E tudo começa no berço

O título deste texto é copiado descaradamente de outro de um livro lançado ontem. Já não é a primeira vez que trago ao universo do Aventar a magna questão do peso que os factores extra-escolares têm no rendimento dos alunos, questão essa recorrentemente ignorada pelos vários responsáveis políticos e teóricos da Educação.

Para não me estar a alongar, reitero alguns dos meus dogmas sobre o assunto: os problemas educativos têm, muitas vezes, causas exteriores à Escola; nada disso significa que a Escola deva desistir de contribuir para a resolução desses problemas, o que, de qualquer modo, só poderá ser alcançado através de uma cuidada conjugação de políticas sociais e educativas.

Assim, enquanto a Educação for uma área em constante revolução, com uma produção legislativa desordenada (com consequências, entre outros terrenos, no currículo e no estatuto do aluno), e em estado de permanente negação acerca da influência de vários agentes e circunstâncias variadas na vida escolar, os problemas continuarão por se resolver.

Comments

  1. marai celeste ramos says:

    como teria sido o berço do “primeiro” ?? será que até brincou ???

  2. Luís Farinha says:

    Interessante o livro de Luís Maia. Aliás, creio não estar a especular ao considerar que o comportamento bizarro dos adultos (quando habitual) resulta na maioria das vezes da forma como foram educados desde a infância. A ausência de bons exemplos recolhidos desde o berço será, penso eu, como um ferrete quando na fase adulta.
    (Luís Farinha)

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading