Sky Bad News

skynews_censorship
Marco Faria

A SkyNews‬ fez uma escolha péssima: a autocensura (é, de resto, a pior forma de censura).
A Sky News deixa de ser um órgão de informação livre, a partir do momento em que já cedeu ao medo (das audiências, dos telespectadores e da influência de certas minorias).
“A religião muçulmana proíbe qualquer representação pictórica de Alá ou do seu profeta, Maomé”, lê-se. Sim, mas estamos na Europa, não?
O Reino Unido, até que as placas tectónicas mudem de posição, fica na Europa. Amanhã, será o quê? Que não se mostre no ecrã uma mulher a conduzir um Rover, porque isso é ultrajante? Ou que uma mulher tire um doutoramento, porque devia ter a escolaridade mínima ou ficar-se pelo bê-a-bá? Quem escolhe a Europa para viver tem de conhecer as regras e tradições europeias. Vêm do tempo das Luzes e da Tolerância (o túmulo de John Locke deve estar a dar voltas). O que fazemos quando nos deslocamos a um país muçulmano, quando temos de respeitar os seus costumes (nalguns casos, levar uma bíblia ou um crucifixo é um crime, e convidam-nos a deixar os nosso símbolos no aeroporto, sob pena de nos ser vedada a entrada no seu território). Ninguém é obrigado a comprar o “Charlie Hebdo” ou a ver blocos de notícias. Há o poder de escolha. Já a escolha da Sky News aproxima-se de linhas perigosas.

Comments

  1. Além de que é uma afirmação falsa. Na cultura persa o profeta Maomé foi ao longo dos séculos representado em várias iluminuras, todas elas no âmbito religioso muçulmano.

  2. joao lopes says:

    o comando da TV tem um optimo(isso mesmo,optimo) botão:o OFF.

  3. A Sky News pertenca a Robert Mordoch, conhecido como simpatizante nazi.
    Nada me admira.

    Mas sendo que emite a partir do Reino Unido, a Sky News deveria saber que é proibido caricaturar a Rainha de Inglaterra e o Rei de Espanha nos respectivos países.
    O que não impede ninguém de o fazer no estrangeiro.

    • joao lopes says:

      a rainha de inglaterra ou a monarquia foi caricaturada pelos grandes monty python à cerca de 20 anos.a religiao foi gozadissima pelos mesmos,no filme:a vida de brian.cuidado john cleese,tas aqui tas …em evora

      • “à” cerca de quantos anos?
        “à”?????

        • joao lopes says:

          enganei-me.é “há”.satisfeito? e falar sobre o tema,quer?

          • Consigo não quero. Prefiro com pessoas que sabem ler e escrever.
            Obrigado na mesma.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading