Novidade mundial: a nova CRIL

Hoje foi inaugurada com a pompa e as fanfarras da campanha eleitoral a chamada CRIL, no seu último troço de escassos 3,6 km entre a Buraca e Pontinha. Terá custado entre 111,6 (Público) e 153 milhões (Sol), dos quais 70 ou 73 foram para 1400 expropriações. Sobre os trabalhos a mais falaremos depois das eleições.

Afinal ninguém sabe quanto custou, mas o FMI vai descobrir e por todos a pão e água até cobrar o último cêntimo.

“Presume-se que os condutores que utilizem a nova estrada possam ganhar diariamente cerca de 4.000 horas.”Viajam no tempo? É possível, se atingirem a velocidade da luz…

E continuam: “Os ganhos anuais devido à redução dos tempos de viagem estão calculados em 28 milhões de euros e a velocidade média de circulação deverá subir cerca de 11 por cento.”

Ganhos de quê, e para quem? Onde vão todos com tanta pressa?

Perdoem o meu cepticismo, mas com a gasolina a 1.55€ e as autoestradas do norte TODAS com portagens, não me entusiasmo nada com este tipo de obras despesistas que só encorajam o tráfego rodoviário para aumentar mais ainda o nosso já elevado endividamento.

José Pinto

Comments

  1. Pedro M says:

    Bem dito…

  2. Miguel says:

    espero que nenhum ministro ou secretário de estado do actual e do futuro governo (para o caso de serem diferentes…) utilize esta nova infraestrutura rodoviária… se fizeram o que fizeram antes, imaginem agora com mais 4.000 horas por ano disponíveis para terem ideias brilhantes!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading