O Health Cluster Portugal!

De vez em quando, muito de vez em quando, aí cai uma boa notícia. Desta vez é o Prof Lobo Antunes, neurocirurgião, que em entrevista à VISÃO nos fala do cluster da saúde de que é vice-presidente.

“É uma iniciativa nortenha sobretudo do Dr. Luis Portela (Presidente da Bial) e permite congregar vários parceiros: laboratórios de investigação, indústria farmacêutica e de instrumentos, grandes hospitais, universidades. É uma plataforma que beneficia todos. Daí que suscite grande expectativa.”

E isto funciona como? “Por exemplo, quando um laboratório tem em curso um projecto, pode interessar a uma empresa saber que há um grupo a investigar nessa área. Estabelecemos pontes para que a ciência passe a ser aplicada, como nos casos de novos produtos ou medicamentos. Destes saberes e interesses economios diferentes podem criar-se mais – valias para o País.”

Vale a pena lembrar a cientista Elvira Fortunato que ganhou o mais elevado prémio europeu da ciência o ” European Research Council” que distinguiu o seu trabalho na electrónica transparente e em Dezembro recebeu o maior prémio dos US na categoria de investigação na área do “paper-e”. É directora de investigação na UNL. Pois esta fantástica investigadora não conseguiu encontrar entre os nossos empresários e gestores quem se interessasse pelas suas inovações, estando uma grande empresa Brasileira a desenvolver industrialmente um dos seus produtos.

É mais fácil ganhar dinheiro em monopólio e no mercado interno dos serviços e à sombra do Estado!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading