Maria João Pires já não é portuguesa («agradeçam» à Ministra da Educação)


Após vários avisos de Maria João Pires ao Governo e à Ministra da Educação, o projecto de Belgais acabou e Maria João Pires renunciou à Nacionalidade portuguesa. A falta de dinheiro era uma realidade há muito e não foi resolvido por quem de direito. O próprio Presidente da Câmara de Castelo Branco, eleito pelo PS, encarou o assunto como se nada fosse. Quanto ao Governo, sobretudo a Ministra da Educação, o que interessa é afrontar os professores e acabar com tudo o que era gestão democrática das escolas – nomear os seus «boys» e «girls» para as novas Direcções da Gestão escolar. Projectos independentes e únicos, como era o caso de Belgais, esses não lhes interessa – ali não há tachos para distribuir.
E assim acaba o sonho de um conjunto de rapazes e raparigas que, um dia, pensaram poder vir a seguir as pisadas de Maria João Pires. Uma pianista única, uma das maiores ex-portuguesas vivas. Ex-portuguesa porque, a partir de hoje, deixou de ser. E deixou de o ser porque Portugal, está visto, não a merecia. «Agradeçamos» todos à Ministra da Educação, essa grande portuguesa que tanto tem feito (procuremos, que havemos de encontrar) pelo nosso país.

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Então aquela Fundação PS que ninguem sabe o que é e que recebe milhões do governo e das empresas de telecomunicações não tem uns euros para ajudar? Como não é controlada por ninguem, os milhões vão para onde estão os amigos, o povo estúpido nunca saberia que o Sócrates se interessa por essa “coisa” que é a Educação e a Cultura!

  2. maria monteiro says:

    Acho por demais aberrante que alguém renuncie à nacionalidade portuguesa por tais motivos…. mas isso sou eu que não sou pianista nem tenho intenção de pedir dinheiro para concretizar os meus sonhos…. Vim agora da escola de guitarra Duarte Costa onde anda o meu filho…. embora fundada em 1953 continua a alimentar o sonho de muitos jovens na arte da música…. segundo consta não vivem de subsídios e vão sobrevivendo porque gostam de ensinar música ….

  3. O lenço a dizer adeus, por mim, que não sei dizer…

  4. João Goulão says:

    Onde param os MILHARES de € que Belgais recebeu?Se Belgais não conseguir atravéz da sra. sua filha, provar que recebeu milhares de € e que não sabe onde estão, a sra. Maria João, poderá ser extraditada por todos nós?É que lembrei agora, que todas as verbas que essa quintinha recebeu, seriam mais bem entregues a uma associação bem mais conhecida, no que a assistência a espectaculos diz respeito.Quantos espectadores/pagantes teve belgais desde 2001?Quantos teve a ACBI/ZETOVEN/COROMISTOda Covilhã?Qual o diferencial de subsidios?

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading