Os gestores eternos

Por amor à pátria, há gestores públicos que ameaçam ficar até à cova, nas empresas públicas. Há aí gente que está há trinta anos, na administração das empresas públicas, pulam de umas para as outras, sem se conhecer obra, a ganharem balúrdios, mas nem a idade os tira de lá.

 

Conheci-os, a maioria pessoalmente, com menos trinta anos e, alguns deles já eram velhos, mas continuam aí, por amor à coisa pública. Não saem, nem empurrados e quando saem é com pensões fabulosas e com um lugarzinho em "zero time" numa outra qualquer empresa nossa, muito nossa.

 

Quando as privatizações diminuiram os lugares nas administrações das empresas publicas, por o universo ser menor, logo arranjaram um esquema para manterem os lugares. Importaram o esquema "anglo-saxónico" do "Chairman" e do "CEO", lugares em duplicado, que não poucas vezes serve para fomentar guerras internas.

 

Não saem, não permitem a renovação, impedem que a geração seguinte cresça com mais energia e outras experiências, mas o amor à coisa pública não os deixa irem para casa.

 

O Engº Van Zeller já se queixou, e bem, de que está farto deles, não fazem nem deixam fazer, caquéticos, deviam ir para casa tomar conta dos netos.

 

Tudo, porque ganham milhares de euros por mês, a somar às mordomias dos grandes bólides, sem risco, sem meterem lá o dinheirinho próprio, enfim o paraíso na terra.

 

E são os mesmos que andam há anos a ameaçar que se vão embora. Eu pago para, por cada dez deles, apareça um empresário sem aversão ao risco, que crie postos de trabalho, inove, exporte e enriqueça.

 

Há aí uns lares com vistas para o mar…

Comments

  1. CARROÇA DE BOIS says:

    É que mesmo estando tantos anos, a vaca continua a dar para todos, a dita divide-se em vária partes. A parte superior, junto à zona genital da vaca sitio esse que é mais quentinho que todo o resto do apendice em causa. Mais quentinho, tem uma vista melhor, é alvo de lambidelas frequentes da própria vaca e como fica já perto dos quadris do quadrupede, é quase como estar no lombo. Ou seja, até nem se está mal! A não ser quando vem o Boi. É verdade, mas o Boi vem cada vez menos porque anda entretido com o SALVA A VARA. 

  2. Pode crer, é uma vaca leiteira.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading