Crescer


É porque esta razão que eu gosto é do século XVI.

E é por isto que a História do século XX me causa algum descomforto. Não tanto a História, peço desculpa mas a forma como é ensinada. Porquê? Porque somos quase obrigados a escolher um lado. Eu ando a estudar o século XVI. As pessoas já não estão absolutamente convencidas de que uma resposta simples pode servir em relação a problemas complexas. É evidente que os historiadores condenam os crimes do século XX. Mas ao lado da condenação importa também compreender. E não vejo porque é que a existência de outras interpretações são automaticamente ilegítimas. É bom para a História, para o estudo da História a existência do debate mesmo que algumas interpretações estejam mais correctas do que outras.

Rui Ramos com todos os defeitos que pode ter, tem uma virtude. Contrariou e muito quase todos os historiadores que até agora escreviam sobre o Estado Novo. Pode não estar certo? Pode estar errado? Talvez, quem sou eu com os meus parcos conhecimentos para julgar isso. Mas sinceramente, teremos sempre que olhar para a História por apenas uma janela? Ver e aceitar ou considerar apenas uma interperetção? Eu pensava que todos os documentos podiam ter interpretações diferentes! E eu e todos os outros temos que lidar com isto. Está na hora de crescer e enfrentar o passado e aceitar a noção de que sim a História é revisionista e as pessoas também.

Comments

  1. Do tempo recente não há História, fazem-se umas aproximações, saindo muito disparate. Mas que é bom material para mais tarde os historiadores trabalharem, sem dúvida.

  2. Carlos Fonseca says:

    Li a entrevista de Rui Ramos à revista LER. Fiquei surpreendido. É um discurso de um político e não do historiador. Depecionante.

  3. Excelente post.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s