que não recordo (o autor) – não fazia mal pelo contrário já que não é de quem aqui escreveu

  8. DIz o comentador que é um governo Liberal ?? acho que não – Mas acho que é um governo LIBERTINO

  9. Maria Celeste Ramos – O poema pertence a Bertolt Brecht.

Trackbacks

  1. […] no governo e na presidência da República estão com a “pica” toda. Refiro o Aventar em “Dizem que é um governo liberal”: “Primeiro levaram os anarquistas, mas eu não me importei porque não era nada comigo. Em […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading