Os benefícios do tabaco

Fátima Reis, uma investigadora dos malefícios do tabaco, constatou em restaurantes que “havia pessoas a fumar a cerca de um metro de distância da porta e foi observada entrada de fumo no estabelecimento.” Fátima Reis suponho que também deve ter visto automóveis a um metro de distância de algumas dessas portas mas não nos conta se observou o fumo dos escapes a caminho da cozinha.

Emília Nunes, da Direcção-Geral de Saúde, tem um ideal: “que as pessoas não fumassem em casa ou quando vão no carro com terceiros, mas isso são questões que não podemos legislar”.

Podia argumentar contra a nova lei do tabaco que se avizinha. Podia demonstrar que o verdadeiro sonho de Francisco George é proibir o tabaco e provavelmente todos os vícios. Quer ele que eu viva mais anos, não tenho a pretensão de lhe explicar que um ano da minha de fumador me pode ter dado mais pequenos prazeres que dez da sua ocupados a preocupar-se com a minha saúde. Podia escrever os insultos que me inspiram, e merecem, estes purificadores da existência humana,

Não vale a pena, neste caso confio em dois ministros, o das Finanças e o da Saúde. Ambos sabem que os impostos pagos pelos fumadores pagam os tratamentos de todos os cancros pulmonares e mais uns tantos, e acreditam na poupança que a estatística que nos dá menos anos de vida provoca na Segurança Social.

Quando aterramos no reino da imbecilidade nada como invocar o vil metal: resulta quase sempre.

na fotografia Oscar Niemeyer, nascido em 1907, fumador, retirada do excelente Volúpia na Tabacaria onde podem apreciar centenas de imagens de fumadores muito pouco anónimos

Comments

  1. Talvez ainda não tenha dado por isso mas a lei é para proteger os não fumadores dos fumadores. Ou acha que eu tenho alguma obrigação de engolir o seu fumo?
    EH PÁ, FECHA LÁ A MERDA DA JANELA, QUE EU APAGO O CIGARRO.

    • vc acaba por ser mais imbecil e ignorante que que aqueles que lançaram estas leis!!! quer ser saudável e nao respirar o meu fumo???? use uma mascara anti gás, pq nao é o meu fumo que provoca as doenças pulmonares a quem nao fuma, é a poluição causada pelos gases de escape dos automóveis (que vc e eu e todos nós respiramos)cultive-se “amiga” antes de falar!!!!

  2. Quando falamos de proibição de fumar na rua, quer que eu ande com a campainha dos leprosos para ter tempo de se afastar? eu sugeria que os não fumadores a usassem, para nos afastar-mos nós.
    Não é dessa protecção que se trata, leia o que a DGS diz, e perceberá. Ou também concorda com a ilegalização do tabaco?

  3. dédé, é irónico que a sua imagem seja um cérebro. é que parece, a tê-lo, que dele saiba fazer uso.

  4. errata: é que NÃO parece, a tê-lo, que dele saiba fazer uso.

  5. Dédé says:

    João e a, são essas as melhores respostas que conseguem? Se a lei tem exageros, identifiquem-nos e falem deles em vez de se ficarem pelas bocas foleiras que só revelam o vosso desprezo pelos outros. Mas esteja o João descansado que não defendo a ilegalização do tabaco, do cannabis, das alheiras, ou do bungee jumping.

  6. Ildefonso Duarte Manuel de Castro Silva Mendes Cunha de Matos Proença e Sá says:

    Tão progressista numas coisa e tão reacionário noutras !

  7. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Mas a tal senhora anti-tabaco nunca se preocupou em analizar os alimentos de agroquímicos produzidos em estufa, nem os alimentos dos animais leiteiros ou de carne, nem os pintos e porcos alimentados a químicos – ou esqueceu-se de dizer à ASAE, nem a limpeza de hospitais enxarcados em bactérias (já nem é preciso ir ao 4º pido do Hospital Santa Maria onde qualquer visita sai com uma infecção pulmonar e cheia o ar impestado logo à saída do elevador nesse andar dos infecto-contagiosos) e os doentes que morrem sem saber porquê dentro ou 3 dias depois desair de qualquer hospital – até podiam ter visto ontem na TV reportagem de menina linda e saudável que morreu de operação a pôr banda gastrica e os pais andam com processo no tribunal e o operador até ficou engasgado na reportagem que lhe fizeram – Hospital de Leiria – E a senhora não come se calhar os morrrrrangos duros que nem um corno que não cheiram a morango (nem os de Sintra) – nem dos impostos que são cobrados e se calhar para pagar ordenado a tão zelosa criatura e ainda tenho de acabar por lhe agradecer porque eu NÂO sabia que o tabaco me fazia mal a mim – e a senhora não sabe também quem COMPROU a Tabaquira e que elementos volácteis de facto cancerígeros que a Pall Mall adicionou quando “entrou” na Tabaqueira – componentes que são mais ou menos os dos hamburgers e pizzas para viciar e comer até à gordura morbida que nunca houve neste país – a srª não dá por nada senão por quem tem o prazer de fumar – e de não gosta AFASTE-SE para longe e não xateie – a srª não deu por nada nem sequer pelos coliformes da àgua que as *Aguas de Portugal” fornecem e deixam resíduos em qualquer container de fundo branco – mande analizar a água

  8. Ora cá está uma resposta de louvar!!!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading