Sócrates em 2004 : é um ataque à Liberdade!


Face às pressões do governo de Santana Lopes sobre a TVI para que calasse Marcelo Rebelo de Sousa, Sócrates, então chefe parlamentar do PS, classificou o assunto “como uma nódoa que o (a ele Santana) perseguirá toda a vida, uma nódoa na nossa democracia, um ataque à liberdade de expressão a que todos temos direito ”  e que ” o primeiro ministro não se pode escudar no silêncio, deve explicações ao país…”

(ver vídeo a partir do minuto 3)

Eis a primeira página do «Sol» de amanhã


Ver mais aqui, aqui e aqui.

À atenção da malta do PS

Descontraiam-se, calma, relaxamento, tranquilidade, tenham o vosso momento zen.

Já falta pouco para voltarem à oposição, e aí podem comer arroz de polvo à vontade sem ninguém se rir na mesa ao lado.

Prometo que se for preciso até nos encontramos numa manifestação pela liberdade, que eu cá vou a todas.

Nelson

http://www.youtube.com/watch?v=tPRviiQV2Es

O Polvo

O polvo é um ser dotado da capacidade de camuflagem

…da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa “oito pés”. Possuem oito braços com fortes ventosas dispostos à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole mas não tem esqueleto interno…

leia-se coluna vertebral.

Compramos o "POLVO" e lemos o "SOL"

Uma das estratégias para evitar as acções cautelares é mudar o nome do objecto “acautelado”!

Por exemplo, o tribunal determina uma “accção cautelar” sobre um restaurante, e quando a polícia lá chega o restaurante que se chamava “Rui Pedro” passou a chamar-se “Soares”. Tudo volta ao princípio.

O “SOL”, que naturalmente sabia que seria objecto de uma acção destas, acautelou o assunto e vai usar um dos títulos de que é proprietário. O mais apropriado é o “POLVO”!

E não se esqueçam que o AVENTAR tem um homem em África num dos territórios onde o SOL se publica e onde os tribunais portugueses não têm qualquer poder!

Nelson Mandela foi libertado, neste dia, há 20 anos

“Ser livre não significa apenas libertar-se das correntes mas viver de forma que respeite e envolva a liberdade dos outros”.

Nelson Mandela, prisioneiro político durante 28 anos

A capa do «Sol» em exclusivo no Aventar


Enquanto isso, continuamos sem saber se a maior acção de censura que já se viu depois do 25 de Abril vai ter êxito ou não

O "SOL" (a)brilhará!

Trinta anos depois aí está novamente a censura como forma de esconder a verdade e de negar aos cidadãos o direito à informação. Porque o que está em jogo não é o segredo de justiça, como nos querem fazer crer, mas sim escutas que foram consideradas por dois magistrados de Aveiro ” revelar um crime contra o Estado através do controlo de orgãos de comunicação social”!

Os socialistas, que são useiros e vezeiros em atingir adversários políticos com todo o tipo de mentiras, fazendo publicar em certos jornais difamações e suspeições nunca confirmadas, aparecem agora como virgens ofendidas. O que está em causa são conversas entre o Primeiro ministro José Sócrates e o Sr. Dr. Administrador Rui Pedro Mendes que com 36 anos é administrador de uma das maiores empresas do país, cotada na Bolsa de NY, sem que se saiba que currículo abona a seu favor a não ser o facto de ser amigo do Sr. Sócrates!                                                                                                                                                     O “Sol” disse-o na última sexta-feira e isso fez soar o verdadeiro caracter desta gente ! Liberdade sim, mas há que defender este povo mentalmente fraco de notícias que não compreende. O mesmo argumento de Salazar!

Os perigos das redes sociais

Tenho no Facebook um “amigo” em comum com o Rui Pedro Soares, o tipo que diz ter bom nome e meteu uma providência cautelar.

Tinha. Já apaguei.

Citações (i)nocentes

– “Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até à morte o vosso direito de dizê-la.”

Voltaire (pseudónimo de François-Marie Arouet, dramaturgo, escritor e filósofo francês, 1694 – 1778 ).

– “Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.”

Sócrates (filósofo grego, 470 – 399, AC)

Vão ser publicadas na mesma

Mesmo que o «Sol» seja impedido, as escutas vão ser publicadas na mesma. Nos jornais, na internet ou em qualquer outro meio de comunicação.
Mas o gajo é burro ou faz-se?

Agora levaram-me a mim e, quando percebi, já era tarde*

«Primeiro levaram os comunistas, mas eu não me importei, porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários, mas a mim isso não me afectou, porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas, mas eu não me incomodei, porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir, chegou a vez dos padres, mas como eu não sou religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim e, quando percebi, já era tarde.»

Bertolt Brecht

* Este «post» é dedicado a José António Saraiva, Felícia Cabrita e Ana Paula Azevedo.

Pela liberdade de expressão

São seis da tarde de sexta-feira, dia 11 de Fevereiro de 2010. Neste momento encontra-se um oficial de justiça na sede do semanário Sol, procurando executar uma providência cautelar que visa impedir a divulgação de notícias relacionadas com o processo Face Oculta.

Sintomático.

Hoje pela hora do almoço, reuniu-se uma centena de bloggers diante do Parlamento, protestando pela actual derrapagem liberticida que se verifica em Portugal. Acusam-nos a todos de paranóicos e de estarmos ao serviço de um partido da oposição. Pois não estamos. Havia gente do PC até à Direita e estavamos sobretudo interessados em salvaguardar aquilo que ao fim de três décadas, consiste na conquista que verdadeiramente interessa a todos: a liberdade de expressão.

As notícias veiculadas pela comunicação social, confirmam plenamente os nossos receios. A Justiça não é independente e encontra-se politicamente dirigida. Intolerável.

Pela parte do Aventar, cumprimos o nosso dever.

Bateu no fundo…

É a vergonha completa. Na realidade, quer queiram ou não, estamos em completo “Estado de Sítio” mediático. Já não há vergonha na cara. Hoje é o Sol, amanhã quem será???

Esta não é uma esquerda respeitável.

“Gráfica do jornal Sol parada, providência cautelar proíbe divulgação de escutas” – SIC.

Rui Pedro Soares

É uma vergonha, anda um gajo a fazer o trabalhinho sujo do chefe e apenas recebe 16 vezes mais que o chefe? Que maldade!

Um tipo fica com a vida num frangalho aos 36 anos, com a fronha espetada em tudo quanto é jornal, blogue e site por meros 2,5 milhões/ano. Mas onde estamos?

Coitadinho. Os trabalhadores da Função Pública na manifestação vão, certamente, ser solidários com este rapaz, o bom samaritano do Rui Pedro Soares

Sócrates estrebucha nos seus últimos momentos

Providência cautelar para impedir a publicação do «Sol». Há coisas fantásticas, não há?

O que esconde José Sócrates?

Antes de mais, devo dizer que considero lamentável a publicação das escutas. No entanto, é, no mínimo, curioso que José Sócrates tenha utilizado um testa de ferro (a PT), para travar a publicação de mais escutas no semanário Sol. É óbvio que a ordem partiu do Governo.
No entanto, tenho que reconhecer que, sendo a utilização de escutas, em geral, condenável, nesta situação em concreto, de suspeita de atentado ao Estado de Direito promovida pelo Primeiro-Ministro, e numa situação em que as escutas revelam factos preocupantes, considero que os responsáveis pela fuga de informação estão a prestar um serviço público de defesa da democracia. E não pode José Sócrates apelar à resolução judicial das situações, quando das escutas resulta que ele próprio tomou a sua “justiça” nas suas próprias mãos.
Neste momento, com esta providência, a pergunta que se coloca é: que dizem as escutas? O que é que José Sócrates, com esta providência, pretende evitar que o Povo saiba?

Faltam 428 dias para o Fim do Mundo…

…Mas ontem esteve para ser já, já. Estivemos em baixo quase duas horas em mais um sério aviso – sempre que o Aventar explode em visitas a coisa fica preta. Felizmente, entre mortos e feridos (diga-se: postas perdidas) lá escapamos e continuamos em contagem decrescente.

Em Benavente apareceram OVNIs. Erro, é um objecto perfeitamente identificado: o 5º candidato à liderança do PSD!

Enquanto Sócrates puxa por Rangel, supostamente o seu candidato preferido, a sua tropa de choque luta pela total censura dos temas incómodos. Só falta calar a blogosfera nacional. É já a seguir…

Internet, de tudo um pouco

O Buzz, nova ferramenta do Gmail, apareceu repentinamente no nosso correio electrónico, pouco depois de anunciado. De repente, sem saber como, eu tinha cinco seguidores e estava a seguir quinze pessoas. Veremos se o instrumento será pacífico ou levantará as polémicas do Google Street View.

O Irão, ao bloquear o Gmail, não terá acesso ao Buzz. Do ponto de vista obscurantista das ditaduras, chama-se matar dois coelhos com uma só cajadada. Já a UE parece caminhar em sentido oposto ao apostar numa internet grátis e neutra.

O Ipad, como seria de esperar, já conta com os seus detractores. Para a Apple não será o fim do mundo, mas não são boas notícias.

Mas o mundo em rede é feito por pessoas e não apenas tecnologia. Nesse sentido, não sei o que pensar destas duas notícias. Será que a sua entrada na net os vai separar, ou apimentar e dar novo fôlego a uma relação tão antiga?

Ídolos, quem vai ganhar

Quem vai ganhar o Ídolos é a Diana. Pois eu acho que vai ganhar o Filipe. Eu cá acho que deviam ganhar os dois. E tu, quem achas que vai ganhar?

Oiço estas conversas na rua, nos cafés, na padaria, no barbeiro, em todo o lado. Será que o país anda todo assim? Ou será que, morando eu no Algarve e sendo uma as concorrentes algarvia, se trata de uma febre local? Seja como for, nesta pacatez própria do inverno, o Algarve – este Algarve onde vivo – parece ter sucumbido ao programa e andar suspenso até domingo. Paulo Rangel? – Esse também canta? Liberdade de expressão? – Uma canção é escolhida pelo júri, mas a outra é escolhida livremente pelos concorrentes. Mário Crespo? – Ah,  mas antes de falar nisso, o primeiro-ministro disse ao director de programas da SIC que gosta muito dos Ídolos.

Num tempo em que os meios de comunicação são cada vez mais diversos, em que os canais de televisão existem às dezenas, um único programa de entretenimento congrega as preocupações de muitas pessoas, gera grupos de fãs, movimentos de apoio, argumentos a favor desta ou daquele, torna-se o centro de discussões populares, propõem-se medidas salomónicas para que ganhem os dois concorrentes. Fãs individuais entram nos blogues e fóruns virtuais e tentam convencer os outros a votar no seu favorito, as revistas cor-de-rosa fazem capas e aumentam tiragens.

Quem vai ganhar o Ídolos? A Diana? O Filipe? Quem ganha com isso – quem já ganhou – é a SIC e seu universo editorial. E tu, quem achas vai ganhar?

86 blogues fazem história… e o Aventar está lá

31 da Armada; 5Dias; Jugular; Portugal dos Pequeninos, Vila Forte; Aventar; Insurgente; Clube das Repúblicas Mortas; Tradução Simultanea; Vasco Campilho; Republica do Caustico; Blogue de direita; Blue Lounge; Cachimbo de Magritte; Cocanha; Corta-fitas; Golpe de Estado; Impensável; Impertinências; Impressões de um boticário de província; Inflaccionista; Intervenção Maia; Nortadas; Portugal Contemporâneo; Papa-Açordas; Centenário da República; Vida breve; Correntes; Terra portuguesa; O fio dos dias; Braga maldita; Anabela Magalhães; Cortar da direita; O estado da educação e do resto; Promova; The Braganza Mothers; Le rouge et le noir; Octavio V Gonçalves; ABC do PPM; Dedos em riste; fliscorno; Democracia em Portugal; Vento Sueste; Kl@ndestino; Porta da Loja; Espumadamente; tasquinha; A curva da estrada; A casa dos discus; Palavrossavrvs Rex; Pleitos, apostilhas e comentários; Profblog; Cláudia Köver; Delito de opinião; Gladius; Do Portugal profundo; Estado Sentido; CPGondar; Bomba Inteligente; Pensamentos desblogueados; Ofício diário; Em@; tasquinha; Um jardim no deserto; Adufe; O número primo; Hora absurda; O último pingo; A página do Mário; MUP; Don Vivo; Donatien alphonse françois; Oeiras local; Direito de opinião; Pérola de cultura; Gavajelly; Ruptura Vizela; Terras de Azurara; BlogMora; Cozinhar com os anjos; A sul; O Estado da educação e do resto; soucontraacorrente; educação s.a.; José Luís Araújo; Kruzes kanhoto; Pedro Cruz;

Sinto-me orgulhoso.

Direita e Esquerda

Este texto foi já publicado há meses atrás. No entanto, parece-me oportuno usá-lo novamente, agora como princípio de resposta à questão que o Fernando Moreira de Sá, secundado pelo Luís Moreira, levanta sobre a eterna questão dos conceitos de Direita e de Esquerda.

A raiz dos conceitos de direita e esquerda estará, segundo sempre ouvi dizer, no facto de nas assembleias políticas anteriores e posteriores à Revolução de 1789, os políticos mais conservadores se sentarem à direita da mesa da presidência e os mais radicais à esquerda. Na Assembleia Nacional (1789), a expressões «gauche» e «droite» eram aplicadas respectivamente a republicanos e a monárquicos; na Convenção Nacional (1792), o termo usou-se para distinguir jacobinos de girondinos. Os primeiros eram defensores dos chamados sans-cullotes, os deserdados da fortuna; os segundos eram deputados que representavam a burguesia ilustrada, hesitante entre a monarquia constitucional e a república.

De então para cá, o campo semântico dos dois termos foi-se alargando e especializando, incorporando contributos e empréstimos vindos de todas as áreas do conhecimento e, da localização, aleatória de duas facções nos hemiciclos da França de fins do século XVIII, os conceitos de direita e esquerda saltaram para a liça das grandes lutas sociais e políticas. O poeta Jean-Arthur Rimbaud disse que era preciso «mudar a vida». Karl Marx, (que, tal como Engels, nunca disse ser «de esquerda»), afirmou que era indispensável «transformar o mundo».

Eis aqui duas boas sínteses para o conceito de esquerda, a mudança da vida e a transformação do mundo, numa palavra, a Revolução. A direita, também com contributos os mais diversos, vindos também de todos os quadrantes do conhecimento, procura conservar o que considera serem valores intemporais – reage mal à mudança da vida e pior a todas as transformações do mundo que não sejam regressos ao passado. [Read more…]

Estranhas manobras

O surrealismo lusitano, canta e ri, corre e dança, inebriante, vicioso, contagiante. Num carrossel contínuo que mal permite repor o fôlego. Tudo é informação, tudo é actualidade, e no entanto nada parece verosímil.

Dois episódios de ontem, deste carrossel:

1 – A escova de Francisco Louçã sobre os ombros de José Sócrates, no plenário parlamentar, em híbrido gesto de solidariedade para com o Primeiro-Ministro, acerca das escutas.

Não bate certo, algo está por trás disso. Talvez as presidenciais. Talvez.

2 – O estranho avanço de Paulo Rangel, numa sôfrega candidatura à presidência do PSD, a dividir um eleitorado com Aguiar-Branco, e a solidificar um outro eleitorado, o de Pedro Passos Coelho.

É uma candidatura tardia, incoerente e desleal. Imprópria para quem assumiu o compromisso de que ficaria no Parlamento Europeu, e que as excepcionais razões do actual momento político por ele invocadas, só servem de injusto atestado de incompetência a Aguiar-Branco.

Parece que o Norte continua a assustar as ditas elites do PSD, desde os tempos de Francisco Sá Carneiro.

Pedro Passos Coelho agradece.

Num inebriante começo de mês, estas são apenas duas voltas de um carrossel de estranhas manobras. Tudo à roda, sem tino ou razão.

A Carbonária, a «Coruja» e a conspiração do Regicídio – 1 (Centenário da República)

Com mais este terceiro texto (desdobrado em dois) sobre o tema do Regicídio encerrarei, para já, este assunto. Com a plena consciência de que muito (ou mesmo quase tudo) fica por dizer. Tendo servido de assunto a muitos livros, a questão do Regicídio não se esgota em pequenas crónicas que, como esta, apenas permitem aflorar, muito superficialmente, alguns aspectos. Nos textos anteriores, além de um enquadramento político do atentado, vimos como ele se passou.

Como disse no texto anterior, todas as reconstituições iconográficas do Regicídio são, no mínimo imprecisas. A que vemos acima é, apesar de tudo, uma das menos fantasiosas. O cenário está perfeito, é a Rua do Arsenal sem invenções. O Costa está a ser agarrado pelo cívico que lhe vai disparar um tiro na cabeça. Mas, à esquerda vemos Buíça, que tinha ficado no Terreiro Paço e ali terá sido acutilado e morto. Todavia, mesmo com este erro, talvez seja, entre as muitas dezenas de reconstituições que vi, a que menos mente.

Em todo o caso, ficou na sombra algo que nunca se esclareceu. No Terreiro do Paço, além de Buíça e de Costa, quantos mais elementos intervieram. Pela peritagem da Polícia Científica, chega-se à conclusão de que foram pelo menos cinco, os que participaram no atentado. É uma evidência que os projecteis encontrados, nos corpos, no landau, nas arcadas, foram provenientes de cinco armas diferentes, embora duas delas fossem iguais – carabinas Winchester de calibre 351.

Identificou-se também as munições de calibre 7,65, da pistola Browning do Costa. No landau, foram encontrados vestígios de projécteis de calibre 6,35 e, também no landau, a perfuração de um projéctil 5,5 do chamado tipo «Vello-dog», revólveres de pequeno calibre e fraco poder de penetração que os ciclistas usavam para afastar os cães. [Read more…]

O contrato social

“Como nós somos produtos da natureza não há defeito que não possa se tornar uma virtude, nem uma virtude que não possa se tornar um defeito.” Goethe

O contrato social” que consta do nosso dia a dia é, obviamente, perverso e caduco. Pelo menos para as pessoas com olhos para ver e ouvidos para ouvir. O novo contrato social poderá ser – e sê-lo-á em breve, por força de imposição da natureza – mais ou menos o seguinte: “Aceito o aumento contínuo da harmonia como fim supremo da humanidade e a maximização de benefícios para o próximo/grupo-alvo como maior objectivo da minha vida.

A riqueza que advier dessa estratégia diversa será reinvestida para aumentar a harmonia. Como sob este comportamento diverso a actual infelicidade cederá o lugar à felicidade, o meu consumo passa novamente a ser um meio para um fim, deixando de ser um fim em si mesmo. Quanto mais feliz for, mais reduzido será o meu consumo e assim contribuirei para manter a espiral positiva gerada, em movimento contínuo.”

Até aqui a estratégia, ou seja, a parte imaterial. Sobre a mesma, o genial estratega histórico chinês, Sun Tzu, dizia: “A estratégia sem táctica é o caminho mais lento para a vitória. Táctica sem estratégia é o ruído antes da derrota.” Pois bem, com a aceitação do novo contrato social o mais importante está feito: deixámos de avançar apenas com táctica e já temos o que mais importa: estratégia.

No entanto, como nunca se deve deixar as coisas ao acaso, para acelerar a “vitória” também a táctica terá que intervir, ou seja, a parte material-prática. Como se combinam a estratégia e a táctica para, harmoniosamente, gerarem juntas uma sinergia no sentido de uma maximização constante de harmonia? Esta matéria foi investigada desde há mais de 40 anos e deu provas de grande sucesso, tanto na Europa como na Cochinchina. Mudemos de contrato social, antes que o antigo contrato social perverso e caduco nos mude a nós, para pior. Avançemos com a “face visível” e não mais com a “face oculta”. Bons tempos virão.                                                                                                      

Rolf Domher

Pela Liberdade – SEMPRE

O Vasco não vai de Campilho pois prefere Luso, à f. ninguém corta a jugular, os 31 não vão armados, o Daniel não vai nem de arrastão, o Carlos e o Gabriel prometeram não dizer blasfémias, os Insurgentes prometeram não bater em ninguém, Magritte não leva Cachimbo e o Delito vai sublinhar a opinião. A manif são 5Dias e o carnaval são três. Eu juro que não vou de branco pois chamavam-me anjinho e os tipos do Norte gostam pouco dessas merdas. A meio vai tudo a Belém…comer pastéis e praguejar contra o Jaime que gama a liberdade há malta.Manif que se preze mete porrada e para isso lá estarão as mães de Bragança.

No fim vai tudo preso por causa do Rodrigo que substituiu a bandeira na AR quando a malta do Centenário estava distraída a fumar uma cigarrilha.

Mas o importante é não faltar!

31 da Armada; 5Dias; Portugal dos Pequeninos, Vila Forte; Aventar; Insurgente; Clube das Repúblicas Mortas; Tradução Simultanea;  Vasco Campilho; Republica do Caustico; Blogue de direita; Blue Lounge; Cachimbo de Magritte; Cocanha; Corta-fitas; Golpe de Estado; Impensável; Impertinências; Impressões de um boticário de província; Inflaccionista; Intervenção Maia; Nortadas; Portugal Contemporâneo; Papa-Açordas; Centenário da República; Vida breve; Correntes; Terra portuguesa; O fio dos dias; Braga maldita; Anabela Magalhães; Cortar da direita; O estado da educação e do resto; Promova; The Braganza Mothers; Le rouge et le noir; Octavio V Gonçalves; ABC do PPM; Dedos em ristefliscorno; Democracia em Portugal; Vento Sueste; Kl@ndestino; Porta da Loja; Espumadamente; tasquinha; A curva da estrada; A casa dos discus; Palavrossavrvs Rex;  Pleitos, apostilhas e comentários; Profblog; Cláudia Köver; Delito de opinião; Gladius; Do Portugal profundo; Estado Sentido; CPGondarBomba Inteligente; Pensamentos desblogueados; Ofício diário; Em@; tasquinha; Um jardim no deserto; Adufe; O número primo; Hora absurda; O último pingo; A página do Mário; MUP; Don Vivo; Donatien alphonse françois; Oeiras local; Direito de opinião; Pérola de cultura; Gavajelly; Ruptura Vizela; Terras de Azurara; BlogMora; Cozinhar com os anjos; A sul; O Estado da educação e do resto; soucontraacorrente; educação s.a.; José Luís Araújo; Kruzes kanhoto; Pedro Cruz;

Apontamentos do campo (11)

(Idanha-a-Nova, a caminho da Barragem Marechal Carmona)

A esquerda e a Direita dos Aventadores

O Fernando aventador acredita numa direita moderna, justa e progressista e o Carlos e o Adão aventadores acreditam numa esquerda moderna, justa e progressista. Com grande surpresa, o Carlos e o Adão, perante a caracterização da direita do Fernando , diz que aquilo é a esquerda!

Mas a direita não pode ser moderna no sentido que aceita os grandes ganhos sociais dos últimos cinquenta anos? Não pode ser justa quando sabe há muito que um país justo é muito mais conforme às suas necessidades de gente motivada e produtiva? E não pode ser progressista no sentido que defende uma sociedade assente na democracia, numa economia social de mercado e no estado de Direito?

Ou para se ser moderno, justo e progressista é necessário ter um Estado onde se albergam os sorvedores, as corporações e os interesses instalados? Ou onde a economia é regulada por um Estado com “mão “invisível”  sempre à procura dos amigos,  dos negócios finos das obras públicas e das grandes empresas do Estado ? E defender a família faz a direita menos progressista que a esquerda dos casamentos gays? [Read more…]