homossexual

mãos de corpos do mesmo sexo que se amam e exprimem o seu desejo

Para tod@s os que tiveram a ousadia de não esconder os seu sentimentos.

É preciso distinguir. A primeira distinção, é que uma actividade, substantivo ou adjectivo, deve começar por um verbo, como o verbo ser ou não ser. Esta frase de Shakespeare, é um segundo dilema, que remete para a vida ou a morte, solucionada pelo autor com a morte de todas as personagens.

O terceiro dilema, central, é ser ou não homossexual. É um desejo, um sentimento, uma atracção passageira, espontânea, calculada, de nascimento ou aprendida? Parte deste dilema consiste em não se saber definir nem sentimentos nem acção. Hoje em dia, dizem, estar na moda ser homossexual, ou seja, sentir atracção por pessoas do mesmo sexo. Nunca esqueço a frase do filme Retornar a Brides’Head mencionada pela actriz em Veneza, quando fala sobre a amizade entre dois adolescentes: é melhor que dois jovens se amem em tenra idade, assim sabem depois o que fazer na sua vida adulta. Também não esqueço o texto de Didier Ansieur, de 1958,

ao referir o amor que Freud sentia pelo seu cunhado e pelo seu discípulo Karl Jung: o primeiro, casa e tem um filho, ao qual Freud envia uma carta de parabéns na que escreve finalmente somos pais, enquanto o segundo se retira da sua companhia devido ao amor que o célebre médico demonstra por ele, que até o levava ao desmaio quando o via. Contudo, Freud denomina de aberração a homossexualidade nos seus textos de 1906 e 1917 e ainda na Revista de Filosofia de 1910, numa entrevista ou entretienne, repudia o que tem de repudiar, devido aos seus sentimentos divididos entre uma mulher que não quer mais intimidade com ele, por não desejar ter mais filhos: quatro eram suficientes.

Mas, não vamos pensar que é falta ou culpa da mulher o facto de um homem endereçar os seus sentimentos para outro, ou uma mulher para outra. O Relatório de Alfred Kinsey de 1958, relata a felicidade das mulheres lésbicas, que amam e vivem juntas. E dos homens que amam a masculinidade e procuram o ser humano que os atrai. Torna-se necessário fazer uma nova distinção: existe o prazer sexual que pode durar meia hora, e findar. Existe também o ocultar dos sentimentos, quando entram, em segredo, em casas fechadas para fazer amor com pessoas desconhecidas do mesmo sexo.

E os sentimentos? Ao ver uma pessoa dos nossos sonhos, porque com esse desejo também se nasce, muito embora existam receitas terapêuticas para curar essa doença. As crianças, de forma natural, brincam entre elas a fingir ser marido e mulher, na pré-puberdade ou ainda, na puberdade, até decidirem a sua orientação sexual. O interessante é a direcção do sentimento e como se tem resolvido recentemente em vários Estado, incluindo em Portugal. A homossexualidade equivalia a prisão. Hoje em dia, em várias Nações, equivale a casamento, vida pública a dois, permitindo-se ou não a adopção de crianças. E há os que vivem juntos, apenas pelo prazer de se amarem. O sentimento endereçado ao mesmo sexo, é um sentimento respeitável, do qual ninguém pode fazer troça. Porque o amor é uma força da natureza, à qual ninguém se pode opor, é mais forte que a vida social, ocupada em punir a homossexualidade para salvar a reprodução humana ou ocultar os sentimentos.

Hoje em dia, a imposição da vergonha parece ter acabado, excepto em religiões que recomendam um comportamento puro e casto, como o derradeiro Catecismo de Karol Wojtila, que retira a falta, mas solicita apenas sentimento à distancia.como se a natureza pudesse resistir.

Diferente, do que escrevi no ensaio prévio a este, onde a amizade era o elo de ligação. Há também amor, mas um amor que não procura homossexualidade por se ter optado pela heterossexualidade. Talvez, cada vez menos. A porta foi aberta, e a maré embriaga boa parte do mundo, ainda que queiram ocultar o que para certas pessoas, é considerado pecado. Se assim fosse, seria mentira, engano perante a via social e traindo à pessoa amada. Isso é inadmissível. Ou se ama e se é fiel ou se vive na prostituída mentira.

Comments

  1. Raul Iturra says:

    Anónimo Agradeço imenso ao Prof. Iturra por ter escrito um texto que me ajuda a assumir a minha homossexualidade e aceitar o engano do homem que amo.

  2. Raul Iturra says:

    Agradeço o comentário do Senhor Anónimo, a quem, por não ter computador, emprestei o meu, donde o meu nome aparece, mas são as suas palavras, não as minhas ou da minha mulher.
    Agradeço também, a paciência de ler o texto
    Cumprimentos
    Raúl Iturra
    lautaro@netcabo.pt

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading