A crise portuguesa da actualidade

O seu a seu dono: a autoria da actual crise é da direita

Bem se empenham os arautos tendenciosos, desonestos e vesgos por conveniência para engrupir a opinião pública com a desresponsabilização da direita pela crise política em que atolou o país nos últimos 15 dias.

A defesa inconsistente e estrambólica da inocência do governo de Passos e Portas, e até do presidente Cavaco, emporcalha-se por ímprobos ataques desferidos sobre quem, de área política divergente ou neutralmente, dignifica a verdade e tece legítimas críticas às ridículas peripécias da vil tríade do presidente, da maioria e do governo a que estamos submetidos.

Para reposição da verdade – e já agora para memória futura – grave-se com letras de indestrutível relevo, por ordem cronológica, quem, quando e como a crise se despoletou e desenvolveu:

A 1 de Julho de 2013

Vítor Gaspar demite-se. Insinua falta de perfil de Passos Coelho para liderar a actividade governativa, confessando responsabilidades próprias na falha dos défices de 2012 e 2013, na expansão da dívida pública, na depressão na procura interna e desvios desfavoráveis nas receitas fiscais; e, em acto de comovente penitência, Gaspar rematou: “a repetição destes desvios minou a minha credibilidade enquanto Ministro das Finanças.”

A 2 de Julho de 2013

Paulo Portas comunica a “irrevogável’ demissão ao PM, por discordância da escolha de Maria Luís Albuquerque para o cargo de Ministra do Estado e das Finanças, em substituição de Gaspar.

A 2 de Julho de 2013

Passos Coelho era conhecedor da demissão de Portas, mas não a transmitiu a Cavaco Silva que deu posse à nova ministra e mais um conjunto de secretários de Estado, um deles, Núncio, afecto ao CDS. Patética esta cena no Palácio de Belém.

A 6 de Julho de 2013

O PM, Passos Coelho, anuncia ao país a monumental remodelação, centrada sobretudo no recuo de Portas que, a despeito de representar o partido minoritário, 12% de votos, é nomeado vice-primeiro-ministro, com a incumbência da coordenação económica, das relações com a ‘troika’, da reforma do Estado, subalternizando a ministra do Estado e das Finanças.

A 10 de Julho de 2013

O PR, no papel de Hades, deus do mundo inferior na mitologia grega, ignora a remodelação, renuncia a hipótese de eleições antecipadas e lança o desafio do ‘compromisso de salvação nacional’ entre PSD, PS e CDS, marcando eleições para Junho de 2014, depois do cumprimento do programa da ‘troika’.

Os efeitos da crise

Os eventos e autores da crise de que hoje sofremos – e essa é que conta para os mercados, investidores, a ‘troika’ e em especial para o duo CE+BCE é objectivamente a narrada anteriormente. É assim que a imprensa internacional, na Europa e nos EUA, a interpretou.

É também deste modo que Portugal se afastou mais da Irlanda, ao ser excluído do projecto de ajuda da CE para regressar aos mercados no período ‘pós-troika’ – ao contrário, o segundo resgate torna-se mais provável.

Transladar as responsabilidades da crise para fora da tríade e apêndices que a causaram é um acto de suja e repelente falta de seriedade. Chegam ao ponto de invocar conceitos e comportamentos financeiros e económicos. sem sequer os entender.

Os comissários políticos, infiltrados nas televisões, nos jornais ou na blogosfera, não superam obviamente o baixíssimo nível das reles tarefas a que se prestam. O seu objectivo é defender pessoas de questionável idoneidade política, atacando outras de opiniões distintas. São os vícios do subjectivismo. No fundo, fazem reviver o ordálio, essa figura de prova jurídica medieval, também considerado como juízo de Deus.

Chamemos-lhes, pois, os ‘Comissários do Ordálio’, porque se um dia pudessem, em vez de difamar e ofender, torturariam quem descreve, comenta e critica segundo as regras liberdade de expressão responsável e expõe as opiniões que tem o direito de formular.

Comments

  1. adelinoferreira says:

    Como já é hábito nos posts do Carlos
    Fonseca, análise cuidada e sem margem
    para dúvidas. Só os comissários politicos
    do governo e do Presidente da República, tentam desvalorizar os acontecimentos descritos. E por falar em
    Presidente da República leiam o que disse o mesmo nos famosos roteiros: “Há quem tenha a ilusão de que o Presidente da República pode impor aos partidos, contra a vontade destes, a sua participação em governos de coligação, por vezes apelidados de salvação nacional.” (Cavaco Silva, Roteiros VI
     – 2011/2012, p. 21)

    • Carlos Fonseca says:

      Caro Adelino Ferreira,
      É impossível que a incoerência do homem não corresponda a comportamentos próprios de outras causas que não quero detalhar e comentar.

  2. nightwishpt says:

    Não é 2012, é 2013.

    • Carlos Fonseca says:

      Já emendei. Isto de um tipo querer ser mais novo à força é um disparate. Obrigado.

      • O espírito jovem pode manter-se e deve manter-se, o físico é que é preciso ter cuidado com ele, que por mais que o espírito esteja jovem, é preciso ter cuidado.

  3. Carlos Fonseca isso aconteceu tudo em 2013, menos a carta do Gaspar que já foi escrita o ano passado.

  4. E não torturam já?

  5. adelinoferreira says:

    O ano é pois 2013! meninos vamos
    dormir!

  6. Amigo e Sr Carlos Fonseca concordo com o seu comentário
    e sou apreciador dos seus escritos .

    Só não concordo que a culpa disto tudo é só da direita , a
    esquerda também tem muitas culpas , para mim são todos
    culpados e não nos esqueçamos do passado recente do
    PS socrático , que ainda continua a minar este partido , .

    A sua análise é correcta sobre os últimos acontecimentos ,
    que obviamente andam em passo de corrida ,

    Nem estes , nem os anteriores , podem ser desculpados .

    Subscrevo-me com os melhores cumprimentos e admiração
    pelas suas análises cuidadas,

  7. Margarida Correia says:

    era bom que tudo isto fosse uma crise economica, era mais aplausivel, agora uma crise politica??? realmente…

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading