O Problema da Europa

Valores dos titulos a atingir a maturidade

O gráfico anterior ilustra as necessidades de crédito imediatas de três bombas relógio. As cimeiras europeias não fazem nada para resolver este problema. Tanto a Itália como a Espanha estão a atingir valores de financiamento que fazem com que o roll over destes bonds seja impossível de fazer. Como vai ser?

Comments

  1. Quem faz o favor de me explicar o que é roll over – já não tenho a quem perguntar-obrigada-mcor

    • O roll over, neste caso, consiste em contrair um novo empréstimo para pagar a dívida anterior adiando desta forma o pagamento do capital em dívida (continuam a pagar apenas o juro). Note que no caso destes títulos de dívida, o capital tem de ser pago quando se atinge a maturidade.

      E aqui reside o problema, por um lado não há dinheiro para pagar estes valores, por outro lado as taxas de juro estão tão altas que tornam economicamente inviável pedir mais empréstimos.

      Tempos interessantes…

  2. O ECB, ou começa a imprimir dinheiro ou na Pascoa temos o exército a barricar os bancos.
    Deve ser mesmo o que Merkozy querem.

    • Infelizmente vivemos várias crises simultaneamente, sendo que a crise da dívida soberana (ou do euro se quisermos) nem sequer é a mais grave.

      Muito mais grave é a crise em que se encontra todo o sector financeiro (a nível europeu e mundial). Se a crise do euro até talvez se possa resolver através da criação de dinheiro pelo ECB (com os problemas terríveis que dai vão nascer), a crise do sistema financeiro não se pode resolver imprimindo dinheiro. E quanto a essa crise ninguém está a fazer o mais mínimo dos esforços para a resolver.

      Penso que um passo importante seria preparar a economia para a derrocada dos bancos e do sector financeiro em geral que parece cada vez mais inevitável (vejam o que está a acontecer com a questão da MF Global).

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading