Ferreira Leite ou Rui Rio: um dos dois poderá vir a ser o próximo primeiro-ministro

Estou a escrever este texto no momento em que o Presidente da República está a dar posse ao governo de Passos Coelho. Um governo que, dada a actual conjuntura política, terá um prazo de validade muito curto. Aliás ainda ontem Fernando Negrão afirmou que este governo não aceitará ficar em gestão. Estas declarações surgem no seguimento do que eu pensava sobre Pedro Passos Coelho. Eu sempre considerei que Passos Coelho não aceitaria liderar um governo de gestão.

Por outro lado é mais que conhecida a opinião de Cavaco Silva sobre um governo liderado por António Costa com o apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e do PCP. Aliás, ainda, esta semana, o Presidente da rui_rioRepública reafirmou que não se arrependeu de nada do que disse no dia 22 de Outubro.

Neste seguimento acredito cada vez mais que teremos um novo governo de iniciativa presidencial, 35 anos depois do último de iniciativa do Presidente, Ramalho Eanes, liderado por Maria de Lourdes Pintassilgo.

Por isso, e em coerência com as opiniões que são públicas de Cavaco Silva, os nomes de Manuela Ferreira Leite e Rui Rio surgem como os mais prováveis para liderarem um governo de iniciativa do actual Presidente da República.manuela_ferreira_leite

Estes dois nomes, para além de agradarem a Cavaco Silva, não terão com certeza a oposição do PSD e António Costa não terá grande margem de manobra para contornar a nomeação de qualquer um destes nomes. É conhecida a boa relação pessoal entre Rui Rio e António Costa, bem como foi público durante a última campanha eleitoral a aproximação do líder do PS às ideias defendidas por Manuela Ferreira Leite.

Esta solução de um governo de iniciativa presidencial poderá ser fatal para Pedro Passos Coelho, sendo que entendo que a solução de Rui Rio poderá ser mesmo a morte do “ Passismo “.

Comments

  1. Nightwish says:

    Tens que perguntar ao teu amigo Marco António se ele deixa, não me parece que deixe.

  2. doorstep says:

    Interessante hipótese, Paulo Vieira da Silva!” Só que o inenarrável cavaco não é Maquiavel, limita-se a treinar para para cascável…

  3. R.J.O.m says:
  4. Helder P. says:

    Que delírio que para aqui vai. Acha mesmo que o PS iria dar apoio a esse “vultos” do PSD para um Governo? Sobretudo a Manuela Ferreira Leite, que ainda há dias acusou os socialistas de golpe de Estado?
    Cavaco não pode impedir que uma maioria parlamentar que queira governar, tome posse. Caso o faça, teremos uma democracia “apartheid” em que há partidos com menos direitos que outros e será o caos e a instabilidade. Passaremos para um clima de guerrilha total. O tal cenário que em nome do “superior interesse nacional” convinha evitar.

    • Helder P. says:

      Já agora, gostava de saber daquela direita que diz que António Costa não tem legitimidade para ser PM porque não ganhou as eleições, o que pensam do cenário de ter um PM que nem sequer foi a eleições?

  5. Henrique Santos says:

    E o que é que tem a ver a amizade, ou estima pessoal, entre A.Costa e Rui Rio ? Não tentem branquear o que é um governo de direita, ou pessoas de direita. A.Costa não vai “perdoar”. A hora é da esquerda, por muito que isso doa a muita gente. Acabou. Ponto.

  6. Antonio Santos says:

    Sem duvida que daqui a uns meses, assim será.

  7. A”bomba atómica” já se foi.

  8. ZE LOPES says:

    Sei de fonte segura que é verdade. E não é um ou outro, são os dois! A Manuela como Primeira e o Rui como vice! Será o Rio de Leite!

Trackbacks

  1. […] aventar.eu/ferreira-leite-ou-rui-rio-um-dos-dois-podera-vir-a-ser-o-proximo-primeiro-ministro […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading