A turba

Não sou católica, não sei praticamente nada sobre o funcionamento da Igreja Católica e se há assunto que nunca me interessou foi o da escolha de um padre para determinada paróquia. Levo, porém, meses a acompanhar o pequeno drama de Canelas, de início com simpatia por uma comunidade que se juntava para reivindicar o direito a manter o padre a quem estava reconhecida, e ultimamente perplexa com a transformação dessa comunidade de católicos numa turba enfurecida e canalha. Neste domingo, e pela quarta vez, o novo padre teve de sair protegido pela GNR, enquanto a turba gritava, exibindo bandeiras que diziam “A igreja passou a tribunal, só saem com escolta policial”, todo um tratado de bazófia caceteira e um bom começo para um linchamento.

Quatro semanas acossado pela turba, insultado de “badalhoco”, protegido pela GNR, e o novo padre, Albino Reis, continua a comparecer para a homilia de domingo, coisa que confesso que me espanta. Cenas como esta, de um homem ou mulher sós, caminhando por entre multidões furiosas, apontados por dedos acusadores, insultados, ameaçados, fazem-me sempre tomar o lado dos que caminham sós, ainda quando se trata de gente com motivos para receber insultos e acusações, ainda que tenham cometido terríveis crimes, porque da fúria da multidão jamais se pode esperar justiça, e porque a ausência de piedade dos carrascos ainda me parece uma das maiores infâmias dos que os seres humanos são capazes.

Acontece que Albino Reis nem sequer cometeu nenhuma falha, limita-se a tentar desempenhar a missão que lhe confiaram e que terá como objectivo o benefício daquela comunidade de católicos. E por isso detenho-me, a cada domingo, na foto que o mostra a sair da igreja cercado por uma multidão raivosa, e vejo-lhe sempre uma expressão digna, a de um homem que sente medo mas não deixa que isso o vença.

Em Canelas não sabem, ou não querem saber, que este novo padre a quem chamam badalhoco e mandam cortar o cabelo tem uma história interessante. Esteve à frente de uma enorme paróquia no nordeste do Brasil que reunia várias comunidades quase isoladas, a que ele só conseguia chegar de moto, a outras apenas de canoa. Também andou por Chiapas, no México, em zona de zapatistas. Já em Portugal, e como editor de revistas dos missionários combonianos, recebeu um prémio de direitos humanos de jornalismo. Tem como defeito não ser o outro, coisa que justificaria que os fiéis não pusessem os pés na igreja, mas jamais as ameaças e os insultos.

Parece que na oração deste domingo, Albino Reis trocou o “livrai-nos do mal” do Pai Nosso, por um “livrai-nos da perturbação”. Deus não lhe fez ainda a vontade, e suspeito que mais depressa a GNR deterá alguns dos arruaceiros mais assanhados, mas é certo que Albino Reis tem, pelo menos, dado aos católicos pouco cristãos de Canelas uma lição ao mostrar-lhes, a cada semana, como é possível ser digno e corajoso ante uma multidão de cobardes. Pode ser que um dia algum dos católicos que o insultam seja capaz de reconhecê-lo.

Foto: José Coelho / JN

Comments

  1. Estas comunidades muito beatas transformam-se rapidamente em grupos de arruaceiros e caceteiros.
    Bater nos padres é um verdadeiro desporto de fim de semana.

    “Maria: Jaquim, adonde vais, home?
    Joaquim: vou só ali arrear umas no badalhoco do padre mais a canalha, que é pra irem aprendendo.
    Maria: vai, home, mas olha que o almoço tá quase pronto. Despacha-te!”

    Em certas aldeias das Beiras e de Trás-os-Montes já começa a surgir um movimento com vista a criar um campeonato regional de ARPCO, sigla de “Arreia no Pároco” e fala-se mesmo de vir a tornar-se modalidade olímpica.

    Esta gente não é religiosa, é apenas estúpida. Peço perdão pela repetição.

    • rocha says:

      vê se tens respeito pelas pessoas ,pois como és pessoa de frazes feitas sem sequer saber do que falas ,a tua modalidade de fim de semana deve ser apanhar no cu,pois já e modalidade olimpica

      • Susana Couto says:

        Eu, por exemplo, posso não saber os reais contornos desta história, mas que a atitude destes “católicos” (e permita-me pôr católicos entre aspas) não é de todo digna, isso não é! Perderam toda a razão que poderiam (????) ter…

  2. Reblogged this on Palmilhando.

  3. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    A dignidade do Padre vê-se na fotografia.
    Talvez a dita turba, não compreenda o significado de dar “a outra face” quando se é agredido.
    A Turba bate no peito, mas só ao fim de semana e não interioriza o significado do que repete à exaustão.
    Típico de “turba” aliás.
    Na realidade, só um Homem com o percurso deste seria capaz de aguentar o que ele aguenta.
    E conclui: aquela gente que vive nas aldeias da Amazónia ou nas altas montanhas da cadeia Mexicana, nada têm de selvagens. Estes estão em Canelas…

  4. Luis Coelho says:

    Considerando o estado das águas residuais à época e as guedelhas com que Cristo nos tem sido apresentado nos santinhos e altares, badalhoco parece-me no mínimo inapropriado para não dizer pouco cristão.
    À pouco serena população poder-se-á aqui aplicar o celebrérrimo “bard@merd@ para o povo” do almirante Pinheiro de Azevedo.
    Evitam-se estas vergonhas investindo na educação (em geral) e na escola pública (em particular).
    Cumprimentos

    • Supraciliar says:

      Viu-se bem na guerra civil da ex-jugoslávia, nas perseguições estalinistas e nas purgas nazis que a educação protege da violência. Recordo o pianista sérvio, aderente recente à milícia, que duma varanda explicava, de mão na neta, à avó Bósnia “ou salta tu ou voa a miúda”, Suicidou-se a avó e seguiu-lhe no abismo, pela mão do educado, a neta. Educação formatada pela escola pública, por burocratas com os valores de carneirismo seguidista que se lêem por aqui, dispensamos todos. Por isso nos rankings levam a tareia que levam das escolas católicas e têm de se desdobrar em desculpas esfarrapadas.
      Tem mais decência o povo simples, mesmo quando erra, mesmo quando agride, que os ressabiados sem alma que aproveitam esta caixa de comentários para vomitar toda a sua intolerância para com o catolicismo.

      • Ferpin says:

        Portanto, você acha a turba em causa formada por bons católicos?

  5. Ferpin says:

    Preambulo dizendo que sou ateu.
    No entanto conheço alguma coisa do catolicismo.

    Sejam quais forem as razões da polulação ( e dizem que há algumas), o comportamento adoptado em relação ao novo padre é indigna. Não acredito que essa populaça seja católica. Ou então são católicos como se é do porto ou do Benfica.

    Já agora, este comportamento não qualifica os autores para excomunhão?

  6. Supraciliar says:

    A autora do post não escreve mal e percorrendo os seus últimos texto encontramos coisas interessantes. É traída pelos comentários do público para que escreve, os inimigos da Igreja, e faz um esforço por não saber o que levou o bispo a mudar o padre. Estamos a isso habituados.
    Também estamos habituados a que quem por aqui escreve não tenha um dicionário que lhes explique o que significa a palavra “mentira”. Isto a propósito dum post em que a autora defende (como a maioria) que a intervenção do governo no BES, desenhada para que não se tornasse num gigantesco BPN custando aos contribuintes 30 ou 40 mil milhões de euros, passaria a onerar os contribuíntes porque os lucros da CGD podiam diminuir. Diz a autora que como o governo não adivinhou que a evolução do Novo Banco no mercado iria gerar menos valor que o calculado, logo a ministra “mentiu”.
    Quando alguém se engana sobre uma previsão futura, a autora diz mente. Quem erra diz a autora, quem erra e não é nosso amigo, mente.
    Parabéns à escola pública pelo rigor e inteligência que revela. Percebem-se os rankings que essa escola consegue contra o ensino católico.

    • Nunca pensei ver reunir Canelas, BES e Maria Luís Albuquerque para defender o ensino privado católico. Mas mais ainda me espanta que alguém evoque os horrores da ex-Jugoslávia para atacar a escola pública. Deve ser muito triste ver o mundo pelos seus olhos, Supraciliar.

      • Supraciliar says:

        Vejo-a baralhada, Carla, e preocupa-me o seu esbugalhar de olhos.
        Tente juntar as ideias de BES e Maria Luís Albuquerque.
        Tente agora juntar as ideias dos eventos de Canelas e a Igreja Católica.
        Tente ainda juntar comportamento violento e guerra civil na ex-Jugoslávia.
        Tente por fim juntar as ideia de escola pública versus privada.
        Falta só juntar os quatro conjuntos, não é?
        Mais com o fito do seu publico ultrapassar o recorde de mãos com dedinhos para baixo, do que outra coisa, aqui deixo a explicação do que a espanta:

        #1 O meu primeiro comentário foi uma resposta ao Luís Coelho. O Luís escreve a propósito de Canelas que a educação e a escola pública evitam a violência. Mas a violência é historicamente mais grosseira e mais repugnante onde há educação – mais na Europa que em qualquer outro continente e maior ainda após a imposição da educação pública (de que Nazismo e Comunismo foram arautos). Prova-se que a monocultura da escola pública proposta pelo Luís é fraco remédio para o horror da violência , como se viu na educada Jugoslávia.
        Ideias a reter: CANELAS + ESCOLA PÚBLICA + VIOLÊNCIA + JUGOSLÁVIA. Difícil?

        #2 No segundo comentário critico a falta de rigor da Carla, um apanágio da escola pública que este blog quer impor com o dinheiro de todos e a que tem a lata de atribuir o dom de findar a violência, o que a história recente contradiz. Essa escola tem muito sucesso na conversa, mas pouco nos resultados objectivos, os chatos dos rankings. Optei por um exemplo fácil de perceber onde a Carla esquece o rigor que aqui falta: um post da mesma Carla sobre o BES e a ministra, em que essa falta de rigor é linear, pois confunde, como é conveniente, errar com mentir.
        Ideias a reter: BES + MINISTRA + RIGOR

        #3 Mas podemos – com um pouco maior de esforço descritivo – encontrar exemplificar essa falta de rigor, típica da escola pública, no post original sobre Canelas. Dá mais trabalho e é em vão, mas cá vai.
        Ideias: RIGOR + CANELAS. Ainda cá está?

        #4 A Carla “não percebe da nomeação de padres, nem lhe interessa”, mas passou a “interessar-se muito”, infelizmente continuando a não perceber nada, quando uma “simpática comunidade”, o povo, exigia que a hierarquia (o Bispo) não afrontasse o seu “direito” ao padre antigo.

        #5 Eis senão que o povo passa de comunidade a “cobarde multidão linchadora” e a Carla, que continua a não perceber nada, diz que o novo Padre se “limita a cumprir a missão que lhe confiaram”. Que conveniente. Faltou-lhe uma gota da coragem que sobra ao padre e que seria escrever “para que a hierarquia (o Bispo) o nomeou”.
        Porquê? Por causa da contradição insanável do Bispo mau que tirou o padre antigo, em violação de direitos do povo, ser o mesmo Bispo bom quando nomeou o “padre novo e digno” que a “canalha beata” recusa e quer assassinar.
        Ideia: RIGOR + CANELAS (zero dele).

        É o mesmo povo, é o mesmo Bispo e é a mesma Carla que não percebe nada mas escreve muito.

        Porquê o exemplo do post da mesma autora sobre o BES? Vamos repetir: porque era mais fácil identificar aí o seu defeito sistémico da falta de rigor.

        Acabo sempre da mesma forma – para quem gosta de educação como eu, mas prefere a boa à má, mesmo não lhe atribuindo a capacidade mágica de desenvolver o país (já imagino os gritinhos dos seus leitores) nem de vacinar contra a agressão do outro.

        A raiz do problema da Carla e dos seus leitores é priorizar conveniências sobre a verdade.
        O tronco que emerge dessa raiz é bem claro nos comentários que não reprova: a contradição insanável com realidade.
        Os ramos que provêm desse tronco são os enfadonhos os clichês e o espanto da turba quando alguém sai deles.

        A liberdade de ensino vale mais que a monocultura da escola pública e não há lugar melhor para escrever isso que na coutada do inimigo da liberdade educativa: o Aventar.

        Conseguiu agora juntar tudo Carla?
        Não se apouque, pois escreve bem e tem ideias interessantes. Ao contrário dos muitos que aqui a comentam e não têm cura.
        Agora só lhe falta cortar o cordão umbilical dos clichês e vai ver o prazer que é ser-se um livre pensador e a tristeza que era ser repetidora.

        Termino citando o seu texto: “Cenas de um homem ou mulher sós, caminhando por entre multidões furiosas, apontados por dedos acusadores”. Releia os comentários. Sentiu algum clique?

        • À parte o seu tom paternalista e sobranceiro, que opto por ignorar, até porque já não deve ter arranjo, chama-me a atenção a sua insistência em colar este tema à escola pública vs. aquilo a que chama “a liberdade educativa”. Parece-me que usa o meu texto para levar a água ao seu moinho, neste caso a defesa do ensino privado católico, dando tantas piruetas quantas forem necessárias. Porque, se bem se explicou, os seus argumentos são verdadeiros e quem não os partilha manipula a verdade ao sabor das suas conveniências.
          Ora eu não estou aqui para convencê-lo de nada e muito menos para refutar as acusações veladas que me lança.
          Só mais uma nota: quando usar aspas, cite bem, coisa que não acontece quando ensaia umas citações do post. O rigor, já sabe.

          • Supraciliar says:

            Ora aí está uma boa resposta, encerrada até com bom humor.

        • Luis Coelho says:

          UAU!!! …o que para aqui vai! O meu pedido de desculpas à Carla Romualdo, jamais imaginaria causar semelhante embrulhada, até porque sou novato nestas andanças (salvo erro, terá até sido a primeira vez que comentei um post seu).
          Tenho-me como pessoa tolerante e tento não fazer aos outros o que não gosto que me façam.
          Poderia alongar-me em explicações sobre ensino para todos, custo de propinas, destruição da escola pública, etc., mas dispenso-me de o fazer: os seus comentários, Supraciliar – esses sim, reveladores de intolerância e até de algum fundamentalismo (quando afinal só queria vender o seu peixe)- pareceram-me, de supetão e sem ofensa, o resultado do cruzamento de um traumatizado de guerra com um episódio de uma série CSI, com sangue e BES, saltos de varandas e ministros, avós e “caneladas”. Uma bagunçada.
          Não vejo a vida desse modo e gostaria de me manter nesta tranquilidade.
          Como não frequento a sua praia, espero não ter o desgosto de encontrá-lo nas que frequento, mesmo sendo públicas.

        • Mas acredita que alguém consegue seguir o raciocínio até meio, ou foi um desabafo que lhe fez bem á alma?
          mais de duas frases seguidas e já se esqueceram do inicio
          (ler =”manual do troll para tótós”).

  7. Acacio says:

    Primeiro insulta-se o padre. E se puder dão-se uns caldinhos no pescoço ou uns empurrõesinhos..

    Depois toma-se a hóstia e Deus perdoa tudo, e fica nosso amigo.

    Que católicos(?) nojentos e histéricos.

  8. Eu Mesma says:

    Como católica (embora pouco) praticante, estou mais do que indignada com tudo isto. Enojada é pouco. Para mim, este sacerdote é um exemplo do Cristo Vivo que muita gente quer ver e que devia seguir. Estranho paradoxo! Muitos exigem cristãos que sigam a Cristo, que dêem exemplos na sua vida quotidiana (para além das idas à missa ou aos terços ou às ocasionais procissões) e quando alguém o faz, em vez de respeitarem, até perseguem. Da reportagem especial que vi uma vez num dos canais televisivos sobre o caso, apenas vi este sacerdote dar a cara corajosamente; o hábito não faz o monge, mas para estes zeloso “católicos”, parece que ter barba e cabelos compridos o qualifica como “badalhoco” e indigno de celebrar missas, devem pensar que Jesus o Nazareno ia à barbearia e era vestido pela Rosa&Teixeira; o “querido” e “vítima de uma conspiração” padre que o antecedeu calou-se bem calado, quiçá porque teve medo de expôr certos podres que Deus já sabe de cor mas que os humanos ainda não tiveram a coragem de ver… aliás, consta-se que esse sacerdote – o antecessor deste – era o querido das beatas canelenses, e dizem (ainda não há certezas) que terá caído no pecado com uma das senhoras, casada ainda por cima, pelo que está bem de ver (a confirmarem-se tais suspeitas) porque é que as ratazanas de sacristia querem tal padreco de volta: não provaram do maná pecaminoso, logo, estão frustradas e ressabiadas como tudo. Ferpin tem razão, já foram excomungadas pessoas por muito menos, soubesse eu como se faz e era euzinha própria, que nem do Norte sou (nasci lisboeta, filha de lisboetas e neta de uma beirã e de um aveirense) mas tenho respeito por aquele povo (não podemos julgar o todo pela parte!). Agora, isto é o descrédito total. Malditas sejam as ratazanas de sacristia, perdão, beatas. Por culpa delas é que as pessoas se afastam da verdadeira fé. Pensar que as fogueiras da Inquisição queimavam vivas pessoas decentes… e admiram-se que a malta nova não queira ir à missa e critique a Igreja. Oh Papa Francisco, venha cá pôr ordem nisto!

    • Supraciliar says:

      Excomunhão significa para um católico a morte eterna. Pior, para os crentes, que a morte neste mundo pois a esse pode-se seguir a vida eterna, como aconteceu com Cristo.
      Para um não crente é uma palavra boa de arremessar a título de graçola, com o rigor da turba odiosa que embeleza a escarradeira dos comentários de qualquer blog.
      Agora uma católica, para agradar à turba dos comentadores gritar ela própria “morte eterna”, “morte eterna” aos tontos de Canelas, já é obra.
      Obra e muita escola pública, sem me é permitida a provocação.
      Por aqui me fico. Vou ver povo para outras paragens, tão más como esta.

  9. brácaro says:

    Os arruaceiros de Canelas não são cristãos. A sua conduta é idêntica ao terrorismo islâmico. Um verdadeiro cristão respeita e ama seu irmão. O padre Albino merece todo o respeito, também pela sua forma de estar na vida. Se são crentes aqueles arruaceiros terão, por certo, o pagamento aquando do Juízo Final. Falsos beatos e hipócritas. Mas qual o segredo do anterior pároco? É bom que se investigue, para que se aclare a conduta daquele “rebanho tresmalhado”.

    • Pereira says:

      Comentam e nada sabem do que se passou em Canelas e ainda passa.
      Ninguém comentou que a paróquia de Canelas até à data dum bispo afastar o Padre Roberto era uma das melhores do País.
      Quando as maiorias das paróquias andam a definhar e a vegetar porque caga de água arrasaram com um padre e uma paróquia exemplar.
      Nós sabemos é triste que após estes quatro meses após a saída do Padre Roberto a verdadeira informação não seja dada ao País.
      A quem interessa esconder a vergonha da diocese em Canelas?
      A quem interessou arrasar com uma maravilhosa paróquia?
      Porque não tratam os bois pelos nomes ou seja os Pios, os Lavradores, os Aguiares e os Coelhos, que com um fraco Bispo causaram esta bagunça na paróquia de Canelas.
      Porque abafaram a não vinda do bispo António Couto hoje bispo de Lamego e um dos melhores do País, a quem serviu e beneficiou com o boicote a este excelente Bispo?
      Será que foram os nomes acima mencionados que boicotaram?

  10. Não importam as motivações. Uma turba é sempre algo que conduz ao absurdo.
    Na fachada oeste da catedral de Notre Dame de Paris, uma série de vinte e oito estátuas representam os reis da Judéia antes de Cristo. Em 1793 , durante a Revolução Francesa, todas estas estátuas foram decapitadas . Tomada pela estupidez, a turba nem pensou 2 vezes, mas cometeram um disparate. Os revolucionários confundiram os reis da Judéia com os reis da França. Mais tarde as cabeças foram redesenhadas e reconstruidas.

  11. MJoão says:

    Ah , Canelas … lugar de gente com estranha forma de estar e pensar. Há muitos, muitos anos teve um padre e professor de Moral. Ar de actor de telenovela, Alfa Romeu a bombar que ia para o altar perorar, de forma que eu apodaria de persecutória, contra os maus costumes da juventude. Conseguia contabilizar o tempo dos xôxos da pequenada , nunca menos de 10m, e sem parar …. além de descobrir cuecas cheias de esperma, atrás da Igreja, dizia ele quase irado, … a melhor resposta ouvia de raspão_ ” Ó sr padre dê os olhos à ciência, dê os olhos à ciência!”.

  12. A turba de Hong Kong é perseguida pela turba dos que estão fartos de turbas, no Egipto parece que as turbas são tantas que na realidade anda tudo um bocado perturbado, a turba do cais sodré é uma chatice para a turba dos moradores, ainda ontem em Coimbra a turba ficou à rasca porque de um lado petardos do outro cacetada da turba dos policiais invadiram o campo interrompendo um jogo muito importante. As turbas são idiotas? Por demais evidente que sim.

  13. Eu chamava um exorcista…

  14. Joam Roiz says:

    A grande maioria destes comentários seria evitável se as pessoas não se deixassem levar pela paixão política e tivessem bom senso para compreender que a educação pública e a educação religiosa visam e têm finalidades distintas. Enquanto a educação pública, administrada através da escola pública, visa a transmissão de princípios e valores gerais de cidadania, necessários à organização da vida em sociedade, por todos aceites e onde possam caber todos e cada um na sua diversidade de credo, de raça ou de género (e, por isso, a escola pública só pode ser laica), já a educação religiosa procura transmitir a um grupo determinado de crentes, princípios e valores que uma dada religião considera os que melhor podem orientar cada um dos seus crentes na relação interpessoal com o outro (os outros), bem como entre si e a transcendência revelada. Naturalmente, em sociedades mais ou menos homogéneas, há sempre um parcela de princípios e valores de identidade comum aos dois conjuntos (sociedade em geral, versus, comunidade religiosa) ou que, pelo menos, se cruzam e interpenetram. Em sociedades mais heterogéneas, onde o “cimento” social é mais fraco, essa identidade de valores tende a ser menor, daí resultando, muitas vezes, conflitos de integração social mais ou menos graves.
    Também me parece que o post de Carla Romualdo deu azo a outra confusão: a que se estabeleceu entre ensino e educação. Na verdade, o ensino das diversas disciplinas (história, português, matemática, etc, etc.) está sugeito a programas curriculares e metas iguais para o ensino público e para o ensino privado; e é, também, verdade que o ensino ministrado pelas escolas católicas prima pela sua qualidade; mas não pode deixar de reconhecer-se que as escolas privadas, nomeadamente as católicas, gozam de um conjunto de factores privilegiados (boa qualidade de equipamentos e materiais, corpo docente estável, discentes, salvo raras excepções, provenientes de estratos sociais elevados, etc, etc.) que muito contribuem para o êxito do ensino aí ministrado. Não é por acaso, aliás, que alguns ateus e muitos agnósticos procuram o ensino das escolas católicas para os seus filhos.

  15. António Melo says:

    Não vou sequer comentar os impropérios da senhora que vem aqui, totalmente a despropósito, mas se calhar concomitantemente, defender a escola católica, confrontando-a com a escola pública, um desatino pegado a que ainda se vem juntar o BES, o governo e a Maria Luís Albuquerque. Direi só que a referida senhora confia muito na parolice dos “rankings” e que não deve ter tido conhecimento das conclusões de um estudo que, há poucas semanas, foram publicadas em diversos órgãos de comunicação social e que referiam a manipulação de resultados escolares. Em que escolas ? Nas privadas, obviamente, incluindo-se aí as escolas “católicas”. Quanto ao povo tão católico de Canelas, essa massa amorfa, analfabeta e cobarde, mais não faz do que reforçar as convicções daqueles que se afastaram do catolicismo, enojados com tanta falsidade e podridão. Não sei porquê, mas a imagem do Padre Albino faz-me lembrar a de Jesus Cristo, também acossado, apupado, vilipendiado e agredido pela turba ígnara. Não sei porquê…

  16. Falcão says:

    Pergunta – Mas afinal porque é que esses “católicos” bravos e corajosos não vão chatear o bispo que colocou lá nessa terra o novo padre?
    Resposta – Porque são uns cobardolas de merda e têm medo de ser excomungados, sendo mais fácil fazer tristes figuras à porta de casa. Cambada de ignorantes e ressabiados… ide rezar!

  17. Assistir as cenas de violência inter étnica ou inter religiosa por esse mundo fora e absorver as explicações anglosaxonicas de que nós os bons eles os terroristas dá em admirações como esta. Ele há cura, pensar pela própria cabeça , só que não é a mesma coisa.

  18. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    Penso que cristof9 disse tudo. O problema é que nos habituamos a seguir quem fala mais alto e esquecemo-nos que temos uma cabeça. A grande maioria deixou de a usar, pois é mais fácil seguir o “carneiro” chefe. É assim na política e é assim na sociedade. Trocamos o valor da nossa personalidade pelo “politicamente correcto” ou, em certos casos seguimos a turba, porque é o que está na moda. E por isso chegamos onde chegamos e ainda por isso os políticos e os “media” têm tanto poder. E não nos queixemos. Fomos nós que lhos entregamos.

  19. joao lopes says:

    resumindo: o “chefe”,chame-se deus ou alá anda muito mal servido pelas suas bases de apoio.por outro lado,qual foi o “crime do padre amaro”?.pois, o eça dissecou esta questão,no sec.xix.bolas,já lá vão mais de cem anos…e a turba continua igual

    • Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

      Meu caro João Lopes: Já leu o que Eça de Queirós ou Guerra Junqueiro diziam dos políticos há mais de 120 anos?
      Não acha que se adapta perfeitamente à situação que hoje vivemos?
      Eu penso que isto não tem nada a ver com Deus ou Alá que são apenas conceitos filosóficos e não se metem connosco.
      É tão só a fragilidade humana à tona com uma classificação bem conhecida: necessidade de protagonismo.

  20. artur vieira says:

    A multidão manipulada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, sem se importarem com o que faziam, gritavam: Á morte! Á morte!

  21. Helen Noites says:

    Sou católica e cenas como as de Canela deixar-me espantada. Não sei o porquê das coisas, mas nada disto é normal. Excelente texto. Pena que Canelas não olhe para a fé….

  22. Excelente texto e ainda bem que as pessoas fora da comunidade de canelas começam a partilhar a sua opinião e de certo modo a condenar atos deste género. Sinto pena do padre que nada fez para merecer tais insultos.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading