A França regressa a Vichy

Ao iniciar hoje a expulsão de ciganos, cidadãos europeus de pleno direito, o governo Sarkozy retoma um velho slogan do fascista Pétain, o de cumprir todas as promessas, incluindo as dos outros.

Neste caso podemos mesmo falar de uma promessa do Marechal, que deportou para os campos de concentração judeus e ciganos.

Dizem que quando as coisas lhe correm mal Sarkozy puxa logo das paranóias  securitárias, tal como entre nós o faz Paulo Portas ao sentir o PSD a entrar no seu terreno de jogo. Não me contento com essas explicações tacticistas. Tal como na fábula da rã e do escorpião, é a própria natureza destes personagens que vem ao de cima.

Primeiro os ciganos “estrangeiros”, e depois… espero que os franceses acordem, antes que a história siga o seu percurso habitual.

Quanto as ciganos rom, que também andam pela península de cá, não comecem já a comentar que isto e aquilo. Vão ver este filme, e espero que vos passe.

Comments

  1. Ana Paula Fitas says:

    Fiz link, João.
    Obrigado.
    Abraço.

  2. O filme parece muito interessante vou tentar ver nos próximos dias, (imdb: Dom za vesanje – Time of the Gypsies). Pena não parecer ter grande coisa a ver com deportações à francesa…

    É claro que as deportações neste momento têm motivos políticos. É fácil apontar e defender esta posição com a qual concordo.

    No entanto muitos dos problemas com os ciganos são problemas concretos que merecem solução (temos problemas reais de crime, exclusão social, tensões com os nativos franceses, não integração, educação deficiente, e de uma forma geral todos os males associados à pobreza e marginalização).

    Agora que fizemos o fácil que é apontar o dedo, conseguiremos apontar soluções?

    Pelo meu lado, não consigo compreender todos os aspectos deste problema, pelo que não consigo dar uma grande solução. Julgo que a solução para este e outros problemas depende de uma definição do que queremos que seja essa coisa a que chamamos “Europa”, se estivéssemos antes de 1985 este problema nem se punha…

  3. graça pimentel says:

    «Roubei-lhe» o seu texto para o facebook. O outro, neste caso os ciganos, é sempre o responsável pelos males por nós produzidos e não resolvidos. Obrigada por trazer aqui este alerta.

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar and Lady COMMANDEMENT, joao j cardoso. joao j cardoso said: A França regressa a Vichy: Ao iniciar hoje a expulsão de ciganos, cidadãos europeus de pleno direito, o governo Sa… http://bit.ly/dAMSXa […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading