A mulher que amanha o peixe

A mulher que amanha o peixe

Sempre que a vejo no supermercado onde vou, reconheço que não é por acaso. Muito bonita a mulher que amanha o peixe – não sei se amanha se amanhece! -.

Rosto combatido, dorido, olhar sofrido e manso, não sei o que faz desta mulher um poema, se os olhos negros e fundos, se o desenho rasgado da face, se um gesto brusco da natureza revoltada de cansaço.

Um vale profundo entre o cá e o lá, banca de peixe, mar imenso, mar morto, do outro lado um peixe vivo no céu tocando o mar, estripando com mãos invisíveis, entre lágrimas e sangues, as entranhas da vida nas elegâncias difíceis dos plásticos cobertos de escamas.

Passos molhados, encharcados, pesados, cheirando a algas, ondas de tempestade no lindo rosto marcadas pela ânsia de voar. Com tantos apetrechos de borracha, botas altas, luvas e avental, não sou capaz de adivinhar o corpo que tem por baixo, nem quero que aconteça o tal.

A mulher é segredo, a mulher é sonho, sonho de si mesma no olhar dos outros, sonho de ventre liso crescente de imensidão, fonte de pão e de leite, eternidade e sorriso, dança de movimento para além das formas e da imaginação.

Trepadeira de vida e de morte, olhos que se abrem no céu e repousam no mar, mãos de todas as direcções, ainda que vestidas de plástico amanhando o peixe.

Não sei se é casada ou mãe, se é tudo ou nada no reduto escasso do dia-a-dia, nem me interessa. Bastam-me os olhos infinitos, a boca seca de beijos, a dor-desenho dos lábios, a doçura-criança que não cresceu por falta de uso, tempo e espaço.

O corpo desta mulher está na face, oculta e sedenta, na ânsia fervente do impulso, na mais íntima agitação do mundo e da dimensão que pode caber numa banca de peixe.

Difícil acertar ideias e olhares quando só olhares fazem ideias…enfeita-se a beleza desta forma estranha criando beleza no amanhar do peixe.

Cruel seria descobri-la a dançar, pesadamente etérea e volátil nos salões de púrpura da mulher vulgar, entre rendas e espumas que não são espuma do mar.
Como sempre, tenho de dizer até amanhã, sou forçado a serenar as ondas, a desnavegar meu barco.

Muito obrigado. Não tem de quê. Você é das mulheres mais lindas que já vi.

Muito amável, um exagero…faça o senhor o resto das compras e depois passe por cá.

Buscar o peixe…ou voltar a vê-la?

Sei lá!

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Adão, eu não sou homem de boatos, mas só vejo esta beleza de textos na pena de homens apaixonados.

  2. joão Nunes says:

    Ó Adão, cuidado!
    Pela boca morre o peixe.
    Estás pelo beicinho…
    Olha o anzol!

  3. carla romualdo says:

    seja como for, se eu fosse a ti passava mesmo.

    • Luís Moreira says:

      eu era a toda a hora. Outra hipótese é armares uma tenda à porta do mercado e acampares, só peixinho fresco para ti e flores para ela, são anos de vida. Olha o Pintinho, a forma dele…

  4. Vocês são todos uns piadéticos! Já um gajo não pode ser puro e angélico.

    • Luís Moreira says:

      Adão, podes ser puro e angélico, mas eu, tal como diz a Carla, comprava todos os dias peixe…faz bem ao coração, e dizem que uma sessão de amor “platónico” liberta secrecções ao nível do aparelho “parasimpático” e “muscular central”. que diminui em 30% a hipótese de um ataque cardíaco. Vai por mim…

  5. carla romualdo says:

    Mas olha que eu não estou a brincar, Adão, nem a ser brejeira.

  6. maria monteiro says:

    Bonito elogio à mulher que … amanha o peixe

  7. graça dias says:

    será que o autor do post vai passar a doente cronico do coração. achei o máximo

  8. Não é nada de deitar fora o sensato conselho do Luis, mas não seria peixe a mais?

    • Luís Moreira says:

      Adão, para já não há como ver se é a mais ou a menos. É essa a graciosa incerteza do amor…

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: A mulher que amanha o peixe: A mulher que amanha o peixe Sempre que a vejo no supermercado onde vou, reconheço que… http://bit.ly/a86MRw […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading