Eles comem tudo e não deixam nada

Le monde

Para além do domínio absoluto que vai cimentando sobre esta cada vez mais frágil União Europeia em eminente risco de desintegração, com direito a uns quantos gatinhos que se vão roçando freneticamente nas suas pernas, ronronando para si o conseguimento de soluções para o problema grego, os senhores do Reich querem sempre mais. Como se a destruição que os seus antecessores causaram no continente, os calotes que deixaram por pagar e o lucro que o seu país está a ter com esta crise não fosse já suficiente, existe quem, no seio do governo de Angela Merkel, esteja a procurar facturar de formas tão hábeis quanto descaradas. O Jorge já falou sobre o assunto mas não resisti e pegar-lhe de novo porque isto é daquelas coisas que deve ser esmiuçada até à exaustão.

Então não é que o fanático moralista do Schäuble e o seu comparsa governamental tentaram literalmente pôr a mão em 50 mil milhões de euros em activos da Grécia com o alto patrocínio de umas quantas marionetas do Eurogrupo? É verdade. Schäuble e Sigmar Gabriel são respectivamente chairman e vice-chairman do banco alemão KfW, que por sua vez controla o Instituto do Luxemburgo para o Crescimento, onde o Eurogrupo exigiu que fossem colocados 50 mil milhões de euros em activos detidos pelos contribuintes gregos para iniciar conversações para o terceiro resgate.

Felizmente, a coisa parece ter sido revertida. Seria o cúmulo da pirataria, depois de tudo o que se tem passado ao longo destes meses, se estes Barbas Negras tivessem efectivamente açambarcado mais dinheiro dos contribuintes europeus para o gerirem a partir da Tortuga das maroscas fiscais. Já chegou o que nos roubaram.

Foto@Le Monde

Comments

  1. joão lopes says:

    e pensar que há quem fique indignado pelo facto de o shauble poder ser comparado ao dr.estranhoamor(não é por acausa da cadeira de rodas)pelo facto de este filme criticar duramente(pelo lado da comedia negra) e total irresponsabildade e loucura dos dirigentes politicos da altura.Julgo que esse filme pode ser aplicado ao presente momento da europa sem perder uma gota de actualidade.p.s-o que aconteceu na grecia(com a humilhção dos actuais responsaveis politicos gregos) serve para o resto da europa:quem pensa diferente do directorio alemão pode ir parar literalmente á fogueira.

    • Filipe says:

      “a humilhação dos actuais responsaveis politicos gregos”? Não, pode ter sido esse o objectivo, mas quem foi, de facto, humilhado foi um povo que uma semana antes tinha dito não a uma proposta muito menos má.

      • joão lopes says:

        realmente o que mudou numa semana? nada,a não ser o golpe de estado feito por shauble na grecia.sim,a alemanha acabou com a UE.que isto não seja esquecido:quem manda é a alemanha.e foi a alemnha que passou a certidão de obito da UE.isto não será esquecido por muitos cidadãos da europa.

  2. Isso seria, de facto, o cúmulo…

  3. Aardvark says:

    A colocaçõ do fundo no KfW terá sido ideia do Passos Coelho?

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading