O dantes é que era a sério

no ensino em Portugal, muito bem explicado pelo Alexandre Homem Cristo.

Comments

  1. Excluindo qualquer conotação política que lhe queiram dar, a verdade é esta: as pessoas saem da universidade sem saber escrever português! Tenho vindo a comprová-la ao longo da minha carreira profissional.

  2. Pois, mas a questão pertinente aqui é: afinal, onde está a evolução no ensino da língua portuguesa? Sim, porque se a coisa tem sido assim nos últimos 30 anos, o máximo que posso testemunhar é uma total estagnação ou até mesmo uma ligeira involução.

    • Tal como o artigo explica está em que temos doutorados netos de analfabetos. O ensino evolui por gerações, menos do que isso é propaganda governamental.

  3. Assim de repente não estou a ver o que tem a ver a fazenda com as calças… Quer dizer que se tivesse tido, por exemplo, uma avó analfabeta, eu não saberia escrever português?
    Desculpe a minha ignorância, caro João José, mas não estou mesmo a compreender…

    • Quer dizer que em 30 anos Portugal deu um enorme salto em qualificações, vindo de um tempo de analfabetismo. E também quer dizer que por regra é muito mais difícil ensinar quem cresceu sem livros em casa e no ensino básico já tem mais habilitações do que os pais. Por isso o ensino só evolui por gerações.
      Também quer dizer que nunca se leu e escreveu tanto, nem nunca fomos tão cultos.

  4. Sim, obrigada, agora compreendi melhor; mas o facto é que a maior parte dos jovens de hoje, mesmo já com pais licenciados, continua a escrever muito mal o português!

    • Olá! Estás a ser simpática! 😆

      • Pois!!! 🙂

        • Mitos. Além de tudo o resto, perguntem a qualquer professor do básico e secundário se os seus alunos de hoje não são melhores do que aqueles que tivemos 20 anos atrás. Falo por experiência, embora tenha colegas que repetem o mesmo disparate que quando eram alunos os seus professores já repetiam.

  5. Ó João José, não sei não! Quase diariamente me deparo com erros de ortografia (já para não falar de gramática) que me deixam os cabelos em pé, dados por pessoas formadas e de uma faixa etária que vai dos vinte e poucos aos quarenta e muitos!

    • Ainda bem que se depara com erros de ortografia, quer dizer que escrevem. 30 anos atrás deparava-se com analfabetos que assinavam documentos com uma impressão digital.

      • O importante é saber escrever, nem que seja mal… Andamos a dar demasiadamente importância a isto de “escrever bem”…
        Com ‘c’, sem ‘c’, com um coração no ‘i’, sem um coração no ‘i’… O que realmente importa é que deixamos de ser os analfabetos das dedadas, e passamos a ser os analfabrutos das canetas!
        Eu por mim, qualquer forma é igualmente engraçada!
        E também, perguntar aos professores o que eles acham dos seus alunos, é prova de absolutamente nicles! 😉

        • Ora aí está! Voz, eu não me teria expressado melhor! 🙂

          Conclui-se, portanto, que a educação no que ao ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa se refere, evoluiu no sentido quantitativo, mas definitivamente não o fez no sentido qualitativo!

        • Quando os factos não chegam já percebi há muito tempo que nesta discussão, quando o umbigo geracional fala mais alto que o óbvio (só a quantidade gera a qualidade parece-me elementar), nada como recomendar a re-leitura do episódio do Velho do Restelo. E não se esqueçam de procurar os decassílabos, essa fundamental componente da escrita e da leitura que a tantos ajudou na precisão ortográfica (esqueçamos que o Camões a desconhecia) e no saber das gerações que tantos homens letrados e cientistas nos deixou, ao ponto de os milhares que hoje temos serem completamente irrelevantes,

          • É… Quando os factos não chegam, lá temos que recorrer aos Mitos… E andamos nisto!
            É giro 😉
            Mas não se apoquente…

  6. Acho que estamos a discutir coisas diferentes. Não ponho em dúvida, de forma alguma, que a educação, o ensino, sofreram uma evolução. Aliás, é perfeitamente natural que assim seja. O que ponho em causa, sim, por simples e quotidiana constatação, é que, apesar de termos menos analfabetos, temos uma menor qualidade de escrita da língua!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading