OS CUBANOS

POR JOAQUIM QUICOLA

Estou muito agradecido aos meus cambas aí da tuga por me darem a oportunidade de escrever aqui nesse tal de blog Aventar. Por causa disso tenho aproveitado para ver outros blogs pulas e ver e aprender com as discussões que aí vos animam. Já reparei que há dois temas internacionais que vos cuíam muito. Israel e Cuba. O people aí se entusiasma mesmo muito quando o mambo envolve esses dois países. Com Israel se envolvem muito, mesmo muito, e ficam a falar dos judeus e dos muculmanos, e uns são isto e outros são aquilo. E o deus de um e o deus do outro. E uns já sofreram muito e agora lhes chamam de nazis, que foram precisamente aqueles que os fizeram sofrer. E depois vem os americanos e a geo estratégia e mais não sei o quê. Tudo muito complicado. E tem também os idiotas úteis, que na minha opinião até são bons idiotas por sempre têm alguma utilidade, já viu o que é ser idiota inútil, deve ser mesmo muito mau ser idiota que não serve para nada. Mas sobre esse tema eu já falei mesmo, já dei a minha opinião na sequência do cota Adão. Para mim tem de respeitar a terra do outro senão vai dar maka. E a partir daí tudo muito bem. Não tem mais mambo. Tás a ver né?

Depois vem Cuba. E porque Cuba isso e os cubanos aquilo e o Fidel e a democracia e o quê. Mas gostaria de dizer o seguinte. Angolano como eu, assim tipo genuíno, só posso falar bem dos cubanos e inclusive do mais velho deles . Já nem vou falar que foi cubano que me deu instrução para movimentar muito bem a minha kalasnikou. Nem mesmo que foi cubano que combateu, conjuntamente com as Fapla e o people da Swapo, a Unita e o tropa sul-africano e o muito mercenário pula que estava do lado de lá. E vou vos falar uma coisa. Cubano na guerra é muito barroso. Ali na trincheira deles a Unita podia mandar fogo, mas não passava nada. Eu mesmo posso comprovar. E no momento da ofensiva eles não paravam, iam mesmo. Eu vi muito cubano morrer aqui em Angola, assim mesmo sem problema.
Prefiro ainda frisar que eles vieram e trouxeram médico, engenheiro e professor. Fizeram hospital e escola e casa. Hoje muitos médicos angolanos, inclusive alguns que estão a trabalhar na clinica da esposa do Zé Edu e a fazer muito cachet, foram formados pelos cubanos. Pode não ser a medicina do branco. Mas no paludismo, na malária, na cólera e na febre tifóide e mesmo na tuberculose, tudo doenças de mbumbo, eram barras mesmo. E ao mesmo tempo viviam como o angolano. Não vinham por causa da bufunfa até porque naquele tempo do socialismo esquemático o cumbu era escasso. Eu pensava inclusive que lá em Cuba devia ter muito largent para eles estarem a ajudar Angola assim, mas fiquei mesmo muito espantado quando soube que eles tão vivendo muita dificuldade por causa do tal de bloqueio dos americanos.
Não sei qual era o esquema para vir assim e ajudar da forma que eles fizeram. Mas se não tinha esquema deveria de ter porque esse povo foi muito amigo, mesmo barra com o povo angolano. Se não tiveram cachet está muito mal. Eles lutaram pela pátria angolana, como é?.E não só. Me disseram inclusive que o próprio Mandela lhes agradeceu porque colaboraram com a Swapo e mudaram muita coisa na África do Sul. Pois então! Como ainda vou falar mal de Cuba e do mais velho Fidel?
É essa a minha opinião sobre os cubanos.

Estamos Juntos!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading