A tradição já não é o que era

Descubra as diferenças!

A verdade, pelo menos uma verdade

Não é como se Cristo descesse à Terra. Não, isso fica para outro social-democrata mas haver a garantia de que Fernando Lima fala é, só por isso, notícia. O ex-assessor de imprensa de Cavaco Silva decidiu apresentar a sua versão sobre o caso das escutas, o momento zen da política portuguesa no Verão passado.

É na edição de amanhã no Expresso. Para já, sabemos que é uma “trama que raia o incrível“. Logo, a história promete. “A minha verdade”, assim se chama o texto, de opinião, que Fernando Lima assina. Falta saber é se esta é a verdade, ou apenas uma verdade. Admito: estou ansioso.

Senhora do Salto

Senhora do Salto, em dia de chuva

Alegre confusão…

O poeta Manuel Alegre anunciou que se vai candidatar, novamente, a Presidente da República. Qual a novidade? Nenhuma ou quase – desta vez o Bloco vai de braço dado com o PS? E a CDU? Vai dar confusão, vai, vai…

Vítimas de Violência Doméstica: Que nunca vos faltem as balas #2:

Ao ler mais ESTA notícia só posso recordar esta posta:

“….Cada tiro dado por uma mulher vítima de violência doméstica é um grito, o grito do desespero, de dor e raiva contra a indiferença. A todas estas mulheres, a todas estas vítimas arredadas das construções teóricas dos doutos senhores do direito pátrio, só posso deixar uma frase solidária: “Que nunca vos faltem as balas!”.

Ler o resto AQUI.

Haiti:

Para garantir que a ajuda continua a chegar sem problemas, os EUA assumiram o controlo do aeroporto de Port-au-Prince, onde a cada 20 minutos aterra um avião e para onde partiu esta tarde um C-130 português. Apesar deste fluxo contínuo de ajuda que continua a chegar ao Haiti de muitos países do mundo, toda a ajuda parece ficar aquém das necessidades da população“. (O testemunho de uma portuguesa).

Espero que tudo o que se está a fazer no Haiti possa ajudar as vítimas e a reconstrução deste país mas, notícias como ESTA são reveladoras da natureza de algumas pessoas…

Agora que o Sporting até ganha jogos…

ELE vai voltar.

O Mundo está a mudar…

Quando um centro comercial da SONAE entra em insolvência e um tribunal condena obstetras, só podemos concluir que o mundo está a mudar.

SIGNIFICADO – A música Portuguesa se gostasse dela própria #3

Trata-se do novo filme de Tiago Pereira, uma produção/encomenda da d´Orfeu Associação Cultural. Estão disponíveis três trailers para divulgação, com grandes e não tão grandes nomes, todos eles importantes para que a música portuguesa goste de si própria.

PS: Por motivos a que somos alheios, estes vídeos foram retirados, dando lugar a um único trailer. Pode ser visto aqui.

http://www.facebook.com/v/244665571529 [Read more…]

Sans Port, sans Prince

Do Haiti pouco se conhece mundo fora. Correm dichotes acerca daquela primeira-dama fanática por visons e que para vaidosamente se passear pelos corredores do agora destruído palácio presidencial, mantinha o ar condicionado à temperatura mínima, enregelando serviçais e visitantes. Do Haiti recordamos todos a República do clã Duvalier, onde o Papa Doc foi sucedido pelo não menos excêntrico Baby Doc, o estremecido filhote de todas as aleivosias possíveis e imaginárias. Quando do Haiti se falava, ribombava a ruidosa granizada de gargalhadas a propósito de crendices em mortos-vivos, o voodoo de todos os terrores ou na mais positiva das hipóteses, nos longínquos ecos do sr. Toussaint L’ouverture, o glorioso escravo que venceu Napoleão.

Terra dos Tonton Macoute – literalmente, os “bicho-papão” -, este pequeno país que com a Rep. Dominicana partilha a antiga Ilha Hispaniola, já não existe há muito tempo. Desespera no confinamento que a geografia lhe impõe como mortal armadilha. Poucos recursos, exiguidade física, Estado semi-anárquico onde campeia a prepotência exploradora, a iliteracia e a corrupção mais desbragada, que relega para a insignificância, qualquer saga mafiosa digna de filme de terceiro escalão.

[Read more…]

A radioterapia em Vila Real e a Auto-Estrada de Trás-os-Montes

Não costumo elogiar o Governo ou o que quer que seja que tenha remotamente a ver com a governação do país.
É por isso que sou insuspeito quando elogio a capacidade que o Centro Oncológico de Vila Real revelou ao fazer 4 mil sessões de radioterapia durante o ano de 2009. E, como é óbvio, quem lhe deu condições para tal. Foram 4 mil viagens para o Porto que não se fizeram, com as óbvias poupanças a nível de custos financeiros para o Estado e de custos humanos para os doentes.
Nem sempre é possível, no entanto, tratar os problemas localmente, porque Portugal não tem recursos infinitos e porque a visão dos responsáveis nem sempre ajuda. Assim, torna-se indispensável uma Auto-Estrada que ligue essa zona deprimida de Trás-os-Montes ao resto do país. Andei um ano inteiro a fazer o IP4 e sei o que custa.
É aqui que entramos nas obras públicas. A auto-Estrada de Trás-os-Montes, por exemplo, faz todo o sentido, mesmo em tempos de crise. Já não é bem a mesma coisa fazer uma terceira auto-estrada Lisboa – Porto, a inimaginável auto-estrada rosa…

Certificações, Sardinhas e Não Só

.
SARDINHA, GRANDE, GORDA, BOA E CERTIFICADA
.

A partir de agora já nos poderemos orgulhar de pertencer ao restrito número de países que têm a sua sardinha certificada (são sessenta em todo o mundo).
Depois de cerca de dois anos de luta, conseguiu-se esse desiderato.
De hoje em diante, ninguém se poderá queixar da menor qualidade do nosso peixe. A nossa sardinha, grande, gorda, boa, certificada, estará sempre à mesa de nossas casas, fazendo parte dos pratos de eleição e de requinte.
A sardinha Portuguesa, será como nenhuma outra, procurada e contribuirá para a melhoria da situação económica do nosso País. [Read more…]

A professora, a aluna e os processos delas

O caso da professora de Espinho que viu uma aula sua gravada por uma aluna que facultou a gravação à comunicação social resultou numa suspensão de 6 meses à professora e no arquivamento do processo à aluna.

Sobre os processos não me posso pronunciar, por razões óbvias. Sobre a gravação integral, e não a montagem ranhosa que passou nas televisões, posso, uma vez que a escutei no DN. A montagem retirava do contexto frases que mudavam de sentido. Explicar a alunos do sétimo ano as peculiaridades da sexualidade entre gregos e romanos pode não estar expressamente no programa de História, mas se é uma infracção agradecia que  em coerência acabassem desde já com a educação sexual nas escolas.

Também sugeria à Inspecção Geral da Educação que fosse muito clara sobre o arquivamento do processo instaurado à aluna. É lícito um aluno gravar uma aula sem conhecimento dos presentes? É que se é convém saber, e penso que todos os professores devem passar a gravar eles próprios as suas aulas, já que em caso de se repetir uma montagem manipulada sempre têm um recurso para se defenderem, se é que há defesa possível.

Resta saber se num caso mediatizado da forma como este foi e usado politicamente pelas centrais de comunicação do governo haveria outra solução possível, fora do recurso aos tribunais que se vai seguir.

Aníbal Santana Cavaco Lopes:

ESTA vai dar uma bronca e tanto…:

“Em nota divulgada na sua página na Internet, a Presidência da República adianta que Santana Lopes será agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, que distingue “destacados serviços prestados ao País no exercício das funções dos cargos que exprimam a actividade dos órgãos de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular”, de acordo com a justificação oficial”.

Os meus pais não são pessoas*

Pai repreende filho

Nem sempre os adultos falam entre si das suas crianças. Quando falam fazem-no por causa duma instituição os requisitar durante o dia para avaliar o seu comportamento nos estudos, a sua conduta, o seu comportamento pessoal nas suas emoções e interacção com os outros, adultos ou crianças. Fala-se das crianças entre mãe – avó e filha – mãe, entre amigas, entre mães de crianças companheiras. O tema da conversa é sempre o comentário de o que fazer para as educar. Para as apresentar melhor perante os outros, para entender melhor as capacidades de dinamizar a concorrência com o resto da miudagem, hoje tão importante para os habilitar para a vida. Ou, fala-se das crianças entre os pais, tentando entender melhor as suas ideias e os seus objectivos. [Read more…]

O que eles dizem

A catástrofe do Haiti continua a fazer primeiras páginas em todo o mundo. O Aventar disponibiliza os dados da AMI na barra direita para quem queira solidarizar-se.

José Eduardo dos Santos perpetua-se na Presidência, diz o Público . Já sabíamos, mas serve para alertar os muitíssimo distraídos.

Sócrates diz que o governo não quer aumentar impostos. Só não diz que quer baixar direitos, reformas e negociatas com dinheiros públicos. Também não disse se, quando sair do governo, também espera ser condecorado. Santana ri-se.

Portugal à beira de entrar no top 10 de assistências – na Europa – aos jogos de futebol. Alguém se esqueceu de avisar os adeptos do União de Leiria e do Beira-Mar, por exemplo.

Godinho condenado por furto de carris no Tua. Levanta-se aqui uma dúvida: o homem andava a oferecer robalos de água doce?

Há sempre um parvo que quer ser mais parvo do que os maiores parvos. Este televangelista já conseguiu muitas vezes.

Fabricio Estrada : Haiti, a metade sinistra*

Perante o desastre quase total que assola o Haiti, apenas nos podemos interrogar como pode um país chegar a este nível de destruição, sem a mínima capacidade de resposta no interior do seu território.

A história do Haiti constitui quase uma «vida paralela» relativamente à das Honduras. O Furacão Mitch pôs a nu a fragilidade da nossa estrutura de prevenção, colocando-nos  numa situação de mendicidade internacional, já que se aceitaram as honestas e humanitárias demonstrações de solidariedade.

A mendicidade a que me refiro, levou o Governo de Ricardo Maduro a executar  um lanço semelhante ao que costuma verificar-se nos leilões, com o objectivo de, fosse como fosse, o país entrasse  no clube dos «Países Altamente Endividados» (PPAE, HIPC, usando as siglas imperialistas). Segundo parece, as Honduras cumpriram o programa de pagamentos, sendo-lhes aliviada a dívida, mas, entretanto, as exigências do FMI, no que respeita ao «saneamento fiscal», conferiram à Empresa Privada um poder total sobre os regulamentos estatais, sob o signo infamante da ineficácia governamental. [Read more…]

Pedro Passos Coelho… qual a novidade?

O FMSá pareceu-me entusiasmado com o almoço com o Pedro Passos Coelho.
Eu percebo que o PSD ter um candidato é motivo de regozijo num partido que concorreu às principais eleições do país com essa força da natureza que é Manuela Ferreira Leite mas pelo que li nos seus posts sobre o referido almoço, parece-me que PPC é um bocado mais do mesmo… vejamos:

Obras Públicas
“(…)Reconhecendo que as Obras Públicas são investimento(…) (…)defende a ligação Lisboa-Madrid embora julgue ser mais prudente adiar por dois ou três anos e que a ligação Madrid – Paris esteja concluída.(…)”
Pelo que me lembro de ter lido no estudo sobre o TVG estava lá referido que os resultados operacionais da ligação Lisboa-Madrid são piores que uma eventual ligação Porto-Lisboa. Mesmo assim PPC acha que temos que manter a única linha no mundo, para além de alguns projectos na China, com velocidades previstas de 350kmh.

Regionalização
“(…)É claro que se afirmou, em termos de princípio, como favorável. Considera é que não temos hipótese de a realizar nos próximos anos, mais precisamente, quatro a seis anos:(…)”. “(…)Obviamente, algo obrigatório em todo o programa eleitoral, é a favor da descentralização.(…)”
Em 1998 não era a altura de regionalizar porque o mapa não prestava, o ano passado não era altura para regionalizar porque estavamos na grande crise dos ultimos cem anos, agora ainda precisamos de mais quatro ou seis anos…
Temos já mais de 30 anos desta organização política e administrativa, podemos perfeitamente aguentar mais esse tempo, deve ser dificil ao Norte por exemplo descer mais do que já desceu, não precisamos é de falinhas mansas.

[Read more…]

Destra Sinistra 15 Jan 10: os blogues que eu leio são melhores que os teus

Foi com a Devida Comédia própria destas coisas, nos tempos da Origem das Espécies, que o irmão Lúcia lhes deu um Pontapé no Cu provocando a Ira dos Mansos. Assim se prova que os blogues que ando a ler são melhores que os teus:

É caso para se dizer que o Miguel foi à Madeira e borrou-se todo, eheheheeh

http://adevidacomedia.wordpress.com/2010/01/13/o-virus/

Miguel no A Devida Comédia

O Irmão Lúcia também anda com desarranjos intestinais (será que foi à Madeira?) ou então é um tipo com enorme paciência para leituras alternativas…

http://irmaolucia.blogspot.com/2010/01/portugal-e-cada-vez-mais-um-pais-de.html

Pedro Vieira no Irmão Lúcia

Terminando os apontamentos intestinais, nada como uma descoberta tardia…

http://qualquerdiadou.blogspot.com/2010/01/morte-lenta.html

Sardanisca no Pontapé no Cu

É vermelho vivo! Isto está tudo ligado…

http://airadosmansos.blogspot.com/2010/01/5-internacional.html

Rafael Fortes na Ira dos Mansos

Está no ADN de qualquer espécie, independentemente da sua origem, colocar o dedo na ferida!

http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/1103258.html

FJV no A Origem das Espécies

Sinistra Destra 15 Jan 10: os blogues que eu leio são melhores que os teus

o clima da discussão

Há aqui um perigo, que ninguém parece compreender (sem ser eu, naturalmente): o carácter da discussão sobre as alterações climáticas tem-se aproximado do carácter da discussão entre o criacionismo e o darwinismo (esta última uma discussão que, de facto, não existe, mas adiante). E se, dada a natureza ideológica intrínseca à questão, a culpa da total estupidificação dos debates sobre o aquecimento global pertence aos dois campos, a responsabilidade da sua geminação à natureza do debate criacionismo-darwinismo pertence unicamente à Direita.

maradona – a causa foi modificada

divisórias

Divido as mulheres entre as que arranjam as cutículas das unhas e as que não o fazem. Divido os amigos dos meus filhos entre os que me tratam pelo nome e aqueles que me reduzem à “mãe do João”. Desprezo o segundo grupo. Divido os homens entre os que usam botões de punho e os que não os usam. Por aí fora.

Vem a conversa, parva e inconsequente, a propósito da morte do Eric Rohmer. Divido também o mundo entre as pessoas que acham que “Os amores de Astrea e Celadon”é uma obra prima do cinema europeu e aqueles que acham que o filme é uma merda. Para mim, o dito filme ultrapassa o significado corriqueiro que atribuímos à palavra merda. É um autêntico fecaloma. Um pesadelo. E mais não digo.
Ana Cássia Ribeiro – Ana de Amesterdam

alterne

António Vitorino, chichisbéu, engatatão, dom-joanesco pilrete socialista, um docinho, empandeirava com a maioria absoluta, boquejando para os jornalistas: “habituem-se!”. Quatro anos volvidos, chuchando uma minoria no Parlamento, bradeja “ó tio, ó tio”, presidente da República alforria-nos da oposição da Oposição que entaipou a “governabilidade”. Pedíssequo do Governo nos meios de comunicação, não abre a boca para sandejar, noutra revista à portuguesa, ele diria, como Laura Alves, “aguenta que é serviço”, pois o presidente é de outra “família política”, mas naquela em cartaz, Vitorino está amodernado. Numa democracia bi-partidária civilizada, o poder alterna-se, e nas casas de alterne – instituições, assembleias ou fóruns políticos – as diferenças não são ideológicas, são “gajológicas”. O balde é o mesmo, a substância fecal, a mesma, o que muda são os gajos, são diferentes, o resto é igual.

Táxi Pluvioso, Pratinho de Couratos

manteiga

Deviam achar que sou uma torrada e barraram-me à entrada duma discoteca.

juvenal, o anormal, o melhor blog do universo

Externato Carvalho Araujo em Braga: Borgas e vadios


Citando um aluno do externato, que preferiu ficar anonimo: “Quem entra para o externato Borgas, sai daqui… Vadio!!!”

O Externato do tiroteio , mais os seus magníficos alunos, não pára de me surpreender…

Mais sobre o Externato Carvalho Araújo aqui e aqui

Não nos tirem o sexo!


O pessoal da capital que fique lá com a Red Bull Race, pois para aqueles lados parece que não falta dinheiro. Deve ser por causa do famoso petróleo que por lá há e tudo paga.
Agora não se atrevam a tirarem-nos uma das maiores manifestações culturais deste país, que faz inveja até à Festa do Avante!
Não se atrevam, porque se tentarem, e em respeito à temática deste nosso grande evento, desta vez alguém se vai… enfim… dar mal!!

Dave Hill, um artista que não está aqui para enganar ninguém

Dave Hill diz-se fotógrafo. Não é que não o seja, porque é, mas prefiro chama-lo de artista. Na realidade é esta a designação que mais se adequa ao trabalho que faz. É arte, pura arte.

Nascido em São Diego, há pouco mais de 30 anos, é um reputado fotógrafo comercial, embora também produza belos trabalhos pessoais. Em rigor, não cria fotografias, elabora aventuras. Cada uma das suas imagens é uma aventura, seja apenas uma fotografia ou uma sequência delas. Há ali uma ou mais histórias, basta observa-las com atenção.

Num parágrafo acabei de admitir dois ‘pecados’, a inveja e o egoísmo. Seja, não há mal nenhum. Já aqui o disse: Para mim, um blogue é, acima de tudo, um espaço de partilha. (…) Hoje partilho Dave Hill. Já não sou egoísta. Mas continuo invejoso.

dave-hill-1401

Sim, são fotografias que nos surgem pouco reais, tal é a manipulação que lhe é aplicada. Tem os seus óbvios críticos e detractores que o acusam de enganar e utilizar equipamento ultra sofisticado que não está ao alcance do comum dos mortais.

[Read more…]

Desculpe, disse? – #3:

Eu preferia jogar no Brasil. Para mim era bom voltar, o calor ajuda muito.” Olha, olha, um que é adepto do aquecimento global…

Entretanto, o i descobriu o almoço

Memória descritiva: há 25 anos a Democracia voltou ao Brasil

No plano da história recente, usa-se no Brasil o termo «redemocratização» para definir um processo de restauração da democracia, após um período de ditadura. Aplicado à história de Portugal, diríamos que a mais recente redemocratização portuguesa se deu com a Revolução de 25 de Abril de 1974. Houve uma outra, quando da ditadura sidonista, entre Dezembro de 1917 e Dezembro de 1918. Porém, o termo não foi aqui utilizado. O dia 15 de Janeiro de 1985, faz hoje 25 anos, marca o mais recente regresso do Brasil á ordem constitucional. Uma redemocratização.

Houvera já a redemocratização de 1945, quando foi derrubada a ditadura de Getúlio Vargas (o chamado Estado Novo), no poder desde 1937. Em 1964, movimentações de unidades militares em 31 de Março, culminaram no dia 1 de Abril num golpe de Estado que pôs termo ao governo democrático de João Goulart, «Jango», como familiarmente os brasileiros o tratavam. Fora eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) , quando Jânio Quadros foi eleito presidente pela União Democrática Nacional (UDN). [Read more…]

O tolinho salta de contente…

Perante o desastre eminente e a proximidade da discussão do Orçamento, multiplicam-se as vozes a alertar para a situação do país e para a necessidade de se falar verdade!

Primeiro, o Presidente da República veio, na sua declaração de Ano Novo, repor a verdade dos factos em contraponto ao verdadeiro chorrilho de mentiras com que Sócrates nos brindou dias antes.

Para Sócrates, fomos o último país a entrar na crise e o primeiro a sair, todos os dias inaugura obras que já inaugurou meses atrás, não vê as empresas a fechar e o desemprego a aumentar, não ouve Constâncio, nem João Salgueiro, Luis Campos e Cunha, as instituições financeiras internacionais que nos apontam como um dos países em risco de entrar em colapso…

A Grécia apanhou um “ventinho” do Dubai e entrou em órbitra e se não se aguentar, o efeito pode-nos atingir sem piedade.

O sobre-endividamento aconselha prudência e caldos de galinha, senso e humildade, nada que o nosso primeiro tenha. Tudo para ele são favas contadas, como se alguem acreditasse que, estando lá ele há cinco anos e nada tenha feito, o vá fazer agora.

Entretanto a Islândia, com um sobre-endividamento igual ao nosso soçobrou. O que quer dizer que vai entrar noutra crise, não consegue crescer para poder conter e pagar os déficites. Estudos efectuados sobre os últimos 200 anos, mostram que o endividamento é um factor crucial para a evolução da economia. Portugal com o nível de endividamento que tem já não cresceu na última década e vai continuar a não crescer nos próximos dez anos ( Luis campos e Cunha/ Rogoff).

Entretanto, na primeira reunião para discussão do Orçamento já se fala abertamente em aumentar impostos, coisa que há um mês atrás era uma herezia.

É neste contexto que os sábios estão preocupados e os tolinhos estão optimistas …

Delírios e realidades numa sexta-feira

No Ionline afirma-se que os salários reais na função pública aumentaram 150% nos últimos 30 anos. Sou funcionário público há quase tanto tempo como isso e aconselho o sr. Luís Reis Ribeiro a não fumar enquanto escreve: o salário nominal até subiu isso, o real nem nas pense. O eufemismo “dados da Comissão Europeia” serve para enganar quem? Mostre lá os números. João Ferreira Amaral aproveita para sugerir mais despedimentos na função pública para conter as despesas. E subcontratar privados, é não é?

Como o delírio quando nasce é para todos António Mendonça acha que o TGV vai transformar Lisboa numa praia de Madrid. A campanha vai ter início com o lançamento deste vídeo em plena capital castelhana.

No Haiti nem os mortos se contam, com eles se bloqueiam estradas, e como não podia deixar de ser temos portugueses no local: Ana Estrada narra o que viveu. No Aventar vamos tratar deste assunto hoje. Com o cuidado de não confundir solidariedade com aquela tendência mórbida para espiolhar a miséria alheia.

Albarda de Letras em Campo Grande de vaidades


Há um quarto de século, um dos mais rábidos e imaginativos estoriadores do período pré e pós 1910, compunha como se de partituras para vetusto cravo se tratassem, belas composições literatescas a propósito dos chamados grandes vultos do regime instaurado na Rotunda.

Bem certo é um sensível volver da guarda, pois há uns tempos, o Dr. João Medina dizia que …”em 2010 vamos, em suma, celebrar o quê? O começo de um erro imenso e desastroso para o país que somos? (…) Não seria melhor, em vez de celebrarmos o 5 de Outubro, rezarmos-lhe um responso (laico) pela pobre alma penada que ele foi? Antes isso que comemorar uma República sem republicanos, como a nossa é.”

[Read more…]

Poemas do ser e não ser

(adão cruz)

Já poeta não sou

já não sou quem era

não sinto as noites de prata

nem mexe comigo a ventania

que varre as faldas da serra

não me doem as videiras

espetadas no céu

nem os castelos de fantasia

caídos por terra.

Cada erva

cada semente

é resto de uma canção

que já não sei cantar.

Fugiu do peito o coração

foi-se embora o luar

e o rio que eu era

nem sequer chegou ao mar.

Sou pirilampo das sombras

voando pelos regatos secos

não sei se vou longe se vou perto

se ao cimo se ao fundo

não sei se giro por dentro

ou por fora do mundo.

Haiti: Vale da Sombra da Morte


Nesta terça (11), a devastação assolou o Haiti. Deixou lacunas ao partir famílias e corações. Dentre as possíveis centenas de vítimas do terremoto, há quem chora a perda. Prantos são feitos. Lamentações, ditas. A fragilidade humana exposta, está amostra para que se veja o que se foi. Do pó, reduzidos às cinzas.

A morte é uma violência. Ela rompe com um ciclo de expectativa, de sonhos e de realizações. Em fração de segundos, um futuro, pensado para o distante, é interrompido sumariamente. Incompreensível e injusta, ela – a morte – possui ferrão doloroso cheio de veneno e provoca feridas excrucitantes.

Esses momentos de catástrofe demonstram que só a solidariedade vinda de um coração fraterno é o refúgio onde podem ser abrigadas as lágrimas de almas quebradas. Há 6 anos, um tsunami varreu o Oceano Índico. Milhares se foram. O sentimento aterrorizante de impotência é desesperador. E ainda assim, a morte jamais fica saciada.

Lá, na América Central, não morreram haitianos ou cidadãos de quaisquer outras nacionalidades, morreram pessoas. Morreu gente como nós: pais, mães, irmãos, irmãs, filhas, filhos, tios, tias, avós,avôs , trabalhadores, estudantes, empresários, mendigos, ricos, viúvos, solteiros, casados… Morreu, ali, um pouco de cada um de nós. Uma parte da humanidade.

CHICO JUNIOR
Chico Junior é brasileiro, graduado em jornalismo e em teologia, autor do blog Polipensamento