Posso vomitar?

Acabo de ter acesso aos questionários relativos à ADD – Avaliação de Desempenho Docente – numa escola próxima da minha. Aí se estabelecem os critérios que permitirão avaliar os professores segundo determinado nível. Assim fiquei a saber que um professor EXCELENTE é aquele que:
. demonstra claramente uma envolvência consistente, sustentada em reconhecido grau de investimento pessoal e profissional e com relevante papel de influência e de referência na Escola.
. envolve-se e envolve os seus pares na concepção, desenvolvimento e avaliação dos documentos institucionais orientadores da actuação pedagógica da Escola, contribuindo para a eficácia das estruturas de supervisão pedagógica e demonstrando capacidade de liderança.
. demonstra claramente que reflecte e se envolve sistemática e consistentemente, de modo evidente e relevante, na construção do conhecimento profissional e no seu uso na melhoria das práticas.
. actua como figura de referência na dinamização do trabalho colaborativo e apoio aos colegas, bem como no desenvolvimento de projectos da escola e com a comunidade.
São mais de 50 os itens que permitem classificar um professor com o nível EXCELENTE. E eu a pensar que um professor excelente era aquele que dava aulas excelentes.
Entretanto, descobri que há uma coisa nessa escola que se chama PITA – Plano Individual de Trabalho do Aluno. Assim, se um professor se virar para uma aluna e perguntar «Então, tudo bem com a tua PITA?», pode sempre escapar à acusação de assédio sexual.

Comments

  1. Também pode ser: Pain In The Ass

    Ver aqui.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading