Breve biografia de Luís Figo, o «Pesetero»


Na semana em que anunciou o fim da sua carreira, começam a aparecer os balanços de duas décadas de Luís Figo. Revejo-me muito no que foi escrito aqui, no «post» e sobretudo na caixa de comentários.
Aqui ficam, na óptica do Aventar, alguns dos momentos mais significativos da sua carreira desportiva:
– Em 1989, estava no Sporting, era presidente Sousa Cintra, e assinou ao mesmo tempo pelo Benfica. Voltou atrás quando o Sporting dobrou a proposta do Benfica.
– Em 1995, estava ainda no Sporting quando assinou por dois clubes italianos ao mesmo tempo, Parma e JUventus. Ficou impedido pela Federação Italiana de Futebol de se inscrever em qualquer clube italiano durante dois anos.
– Ainda nesse ano, recusou a renovação pelo Sporting, razão pela qual, em fim de contrato, acabou por sair para o Barcelona por um valor irrisório.
– Em 1997, no rescaldo do «Caso Paula», pelo que se disse na altura, terá arremessado, no Hotel onde a Selecção estagiava, um saco de urina ao jornalista da SIC, Nuno Luz, que estivera envolvido na cobertura daquele execrável «Os Donos da Bola».
– Em 2000, idolatrado e reverenciado pelos adeptos do Barcelona e por toda uma região, a da Catalunha, assinou contrato com o Real de Madrid sem qualquer explicação, dando origem ao epíteto pelo qual é mais conhecido, o de «pesetero».
– Em 2001, quando foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, fez o discurso da vitória em espanhol.
– Em 2006, já no Inter de Milão, festejou de forma efusiva e despropositada, no banco de suplentes, o golo do Inter de Milão contra o Sporting.
– Em 2007, anunciou que iria jogar na Arábia Saudita e chegou a ser apresentado em conferência de imprensa pelo clube saudita.
– Em 2008, disse que gostava de ter voltado ao Sporting, mas que nunca fora convidado.
– Em 2009, terminou a carreira colocando uma cabeleira de palhaço na cabeça.
– Depois de anunciar o fim da carreira, pondera continuar a jogar no próximo ano.

Comments

  1. Adalberto Mar says:

    SIM..sim..a senhora volta ali à direita, É ALI, , ALI, depois À ESQUERDA, DESCE AS ESCADAS E VAI SEMPRE EM FRENTE….SIM SIM ..A CASA DE BANHO-WC É MESMO EM FRENTE!!!Vomitar? acho que sim, que pode vomitar!


  2. O Figo é um “pesetero” do pior!!!

  3. dalby says:

    e não é o único, e isto não é inveja, que é a última «raça» d equem eu poderia sentir «inveja», a dos jogadores e afins..Ele pode vestir-se de ouro, casar-se com modelos louras suecas, francesas ou chinesas, pode ligar-se a causas e a tudo o mais, aparecer nas revistas rosas, mas o look azeiteiro rebuilt, o ar de merceeiro vestido de caviar NÃO O LARGAM NUNCA..PORQUE A EVOLUÇÃO DELE É A NÍVEL SUPERFICIAL E DE MA$$AS..Nunca admirei isto, eu até digo ISTO, e não ESTE. Claro que ele se está a marimbar, mas eu também, para ele, aliás..para ISSO!ELE SIGNIFICA A VITÓRIA DO TRIUNFO DA BIMBALHADA A TODA A LINHA! O MELHOR QUE ELE TEM A FAZER É FICAR NAS ARÁBIAS, MAS DESSA SORTE NÃO TEMOS, SABEM PORQUÊ? PORQUE NINGUÉM GOSTA EM NENHUM LUGAR «DISSO»!


  4. Trata-se de um homem. Ambicioso, pois. Que gosta de dinheiro e tem uma família para sustentar.


  5. […] volta pelo meu baú de recordações vou buscar o Figo para procurar responder ao post pesetero . Como adepto ignoro completamente o que cada jogador faz com os seus contratos, interessa-me pouco […]


  6. Pesetero? Tenham juizo!O futebol é um negócio. Não há volta a dar. Os jogadores estão lá porque jogam bem e porque querem ganhar dinheiro. Desta forma vão para o clube que aparece com a oferta que mais lhes agrada.O único sitio onde um jogador não pode pensar só em dinheiro é a selecção. E aí, minha gente, o Figo nunca desiludiu!Agora virem-me dizer que o Figo traiu o Barça… Traições é o que há mais no futebol. No futebol e em qualquer outro negócio. Já devíamos estar habituados…

  7. Joaquim Manuel Lopes Pereira says:

    Escrever sobre o SENHOR LUIS FIGO. Nunca o fiz sobre ninguém. Mas hoje vi-me na necessidade de o fazer. Claro que admiro o SENHOR LUIS FIGO como jogador de futebol, mas, essencialmente admiro-o como HOMEM. E não é de agora. Não é por causa da sua Fundação nem pelo seu apoio inequívoco aos que sofrem. Por tudo. Permita-me que lhe dê um grande abraço e sobretudo deseje a si e a todos os seus o melhor possível. V. Ex.ª merece.

  8. Jorge says:

    Figo é um iluminado. Conseguiu reunir beleza, simpatia e profissionalismo. Que Deus te guarde sempre. JJ,

  9. maria monteiro says:

    e amanhã propositadamente em Lisboa para acabar com o sofrimento de quem ainda anda com a cruz às avessas