As "Zambézias"


Não foi a surpresa do dia, nem sequer da década. Há muito que se conheciam as nada estranhas ligações entre o poder político-militar da Frelimo e negociantes de todos os azimutes. Quando da independência, houve quem colhesse fartos benefícios das atempadas contribuições anti-Portugal, entre as quais avultavam as verbas distribuídas pelo senhor Olof Palme. Madeiras e transportes foram algumas das recompensas vertidas pelos detentores do poder na antiga Lourenço Marques, bem embaladas naquela conhecida retórica do situacionismo bem pensante dos “amanhãs”, “justiça”, “libertação” e outros tantos recursos tirados da luxuosa valise Louis Vuitton que a progressista oligarquia europeia tem sempre à mão.

Chegou a vez de Cabora-Bassa (ou Cahora?). Pelo que se diz imprensa fora, o senhor Guebuza, conhecido pelo seu “fero anti-portuguesismo” para consumo interno de uma pequena minoria, terá recebido uma comissão pela venda da quota portuguesa da grande barragem do Zambeze. Nada de extraordinário, caso o referido dirigente não fosse o Chefe de Estado de Moçambique e antigo (?) marxista-leninista convicto. Pior ainda, chegam também outras novidades acerca de arriscados conluios no tráfico de estupefacientes cuja proveniência torna ainda mais controversa a questão. A ser verdade, quais serão as ligações entre a nomenklatura da Frelimo, com certos sectores anti-ocidentais, cujos “alcaides” são facilmente identificáveis com uma certa forma de fazer política de Kalashnikov a tiracolo? Reminiscências de outros tempos e outras lutas? Quem sabe?

Voltando ao que importa, os portugueses prescindiram daquela que até há pouco empo era a sua mais valiosa propriedade fora de portas. Os prestimosos serviços bancários que dão pelo nome de “consórcios”, prontificaram-se a encontrar 950 milhões de Dólares para que Moçambique pudesse tomar posse efectiva da barragem, naquilo que Guebuza caracterizou como uma “segunda proclamação da independência”. O que interessa saber, é a forma e o conteúdo dos acordos que não chegaram ao conhecimento do público português. Assim, os “entre 35 e 50 milhões de Dólares” alegadamente pagos ao senhor Guebuza, saíram dos bolsos de quem? É que a outorga da “soberania sobre Cabora-Bassa”, significou o arrecadar de dinheiro para os cofres portugueses e assim sendo, este caso reveste-se de uma inegável controvérsia, pois as ditas dezenas de milhão, foram retiradas ao património nacional, satisfazendo as ambições de arredondamento de conta do presidente moçambicano. Mais ainda, poderemos e deveremos questionar os palácios de Belém e de S. Bento, acerca do seu conhecimento, ou não, de um caso em tudo estranho e que roça a mais cúpida indecência. Foram coniventes no esbulho? Ou nada sabiam?

Talvez não estejamos em tempo propício para tal coisa, conhecendo-se as “ligações de negócios” existentes entre a cúpula do poder em Maputo e determinados cavalheiros que há muito se têm esforçado por parecer entusiastas dos incertos e neste caso fustigantes, Ventos da História. Há muitos “santos” por aí.

A publicação de certos nomes seria um autêntico tornado, para tardio gáudio de muita gente que foi imerecidamente despojada da sua dignidade. Cá e lá. No entanto, resta-nos saber – como aqui se diz -, se as mensagens dos representantes norte-americanos correspondem exactamente à verdade dos factos. Subitamente, os maiores inimigos dos EUA embandeiram em arco e espantosamente, colocam toda a sua exultante confiança naquilo que as “bocas do imperialismo” dizem urbi et orbi.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading