Teorias, dúvidas e factos sobre os castigos de Hulk e Sapunaru

Nos últimos dias tem havido um toque a reunir dos agentes desportivos do Futebol Clube do Porto em torno do argumento: a Liga roubou-nos o campeonato ou estamos em 3º porque o BENFICA, através do Ricardo Costa, nos tirou o Hulk e o Sapunaru.
Não discuto estes suponhamos todos, são teorias impossíveis de confirmar.
Mas, há algumas realidades que me parecem ajudar a centrar a discussão no essencial.
Vamos por partes:

1) Factos:
No dia 20 de Dezembro de 2010 o Porto perdeu na Luz com o Benfica. O Benfica fica com 4 pontos de vantagem sobre o Porto.
2) No final do jogo o Hulk e o Sapunaru agrediram alguém (não sei se alguém a trabalhar ou algum espectador).
3) Desde esse dia o Benfica ganhou os jogos com o Rio Ave, o Marítimo, o Guimarães, o Leiria, o Belenenses, o Leixões, o Paços, o Nacional, e o Braga. Empatou apenas com o Setúbal. Logo, ainda que o Porto tivesse ganho os jogos todos desde então, estaria a 2 pontos do BENFICA.
4) Não há qualquer certeza sobre as vantagens dos jogos com e sem esses dois jogadores. O que sabemos é que o defesa não era uma primeira opção, nem pouco mais ou menos. O Hulk, sim, é um jogador titular.
5) A Liga, fazendo uso do regulamento proposto e votado favoravelmente pelo Porto (Benfica absteve-se nesta votação) suspendeu preventivamente os dois jogadores. (Teoria: creio que todos os Aventadores concordam com a necessidade da existência do mecanismo da suspensão preventiva, certo)
6) A decisão do CD chegou no dia 19 de Fevereiro e castiga os dois jogadores por agressão a assistentes de recinto: o CD considera que estes elementos estão a trabalhar e fazem parte do acontecimento desportivo.
7) O Porto recorreu e desse recurso, a que foi negado provimento, resultou uma alteração da pena: de 4 meses para 3 jogos no caso do Hulk e de 6 meses para 4 jogos no caso do Sapunaru.
8 – O CJ confirma as agressões, mas entende que os assistentes de recinto não são parte do espectáculo e por isso as penas são MUITO mais pequenas. A alteração das penas resulta de uma visão diferente do papel do assistente de recinto e não da prova ou não dos factos. Esses estão confirmados pelos 2 órgãos da Liga.
9) Neste momento, o Porto está fora da Champions, perdeu a Taça da Liga. Está a 8 pontos do Benfica e a 5 do Braga. Está nas meias-finais da Taça. Estuda-se a possibilidade de pedir uma indemnização à Liga.
10) A estratégia de comunicação de SEMPRE do Porto está aí bem viva!

Comments

  1. Pedro Rocha says:

    E se o Porto não tivesse desviado o Falcão ? estava a quantos pontos? 😉

  2. Já aqui escrevi, e se bem recordo até concordaste, que os ses não se discutem mas existem, e que o segundo prejudicado por esta aberração será a equipa que ganhar o campeonato.
    Sempre registo nas tuas contas que estando o Porto a 2 pontos do SLB só dependeria de si próprio (sim, a equipa mais caceteira do futebol português desde o Jaime Pacheco no Boavista ainda tem de passar 8 vezes no túnel do Dragão).
    Também registo a preocupação dos benfiquistas com o caso Hulk / Sapunaru. Ainda bem que muitos vão percebendo que Ricardo Costa deu um tiro no pé.

  3. Não estou preocupado. Escrevei apenas e só para colocar alguns factos em cima da mesa – para que cada uma seja LIVRE de pensar o que quiser sobre o assunto.
    Concordo que a questão da “menor valia da equipa mais caceteira depois do …” poderia ser verdadeira. Acontece que o SLB tem uma coisa que mais ninguém – uma “boa” comunicação social e por isso, a acontecer a vitória (faltam ainda 13 pontos) ela será colocada acima de tudo e não será o ruído azul a colocar em causa a mais valia de quem marca mais golos, de quem sobre menos golos… e, apesar de todos os SES, continua à frente.
    Quanto aos 2 pontos… isso era SE o Porto ganhasse todos os jogos depois da LUZ e, concordemos, o PORTO está MUITO LONGE de ser equipa capaz de tal coisa, mas isso, são ses…
    Termino relembrando os factos sobre os quais ninguém opina… são factos…

  4. Pedro Rocha says:

    Se a bola não batesse na trave…nunca o Porto teria sido campeão europeu!

  5. Com ou sem caceteiros, ainda não houve nesta década nenhuma equipa que conseguisse nada próximo da média de 2,5 golos por jogo que o Benfica leva esta época.
    Comparando com a época anterior, em 24 jornadas, o Benfica fez mais 15 pts e o Braga fez mais 14. É isso, mais do que qualquer SE, que explica o 3.º lugar do FCP.

  6. João Paulo, todos somos facciosos, é para isso que serve a bola, mas não exageres: essa da “boa” comunicação social é no mínimo ingénua. Hoje vi a capa da Bola na Figueira da Foz, exposta num café. E ouvi os comentários dos presentes.
    Toda a comunicação social que não é para consumo interno de benfiquistas está claramente distanciada deles neste campeonato.
    Campeonato onde o anti-portismo habitual se está a transformar em anti-benfiquismo.
    A equipa caceteira, embora matreira, e as goleadas imorais (sim, as goleadas sucessivas são imorais e só um treinador sem um mínimo de tacto as promove) viraram os adeptos dos pequenos clubes contra o SLB.
    Quando perderes a LPF talvez percebas.

  7. Pedro says:

    “A equipa caceteira, embora matreira, e as goleadas imorais (sim, as goleadas sucessivas são imorais e só um treinador sem um mínimo de tacto as promove)”
    Já não me ria tanto desde…quer dizer, acho que nunca me tinha rido tanto…

  8. JJC: quando me refiro à “boa” comunicação social é exactamente a isso. EU, SÓCIO do BENFICA, estou plenamente de acordo. Por razões várias (penso que de mercado) a comunicação social (SIC e Bola, por exemplo) estão a proteger o Benfica. Claramente.
    Quanto ao tacto do mister, subscrevo – é quase tão pouco tacto como o Mourinho… quase.
    Talvez perca… mas estou perto, muito perto, de garantir o 2º lugar.
    JP

  9. JP: corrigenda, “quando perderes as eleições para a LPF”. E experimenta a TVI (a começar no Maisfutebol) e os jornais não desportivos.
    Pedro: o último a rir, sempre se ri mais que duas vezes por década.

  10. JJC: repito sem ironias – estou de acordo contigo. A expressão boa, usei-a como sinónimo de parcial. Não tenho qq dúvida, a sério. Em alguns momentos, até eu acho que exageram. Qt à TVI… não a vejo há anos, tirando um ou outro jogo do SLB…
    Mas, volto ao essencial: gostaria de perceber melhor a versão FCP dos factos que aqui apresento: é ou não este o filme dos acontecimentos? Não é? O que está mal? O que não aconteceu?
    Em síntese: em que é que a LIGA prejudicou o POrto?

  11. brmf says:

    Falso, o Porto não estaria a 2 pontos. Estaria a 4. O CJ deu três jogos e dois dos pontos que o Porto perdeu foi durante os três primeiros jogos após a suspensão. Portanto, nunca dependeria só de si próprio (à data de hoje).

  12. Para a “Liga” vai Fernando Gomes.
    Agora falta saber quem vai para a “Federação”.
    Este é o futebol que há cá no nosso “burgo”.
    Alguém quer continuar a manobrar nos “bastidores”.

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Teorias, dúvidas e factos sobre os castigos de Hulk e Sapunaru: Nos últimos dias tem havido um toque a reunir dos … http://bit.ly/bikLPz […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading