O Pai Natal e o Menino Jesus

menino jesusO PAI NATAL E O MENINO JESUS

Tenho de começar por dizer que não gosto do Pai Natal.
Desde que entrou na minha vida, já lá vão mais de vinte anos, que aos poucos a minha aversão ao personagem, foi crescendo.
Também não será para admirar. O Pai Natal chegou e destronou o meu Menino Jesus. Arrumou-o para um canto de uma gaveta, dentro de uma caixa velha, e não se ouviu mais falar dele.
Com a chegada do Pai Natal, começaram as desavenças natalícias lá por casa. E, pelo que ouço dizer, em muito mais casas por esse mundo fora.
O Pai Natal que na altura começou a andar lá por casa era um Pai Natal rico. O meu Menino Jesus, era um Menino Jesus pobre. Só por aí comecei eu a não gostar do velho de barbas e vestido de vermelho. Começou a luta dos ricos contra os pobres, e o rico ganhou. Não é que tenha ganho grande coisa, mas ganhou. Ganhou pelo menos o lugar que o Menino Jesus sempre tinha tido em minha casa. E com essa vitória começaram a desaparecer os valores que até então nos tinham norteado.
No tempo do meu Menino Jesus, e porque ele, coitadinho, era pobre, minha irmã, meus primos e primas e eu, recebíamos, na madrugada da noite de Natal para o dia, uma prenda, às vezes, muito raramente, duas (nos raros anos em que o menino estava mais abonado), e uma moedinha de prata. Os nossos pais, nada recebiam, embora, quando o ano corria bem, encontrassem no sapatinho deles, que como os nossos estavam em cima do fogão de lenha da cozinha da casa de meu avô paterno, um embrulhinho. E depois, era uma festa com cada um a mostrar aos outros a prenda com que o Menino Jesus os tinha mimoseado.
– Deixa ver … que porreiro pá! Já viste o que eu tive?
E nisto se passava o dia, com brincadeiras e muita algazarra, e com os adultos a viverem connosco toda essa alegria. O dia era de todos. Festejava-se a união da família.
Depois veio o Pai Natal e as prendas começaram a chover. Toda a gente, desde os miúdos aos graúdos, recebia uma catrefada de coisas. A maior parte delas não serviam para nada, mas todos tinham muitas coisas. E no fim, cada um de nós se entretinha com uma só, abandonando as outras, que, sem préstimo ficavam caídas no meio dos destroços da batalha momentos antes havida. Folhas e folhas de papel de embrulho, rasgadas e atiradas por tudo quanto era lado. A tristeza do fim de festa, o desapontamento por falta de algo com que se tinha sonhado, o desalento espelhado num ou noutro rosto. A abundância desmedida não trazia com ela a felicidade.
O Natal que já tinha, um dia, sido de todos e para todos, passou cada vez mais a ser unicamente das e para as crianças. Na ânsia de lhes fazer bem, o Pai Natal de cada casa, inundava de coisas supérfulas os pobres catraios e sem resultados positivos. Passou a viver-se esta época de consumismo desenfreado para dar, seja o que for, em vez de viver alegremente a quadra e agradecer o que se tem. Desapareceu a festa da família. As pessoas continuam a juntar-se porque sim, porque tem de ser, porque sempre assim foi.
E as zangas começaram a aparecer. Porque este deu ao outro uma coisa que valia muito mais e a mim uma que valia muito menos. Porque aquele se esqueceu de dar. Porque, porque, e porque.
– Para o próximo ano não ponho cá os pés. Estou farto/a.
O consumismo e o desagrado inundaram as casas de cada um. Tinha nascido a obrigatoriedade de dar. Passou a gastar-se uma pequena fortuna em cada Natal, e quem não podia fazê-lo ficava mal visto. O sentimento de família começou a perder-se.
Cada vez são mais as pessoas que só querem mesmo é que esta época, em especial o mês de Dezembro, passe depressa.
– Arre, que nunca mais é Janeiro!
Só as crianças continuam, um pouco na sua inocência a desejar o que nunca tiveram, mas pensam que têm. Um Natal em família, com amor e amizade, onde todos perdoam a todos, onde os valores materiais são deixados de lado. No fundo e sem saberem, a desejar o que nunca conheceram. Um Natal onde fosse um Menino Jesus pobrezinho a trazer-lhes as prendinhas.

Comments

  1. Amadeu says:

    Entre o menino jesus e o pai natal venha o diabo e escolha.
    Vivam os caganers.

    http://youtu.be/qIYwj9H10D4

  2. Excelente texto, caro José Magalhães, pleno de conteúdo!

    P.S. – Lamentavelmente, nem todos os entenderão…

  3. A ideia era boa, era…

  4. Maquiavel says:

    “O meu Menino Jesus, era um Menino Jesus pobre. Só por aí comecei eu a não gostar do velho de barbas e vestido de vermelho. Começou a luta dos ricos contra os pobres, e o rico ganhou.”
    E deve ter sido aí que o Magalhães deixou de lutar pelos pobres contra os ricos; hoje em dia só defende os ricos, e diz que os pobres devem agradecer de peida aberta as migalhas que os ricos dão, e nunca ripostando em greves ou cousas similares.
    ProntoS, traumas de infância!

    Quanto à compreensão isabelina, vá lá pastar como ela diz, que nós não pastamos, antes somos orgulhosos omnívoros… passa para cá a perna de borrego!

  5. Agora querem virar o Menino Jesus contra o Pai Natal!

    Deixem de virar uns contra os outros!

    E tu, José Magalhães, tens a certeza que o Menino Jesus não gostaria da presença do Pai Natal, e vice-versa?

    Então, se os reis magos andaram a oferecer prendas ao menino Jesus, valha-nos Deus!!!

    E custa a admitir que o Menino gostaria mais de uns brinquedos do que de ouro, mirra ou incensos?

    Humn?

    Deixem o Menino Jesus em paz.

    E o Pai Natal também!

  6. maria celeste ramos says:

    Depois veio o Pai Natal e as prendas começaram a chover. Toda a gente, desde os miúdos aos graúdos, recebia uma catrefada de coisas. A maior parte delas não serviam para nada, mas todos tinham muitas coisas.COPIADO até aqui- pois é José Magalhães – adorei o seu texto e a tristeza subliminar que parece existir e que eu sinto – e por caso não é por acaso que em 2012 até retiraram o CRUCIFIXO do menino-Homem das Escolas nem a origem judaico.cristã da Constituição da Europa “unida”assinada em Lisboa
    Nem os meninos já são baptizados por tradição que era festa familiar e mesmo social, mas apenas quando adultos se o quizerem – nem se faz o presépio com musgo fresco – nem há a alegria de preparar o Natal espiritual com esses gestos familiares
    (6º dia de protestos na India contra 6 homens que violou menina em grupo e é estudante de medicina e está em coma – na india a violação avança como flagelo)
    Inglaterra está debaixo de água em muitos locais – o planeta está mesmo xatiado
    Bento XVI dia que não há na Bíblia feferência à existência de vaca e burrinho – até o Presépio que foi criado no sec XII está a ser “aviltado” por palavras – já nada se respeita a tradição seja ela o que for e como evoluíu – uma enida diz que assim sem animais o presépio não tem piada nehuma – também acho
    Mas não acho graça nenhuma à controvérsia Menino Jesus Pai Natal (São Nicolau) que podem até-coexistir (creio que o menino Jesus não se ofende pois foi crucificado entre LADRÔES e não apresentou reclamações no livro amarelo – é de facto um tempo de separaçao de águas em que todos comentam mas negativamente – talvez se mude cêdo para tempo de mais alegria que depende dos homens – de todos e de cada um – vou ouvir Bagão Feliz que FPóblicos são alvos a abater

  7. José M N Pinto Henriques says:

    Caro Amigo,
    Antes de tudo, permita-me que o trate assim!
    E, sabe porquê? Porque o seu texto é o mais verdadeiro e oportuno que, neste momento, poderia ter lido sobre uma celebração que, muitos e principalmente crianças, já não sabem o que significa.
    Termino, agradecendo-lhe esta verdadeira prenda que acabo de ler com votos de um Santo Natal.
    José Manuel N. Pinto Henriques

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading