AMTP: Mais uma estória de bravos boys laranjazuis

Joaquim-Cavalheiro-PresidenteAMTPCarlos de Sá

Joaquim Cavalheiro passou os últimos cinco anos, ou quase, a presidir a uma entidade que não passa de um nado-morto: a Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto (AMTP). Nomeado por indicação de Rui Rio, em Novembro de 2010, cedo deparou com a completa obstrução do governo da Direita – que tomou todas as decisões, em matéria de transportes públicos na área metropolitana do Porto, sem passar cavaco à AMTP, para a qual nunca nomeou os vogais do respectivo Conselho Executivo. Mas isso não fez desistir Joaquim Cavalheiro: continuou a presidir a um organismo sem qualquer utilidade, e a auferir o vencimento de 4.204,20 Euros, pago por 14 meses em cada ano, mais despesas de representação de 1.471,50 Euros pagas por 12 meses em cada ano (fonte: http://dre.tretas.org/dre/281920/).

De saída do cargo (a AMTP será extinta a 09 de Agosto próximo), Joaquim Cavalheiro quis fazer jus aos mais de trezentos mil Euros que custou aos contribuintes, levando à reunião do Conselho Executivo da AMTP uma proposta de última hora, fora da agenda, para sancionar alterações nas linhas da STCP e prolongar a concessão por dez anos – ao encontro das exigências do consórcio espanhol a quem foi dada a subconcessão pelo governo. Para tal, contou com o seu próprio voto e o voto da senhora Ana Isabel Miranda, uma vogal do Instituto da Mobilidade e Transportes, contra o voto do senhor Lino Ferreira, representante do Conselho Metropolitano do Porto.

Assim, nas costas dos autarcas, e nas costas dos utentes (que nem contam nestas coisas), os boys do governo na AMTP acrescentaram mais um frete ao rol de manigâncias de que está pejado o negócio da subconcessão dos transportes.

Comments

  1. A culpa do sr. com direito a fotografia para que todos vejam o verme afinal é? ter sido nomeado para uma entidade que os donos não queriam? ter decidido o salario exorbitante? não ter recusado o salario por a org. estar num impasse? não ter extinto a chafarica? ter apresentado custas exorbitantes como o metro do mondego? é que do texto fica pouco claro se o sr é realmente o culpado e digno de chacota publica, muito facilitada por se apresentar a fotografia do verme; ou se os criadores do aborto em 2010 o Cavaco e P. Coelho é que merecem ser questionados.

    • j. manuel cordeiro says:

      Na minha terra diz-se que tão ladrão é o que vai às uvas como o que fica à porta 🙂

      Mas já que o sr. em causa optou por aceitar um lugar sem utilidade, podia ao menos feito o que fez com método, levando a proposta que levou sem ser à má fila. Sei lá, tipo agendada.

  2. Carlos de Sá says:

    Vão-se conhecendo os contornos dessa decisão iníqua: mantém no monopólio da STCP linhas que a própria STCP deixou de explorar há anos! Isso impede que outras empresas as explorem, deixando os passageiros apeados.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading