BP e a poluição de Fundos de Pensões

Há notícias recorrentes do desastre ecológico causado pela plataforma petrolífera da BP ao largo de Louisiana, EUA. Onze operários perderam a vida, mas este facto passou quase despercebido à opinião pública mundial. As eleições norte-americanas esperadas para Novembro e a pressão sobre Obama absorveram o conteúdo dos noticiários nos prejuízos reais causados às actividades económicas locais, pesca em especial, e à destruição do meio ambiente. Reconheça-se a relevância destas questões, pelo menos na perspectiva da luta política. Contudo, os efeitos do desastre em causa não se esgotam nestes domínios.

As penalizações impostas à BP estão a provocar complexas penalizações para terceiros; ou seja, para aposentados e investidores em geral. Por cada barril de petróleo (159 litros), a petrolífera britânica terá de pagar uma multa de 4.300 dólares. Se feitas as contas à quantidade de barris derramados, com facilidade se chega aos milhares de milhões de dólares que a BP está condenada a pagar, nos EUA. Os montantes são de tal ordem que The Source – Wall Street Journal admite o não pagamento de dividendos no 2.º e 3.º trimestre do ano em curso. Desde 20 de Abril, início do desastre, as acções da BP registaram uma desvalorização próxima dos 50%. É obra.

Chegou-se, assim, a uma situação catastrófica para milhões de reformados. No Reino Unido, os políticos garantiram-lhes – e eles acreditaram – que a melhor solução seria a opção por fundos de pensões privados, no sentido de assegurar pensões de reforma sólidas e de maior valor. Nos EUA, e atendendo a que quase 40% das acções da BP estão em mãos de investidores daquele país, também há fundos de pensões afectados. A falta de um sistema de segurança social coeso e abrangente é imagem de marca das terras do ‘Tio Sam’. Portanto, os danos para aposentados norte-americanos, ao abrigo de fundos de pensões, são óbvios.

Sublinhe-se ainda que, em 2009, a BP pagou cerca de 10 biliões de dólares de dividendos. Tanto como 14% de todas as remunerações do mesmo tipo pagas por empresas cotadas na bolsa de Londres (FTSE).

Os efeitos do desastre social causado pela BP, a somar a outros de carácter ambiental, económico e também social noutras vertentes, deveria fazer pensar aqueles que defendem, a qualquer preço, a privatização da segurança social como solução mágica e eficaz. A minha dúvida é se os ditos têm a capacidade de pensar; ou a humildade de reconhecer que, no sistema financeiro dominante, a solução que propugnam comporta igualmente riscos para o legítimo direito à pensão de reforma, após uma vida de trabalho.   

Comments

  1. de notar que a privatização da segurança social não obriga a que as pessoas tenham que investir em acções. podem optar por outras soluções mais conservadoras

  2. Caro Vítor Silva, nos EUA e no Reino Unido, os Fundos de Pensões, erradamente, têm privilegiado o investimento em acções. Foi, assim, com a Wordcom, com a Enro e agora com a BP. E ainda com uma quantidade enorme de investimentos nos designados produtos tóxicos e bancos falidos. A AIG, se não fossem os 700 mil milhões de dólares do governo norte-americano, teria feito desabar o esquema de pensões de muitos milhões de cidadãos reformados.
    Estes são os factos que demonstram a preferência por produtos de risco em vez de opções mais conservadoras, em parte substancial dos casos.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading