Agradeçam ao senhor Cunha.

Parece que um organismo internacional descobriu o que o governo da República Portuguesa anda a tentar ocultar há anos: a “corrupção no sector público” como causa da crise da dívida em Portugal. Não era preciso gastar milhões em estudos, como aqueles que foram gastos na OTA e no TGV para perceber uma coisa simples, que a corrupção, seja ela do tipo clientelista (como a cunha) ou da alta finança produz efeitos bombásticos no desenvolvimento de um país.
A cunha, por exemplo, tem semeado a incompetência na administração pública que pretere o mérito pela admissão de indivíduos ligados a famílias e partidos. Não ignoremos que a maioria dos concursos públicos estão viciados: ou são feitos à medida de um certo candidato ou o próprio júri justifica com intrincáveis preciosismos a sua escolha, frequentemente um medíocre tirado das fileiras de inúteis que alimentam as Queimas universitárias. Da administração central ao governo, do cantoneiro ao primeiro ministro, faz tudo parte de uma imensa cadeia de favores mútuos que vem do passado: uns ajudam outros e todos se ajudam.
A verdadeira ética que alguns chamam republicana era acabar com a partidocracia e devolver ao cidadão o controle da política. Mas isso, claro, não convém a ninguém. Mesmo os que agora criticam o que antes aplaudiam. Quando havia dinheiro para distribuir e cunhas para agradar a todos, toda gente era pró-europeísta, votava a torto e a direito em PS e PSD. Agora, tirada a gamela, morra o Euro, morra PSD, morra o PS, abaixo os políticos e acabe-se com a corrupção.
É a cair que aprende a andar, meus amigos.

Comments

  1. Parece que mais de 70% dos portugueses não querem sair do euro…

  2. MAGRIÇO says:

    De acordo! Mas ainda gatinhamos e já devíamos ter aprendido a andar há muito tempo…

  3. Tiro ao Alvo says:

    Inteiramente de acordo consigo. Infelizmente não será tão cedo que isto muda.

  4. CUNHA ??’ favor ??? adicionais nos projectos que delas não necessitam, mas que se inventam e os fazem encarecer de centenas de vezes mais ?? de que o CCB é um dos primeiros e mais obtudos exeplos ?? TAPA-ME a mim que eu tapo-te a ti . MAs agora até já está tudo destapado – é à luz do sol (talvez por isso até o sol do céu se tem escondido tanto sobretudo em 2011) – não será agora que isto muda, diz o “tiro ao alvo” – mas para onde é que você atira ??? – para o lado ?? E a primavera árabe não o inspira ?? Limita-se ao rebéubéu “fadista” ??? muito falam e se queixam os portugueses de “agora” – que fácil que é – “eles” que resolvam ?? Eles quem ?? Pelo menos o 25 abril deu-lhe a possibilidade de escrever o que diz ou fez você alguma conqueita de onterêsse colectivo ?? Não deve isso a nada nem s ninguém ??? Porque não faz o seu 25 abril ?? com os que, como você, se queixam tanto ?? – ou já perdeu a esperança ou está bem no seu trabalho e sei lá que mais e nada é consigo a não ser o lamento – ou continua a querer tudo à borla e a cama feita por outrém ?? que fácil á falar hoje em dia – Paroles paroles paroles

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading