“Manifestantes em fúria contra Secretária de Estado da Educação” – para reflectir!

centro-escolar-gandarela

Miguel Teixeira

Tenho todo o respeito e compreensão (não na forma , mas no conteúdo) como professor da área de influência da Escola Básica de Gandarela, a que pertence a Escola E B 1 do Rego, pela luta dos pais contra o encerramento do estabelecimento de ensino da freguesia. Afinal, qual é o encarregado de educação, que podendo ter o educando na freguesia, gostaria de o ver deslocar-se para o novo e moderno Centro Escolar da Gandarela a cerca de 4 Kms do Rego? No entanto, já não tenho a mesma compreensão e entendimento relativamente à posição da Câmara Municipal de Celorico de Basto. A questão é simples e explica-se em poucas palavras: a autarquia de Celorico com o apoio do Estado abriu há cerca de 4 anos um moderno e bem equipado Centro Escolar na Vila de Gandarela de Basto, um investimento de centenas de milhar de euros, que veio melhorar as condições de todos os que lá trabalham e é um verdadeiro orgulho para a Comunidade Educativa da área de Gandarela. Um verdadeiro “Hotel 5 estrelas”, que eu já tive oportunidade de visitar, com espaços amplos e salas arejadas , recursos educativos de primeira geração, com aquecimento de topo, tendo em conta os invernos frios, húmidos e por vezes rigorosos da Gandarela.

Só que o Centro Escolar aberto há poucos anos, padece de um grave problema, que é a falta de alunos. Há infelizmente várias salas vazias, o que, poderá dentro de alguns anos, devido à baixa-natalidade, conduzir ao seu encerramento (esperemos que não). Como a Escola do Rego é da área de influência deste Centro Escolar, a Secretária de Estado afirma que a Câmara se comprometeu, como contrapartida ao financiamento estatal ao novo Centro Escolar de Gandarela, a transferir os alunos do Rego, cerca de 44 alunos, contando pré escolar e primeiro ciclo, para o novo estabelecimento de ensino. A Câmara, de acordo com esta notícia, terá optado por apoiar a manifestação e colocar-se ao lado dos encarregados de educação que querem a continuidade do Jardim e escola no Rego. Agora, cada um que conclua e avalie da melhor forma quais as razões que poderão estar por detrás deste “imbróglio”. Eu já cheguei a uma conclusão, mas como é óbvio não a vou revelar, nem é minha intenção , nem julgo ser a minha função alimentar polémicas. Seja como for, quando chegarem ao 7o ano de escolaridade e se nessa altura ainda andar pela Escola Básica de Gandarela e , mais importante, se a minha escola ainda estiver aberta, conto receber estes alunos do Rego, de “braços abertos” , já que presentemente sou professor de vários dos “irmãos e primos deles” .

Comments

  1. Será que as razões não são do foro espacial ; 4 Kms!. Talvez se confinem no facto de ter mudado o Governo da Nação, mas não o governo da Câmara. Parece ser mais um problema do foro da Pulhitica.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading