Pudera, quem é que nega o ganha-pão?

 

Quanto é que a banca tem ganho mesmo por emprestar dinheiro ao estado? Ora bem, SCUT, PPP, cenas, troika, mercados e coiso… bom, é fazer as contas.

 

Imagem: colagem a partir do Expresso de amanhã.

Comments

  1. almari says:

    E são estas “coisas”, espécies de merceeirógestores, que passam a vida a falar da subsidiodependencia. Sim, que eles não são subsidiados… Viveram e vivem cada vez melhor à custa do Estado e deste estado de coisas.

  2. Bom! Começa, finalmente, a ficar claro quem são os verdadeiros responsáveis pelo estado actual das coisas.

  3. jorge fliscorno says:

    Sim. Mas pelo meio houve eleitos e eleitores.

  4. clara says:

    quem os elegeu?
    e… há quem se vanglorie,,, pelos vistos ganhavam novamente! e biba!

  5. Jorge, quem é que elegeu o Ricardo Salgado?

  6. jorge fliscorno says:

    A questão para mim, Helder, é quem é que elegeu os governos que prometeram fazer (e fizeram) obra usando o crédito do Ricardo Salgado.

  7. jorge fliscorno says:

    E quem diz obra, diz linhas de crédito bonificado (bonificado porque o estado suporta parte dos juros), injecções de dinheiro na economia (lembras-te de 2008 e 2009?) e incentivos a sector “estratégicos” (eólicas e barragens, por exemplo).

  8. Dora says:

    Sinceramente, não tenho conhecimentos suficientes em matéria de economia, finanças e desenvolvimento para comentar este assunto.

    No entanto, parece-me que é possível haver um desenvolvimento económico sustentado a nível de obras públicas que gere riqueza e emprego.

    O problema é a falta de visão, de fiscalização e de colocar a banca a fazer o que é suposto fazer – financiar projectos de forma a que o país ganhe com isso.

    Causa-me alguma perplexidade o boom de obras públicas em tempos bons e a estagnação total das mesmas em tempos de crise.

    Tem de haver alguma visão e planeamento porque não se pode funcionar assim.

    A estagnação total a nível da construção civil e de todas as áreas económicas que são arrastadas com esta estagnação é um problema enorme que acarreta um enorme número de desemprego diariamente.

    O que quero realçar é que o investimento público é bom desde que seja feito de modo sustentável a nível do desenvolvimento do país e não a nível dos negócios desonestos da banca, dos seus donos e accionistas.

  9. Não acredito que alguém tenha elegido os governos para desbaratarem desta forma o crédito do estado. O que na realidade se passa é que a maior parte das pessoas não tem dados suficientes para tomar uma decisão informada quanto ao partido em que vão votar, por isso tomam decisões erradas e até mesmo perniciosas para eles mesmo. Na realidade, até nem têm escolha, o chamado centrão trabalha para o mesmo patrão e a ditadura antes deles também. O George Carlin explicava este problema do voto melhor do que eu

    Como mudar o estado de coisa? Não sei, penso que o caminho envolve muito mais transparência e um tipo de democracia mais directa…

  10. >>Como mudar o estado de coisa
    facil. basta ter pessoas sérias.
    com politicos sérios, empresários serios, cidadãos sérios, não é preciso que uns policiem os outros para garantir que ninguém engana ninguém, isso acontece naturalmente porque as pessoas são sérias…

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading