A máquina do tempo: a XIX Cimeira Ibero-Americana de Lisboa, as Honduras e o bicentenário da independência

 

No próximo ano celebra-se o bicentenário de uma parte das nações latino-americanas. Essa luta de libertação foi particularmente empolgante pela grande solidariedade que existia entre os diversos povos e forças envolvidas na luta pelas independências nacionais. Por exemplo, os generais argentinos O’Higgins e San Martín atravessando a cordilheira dos Andes para libertar o Chile ou Simón Bolívar, nascido em Caracas, actual capital da Venezuela, avançando desde o norte do subcontintente, indo pela Venezuela e Colômbia, passando ao Equador para atingir o coração da América Latina e ali implantar uma nova nação – a Bolívia. Solidariedade que actualmente não se verifica, como se vê na posição que cada país da região toma face à grave crise hondurenha.

 

Neste momento, dois séculos depois dessa épica fraternidade, existe uma profunda divisão entre os países latino-americanos. Ilustrando bem essa divisão, no rescaldo da XIX Cimeira Ibero-Americana realizada no Estoril, e que terminou na passada terça-feira, salienta-se o facto de a crise nas Honduras, ter dividido os delegados das 22 nações representadas. A presidência portuguesa obteve uma declaração que condenando o golpe nas Honduras conseguiu reunir consenso. Porque os estados americanos de língua espanhola e portuguesa não se entendem quanto a este recente episódio da queda do presidente Manuel Zelaya, em 28 de Junho, e da não-legitimação das eleições .

 

A «Declaração de Lisboa» e os termos em que foi redigida, condenando «as graves violações dos direitos e liberdades fundamentais do povo hondurenho», mas não assumindo qualquer posição quanto à farsa das eleições de 29 de Novembro, demonstra bem a gravidade da divergência entre povos outrora irmãos. A clivagem faz-se entre os países que, alinhando a sua posição pela dos Estados Unidos – Panamá, Costa Rica, Colômbia e Peru – legitimam a vitória de Porfírio Lobo, e aqueles que consideram essas eleições aquilo que evidentemente foram – «uma paródia», como a classificou Cristina Kirchner, a presidente da Argentina; além deste país, recusam liminarmente a legitimação, o Brasil, a Venezuela, o Equador a Bolívia e Cuba.

 

Há depois os que assumem uma posição intermédia, apadrinhada por Espanha. José Rodríguez Zapatero reconheceu que se realizaram as eleições, conforme estava constitucionalmente previsto, mas em «circunstâncias anómalas». O Brasil, o gigante do hemisfério, apresentou a postura mais firme, recusando o resultado de umas eleições fraudulentas. Para que a beligerância dos discursos atingisse grandes proporções, faltou a voz de Hugo Chávez que não veio ao Estoril. Raúl Castro também não apareceu, fazendo-se representar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez.

 

Todos os representantes presentes na cimeira do Estoril se comprometeram a colaborar no sentido de possibilitar um «diálogo nacional nas Honduras e a devolução do regime democrático ao povo hondurenho». Entretanto, em 27 de Janeiro, Porfírio «Pepe» Lobo toma posse e termina a hipótese do tal diálogo. Manuel Zelaya continua a ser o presidente constitucional, teoricamente em funções, embora na realidade esteja desde 22 de Setembro refugiado na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Por aqui se vê como foi pífia a decisão da cimeira.

*

Em resumo: não se chegou a acordo quanto às Honduras, nem quanto ao clima, um dos assuntos em que se deveriam ter centrado as conversações ibero-americanas, quando faltam poucos dias para abrir em Copenhaga a conferência da ONU sobre as alterações climáticas. Condenando a falta de resoluções concretas, activistas da Greenpeace escalaram durante a manhã de segunda-feira, dia 30 de Novembro, a Torre de Belém, para chamar a atenção dos líderes ibero-americanos. O protesto foi reprimido horas depois pela polícia, que deteve nove militantes da organização ecologista.

 

Entretanto, notícias da madrugada de hoje dão-nos conta da decisão do Congresso hondurenho ter votado contra o regresso de Zelaya à presidência para terminar o seu mandato. Dos 128 deputados, 78 votaram contra a restituição do mandato presidencial a Manuel Zelaya e 11 a favor, abstendo-se os restantes. Cada deputado pôde justificar o seu voto. Muitos dos que votaram contra, alegaram pretender «fortalecer a democracia», aludiram à «paz e tranquilidade do país», congratularam-se pela «limpeza» e pela «transparência das eleições». Alegou-se também a grande influência que Hugo Chávez exercia sobre o mandatário deposto. A palavra «pátria» entrou em quase todas as declarações de voto.

 

Por aqui se vê o que valem as palavras – gente que está a minar, a destruir a liberdade e a democracia na sua pátria, a apoiar o resultado de umas eleições que foram tudo menos transparentes e que uma grande parte da comunidade internacional se recusa reconhecer como legítimas, usa o nome dos valores que traiu para justificar a traição.

*

Voltando à próxima passagem, em 2010, do Bicentenário das primeiras independências de países latino-americanos, Ricardo Lagos, presidente da República do Chile entre 2000 e 2006, e que preside actualmente, com o escritor mexicano Carlos Fuentes ao Foro Ibero-América salienta num artigo publicado, sábado, 28, no El País, esta característica da luta de libertação dos povos da América Latina, colonizados até então pelo estado espanhol e por Portugal – a grande solidariedade entre os países irmãos que nasciam da extinção do império colonial espanhol. Chama-se esse texto «Uma nova independência» e termina assim:

 

«Celebramos estes 200 anos entendendo que agora, mais do que a afirmação da identidade nacional, devemos enfrentar em conjunto um processo de integração e, através desse processo, entender que nos reencontrámos com Espanha e Portugal para nos ajudarmos mutuamente na construção de um mundo melhor. Nesse contexto, as cimeiras ibero-americanas são determinantes no esforço por construir o início de uma comunidade de nações que, dos dois lados do Atlântico, compartilham ideias, história, língua e valores comuns. A partir da
,
essa comunidade entende que no século XXI temos um futuro para construir em conjunto. O bicentenário constitui uma oportunidade para renovar os laços de uma história que tem mais de 500 anos.»

 

Alusiva a essas figuras épicas e com base no XX poema do livro IV de «Canto General», de Pablo Neruda – (Los Libertadores), deixo-vos com a «Cantata a los libertadores», composta pelo argentino Raúl Mercado. É uma maravilha, o poema de Pablo e a música de Mercado, que dedico aos patriotas hondurenhos.

 

O’Higgins, para celebrarte

a media luz hay que alumbrar la sala…

 

 

 

Comments

  1. Magnífico texto Carlos Loures. Obrigado pela parte que me cabe. Um abraço

  2. É bem verdade, as coisas aos tropeções vão melhorando. O Brazil despertou o gigante que pode ser a América do Sul. Vem aí o Mercosul.

  3. Ainda não percebi, por culposo desinteresse, a situação nas Honduras. pelo que parece, o tal Zelaya preparava-se para uma emenda constitucional que lhe proporcionaria manter-se indefinidamente no poder. Era assim?

  4. Sim, na realidade, em 23 de Março deste ano, Zelaya decretou que se realizasse um plebiscito onde se iria saber se a maioria do eleitorado hondurenho concordava em que se convocasse uma Assembleia Constituinte destinada a aprovar uma nova Constituição Política. Não conheço também o teor do projecto de nova Constituição e se ele previa o prolongamento do mandato presidencial para lá dos limites definidos no actual quadro constitucional. Admito que sim, O Congresso e o poder judicial recusaram essa consulta popular e, à revelia da opinião destes órgãos de poder, Zelaya decidiu realizá-la. Em 28 de Junho deste ano, Manuel Zelaya foi preso e substituído na presidência por Roberto Micheletti. Nenhum país reconheceu o governo liderado por Micheletti. Forçado a exilar-se, em 21 de Setembro Zelaya, voltou clandestinamente ao país e refugiou-se na embaixada brasileira em Tegucicalpa. A embaixada foi cercada pela polícia e pelo exército e atacada. Isto, uma síntese dos factos. A minha interpretação a partir do que fui lendo é aue Manuel Zelaya é um políitico populista, tão ao gosto dos latino-americanos – defendeu medidas que, da nossa perspectiva, são erradas, como a da propsta aos EUA de legalizarem as drogas, pois isso seria um rude golpe para o narcotráfico, nomeadamente nas Honduras. Estava, segundo parece, muito ligado a Cuba e à Venezuela de Chávez. Pergunta-se, mesmo que, da perspectiva norte-americana e europeia Manuel Zelaya não fosse um político modelar; mesmo que o conceito de democracia por ele defendido seja diferente do que os EUA (e a UE) aceitam, pergunta-se: não será o povo das Honduras soberano para decidir o que mais lhe convém? As eleições de Novembro passado que sancionam as medidas de Micheletti e colocam no poder o seu candidato Porfírio Lobo foram, segundo observadores credíveis, fraudulentas. Que sentido faz acusar Zelaya de querer perverter a pureza constitucional e depois utilizar a fraude como arma para impor a «legalidade»? Há aqui no Aventar quem saiba mais do que eu sobre o tema. Peço a ajuda do Adão Cruz, que tem dito coisas muito interessantes sobre este problema gravíssimo.

  5. Bem, gravíssimo, apenas por princípio de ameaça de contágio, dado o país que é. Compreendi muito bem o que o Lula quis dizer, não vá acontecer-lhe o mesmo. Esperemos para ver como a coisa acaba.

  6. É o que estou a fazer, esperar e ver. Porém, o Tio Sam que é quem encena estas tragicomédias, não parece gostar de finais felizes. E, nas Honduras, o happy ending parece, mais do que nunca, estar longe dos propósitos do encenador.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading