Museu de Penafiel entre os melhores da Europa

Não foi notícia, porque o que se passa fora de Lisboa e Porto nunca é notícia. A menos que envolva a Playboy, professoras nuas e vereadoras moralistas.

Mas hoje que se comemora o Dia Mundial dos Museus, queria deixar uma palavra para o novo Museu Municipal de Penafiel, que acaba de ser nomeado para o Prémio de Melhor Museu da Europa – EMYA 2010 do European Museum Fórum. Aliás, três representantes da Câmara Municipal – a Vereadora da Cultura e duas técnicas do Museu – estão neste momento na cidade finlandesa de Tampere para participar no evento que no próximo Sábado conhecerá o seu desfecho.

O Museu Municipal de Penafiel está instalado num lindíssimo edifício setecentista, cujo interior foi integralmente renovado através de um projecto iniciado pelo arquitecto Fernando Távora e terminado pelo seu filho, José Bernardo Távora. Foi inaugurado em Março deste ano por Cavaco Silva e foi notícia pela célebre conferência de imprensa de José Saramago que se seguiu à polémica do seu livro «Caim».

É aquilo a que se pode chamar um «museu vivo», onde estão presentes inúmeras peças pertencentes ao espólio arqueológico do concelho e um conjunto de secções dedicadas à etnografia local e sobretudo aos trabalhos agrícolas de antanho. «Os trabalhos que o linho dava»…

O Museu Municipal de Portimão está igualmente nomeado para o referido Prémio.

Comments

  1. Luís Moreira says:

    É curioso.Como sabes eu nasci em Penafiel e o meu sobrinho Ricardo andou a estudar na cidade Filandesa de Tampere! São os tais links…

  2. marta says:

    É sem dúvida motivo de orgulho, este museu e esta irmã. Boa Ricardo.

  3. Pedro says:

    Sem querer desmerecer a nomeação do Museu de Penafiel, Ricardo, venho só dizer que o de Portimão ganhou recentemente o prémio Museu do Ano 2010 do Concelho da Europa. Estão ambos de parabéns.

    http://www.mundoportugues.org/content/1/6178/museu-portimao-recebe-premio-europeu-museu-ano

  4. Ricardo Santos Pinto says:

    Vejo que és nossa leitora, Marta. Fico contente.

  5. Virginia Pinto says:

    Tudo que tenho visto, de Portugal, tenho admirado, envaidecida e curiosa tenho ficado, aqui do Brasil….Meio Verde/ meio vermelha…. Virginia Pinto

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Museu de Penafiel entre os melhores da Europa: Não foi notícia, porque o que se passa fora de Lisboa e Porto nunc… http://bit.ly/9UUoPI […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading