PAN: os novos Verdes?

andre_silva_PAN_RTP2Set2015

Toda a gente sabe que os Verdes praticamente não existem. Já o PAN surge como uma alternativa credível, independente, organizada e com um discurso prospectivo. Uma formação necessária em Portugal e que vai crescer, julgo, respondendo aos anseios de uma população crescente de gente que pensa o Mundo e se pensa a si própria de uma outra maneira: uma maneira em que o Homem não é a medida de todas as coisas e em que a sustentabilidade (em sentido largo e não apenas financeira) tem primazia. Outra semântica.
Aqui, André Silva na RTP2. E aqui o programa do PAN.

 

Comments

  1. Konigvs says:

    Os VERDES praticamente não existem? Os VERDES têm dois deputados na assembleia da república. E eu posso não conhecer 99% dos deputados eleitos em 2011, mas conheço certamente um dos mais conhecidos (e nem me refiro à qualidade das suas intervenções) que é a Heloísa Apolónia.
    E se não fossem relevantes os VERDES então servem para quê? Só para o PCP concorrer a eleições chamando-se CDU/PEV?
    Quanto ao PAN até pensei que tinha acabado, quando se falou na comunicação social em divergências internas. Fiquei a saber que estavam vivos quando os vi na Feira do Livro. Mas precisamente por já existir um partido de defesa do ambiente é que me parece parvo que apareça outro. Ou será que estes defendem os animais que são de direita para não se terem filiado nos VERDES? Será que um dia destes teremos um PSD/PAN? Se assim for faz sentido, se não é, é parvo.

  2. R.J.O. says:

    “E se não fossem relevantes os VERDES então servem para quê? Só para o PCP concorrer a eleições chamando-se CDU/PEV ? ”

    Exactamente. Disfaça a foiçe e sempre enquadra uns quantos ecologistas legítimos incautos.

  3. E existem “socialistas” na Direcção do PS? Ou o nome é só para enganar os legítimos incautos?!

    Este fundador bateu com a porta com estrondo:

    “Depois da ignóbil chinesice de Costa, abandono o PS, e é já”

    por B.C. e J.P.H. Hoje59 comentários

    Fotografia © Arquivo/Globalimagens

    Alfredo Barroso, fundador do PS, vai desfiliar-se por causa das declarações de Costa que frente a uma plateia de chineses elogiou as mudanças que aconteceram no país nos últimos quatro anos.

    Alfredo Barroso, um dos fundadores do Partido Socialista, anunciou que vai desfiliar-se do PS por sentir-se envergonhado com a”inqualificável chinesice” de António Costa. Barroso referia-se às declarações do líder do PS durante numa homenagem que lhe foi feita no passado dia 19 de fevereiro pela comunidade chinesa radicada em Portugal. António Costa agradeceu a ajuda chinesa a Portugal, não só dos emigrantes no país mas dos empresários em geral e, numa frase que já se tornou viral – com a ajuda da oposição do PSD e CDS – pareceu elogiar as mudanças que aconteceram no país ao longo dos últimos quatro anos, sublinhando que a situação é hoje “bastante diferente” do que aquela que se verificava quando o Governo de Sócrates pediu o resgate aos credores internacionais.

    O eurodeputado Nuno Melo recuperou as declarações de Costa, que passaram no canal chinês CCTV, num artigo de opinião, colocando depois o vídeo na sua página do Facebook.

    Alfredo Barroso explica assim a sua saída do PS: “Já chega! Nunca me passou pela cabeça que um secretário-geral do PS se atrevesse a prestar vassalagem à ditadura comunista e neoliberal da República Popular da China, e se atrevesse a declarar, sem o menor respeito por centenas de milhares de desempregados e cerca de dois milhões de portugueses no limiar da pobreza, que Portugal está hoje melhor do que há quatro anos. A declaração de António Costa é uma vergonha!”.

    O fundador do Partido Socialista que ainda esta semana vai enviar a carta com a desfiliação – “enviarei à direção do PS (hoje tenho vergonha de escrever por extenso Partido Socialista) uma carta muito simples” – garante que não irá aderir a outro partido. Mas vai apoiar e votar no Bloco de esquerda.

    Alfredo Barroso diz ter a certeza de que “a ‘ralé’ que tomou conta do ‘aparelho’ do PS é capaz de se atrever a desenvolver contra mim miseráveis campanhas”.

    Considerando que a chinesice de António Costa é um tiro de canhão no coração do PS, Alfredo Barroso escreve que “agora só falta mesmo o PS apoiar como candidato a Belém o advogado de negócios António Vitorino, que vai ser o próximo presidente da assembleia geral da «chinesa» EDP e membro do respetivo conselho geral, presidido pelo ignóbil Eduardo Catroga. Ah, é verdade, e porque não, já agora, apoiar o inefável Jorge Coelho como candidato a primeiro-ministro?u!”
    DN 26/2/15

    • Sarah Adamopoulos says:

      Ó Adelino, não se terá enganado de sítio? Por acaso o tema deste post é o PS?

  4. joao says:

    Mas desde quando os Verdes são um partido ecologista? Os verdes são uma fraude do sistema, alguém que nunca concorreu a nada e que só serve para o pcp ter mais tempo na assembleia da republica. A produção dos verdes em termos de ecologia é a mesma dos outros grupos parlamentares. O único partido ecologista era o antigo mpt. Quanto a este enfim. Parecem-me mais uns fascistas de comportamentos do que propriamente um partido politico. A agenda e o programa deles é curtíssimo e em alguns aspectos completamente desfasado da realidade. Querem que haja a tendência a uma agricultura exclusivamente biológica, que é uma boa maneira de aumentar a fome em Portugal. É um daqueles partidos que se alimenta de modinhas de Lisboa de quem não sabe bem porque vota mas como gosta de animais decide o voto

  5. Sarah, creia que não me enganei!

    “O facto de os Verdes terem dois deputados não os torna politicamente significantes enquanto ecologistas..”

    Pois!
    “O facto de o PS terem muitos deputados não os torna politicamente significantes enquanto socialistas”
    Sê-lo-ao pelo número mas nunca pelos ideais socialistas. Há uns anos a esta parte no saco do socialismo cabe tudo e um par de botas.
    Poderá a Sarah considerar que o meu comentário não está de acordo com o Post. Será a sua interpretação.

    P.S. Percebo muito bem o objectivo do post; as eleições são no dia 4 e a CDU terá em condições normais +ou- 9/10%…

    No caso de ainda estar acordada desejo-lhe um resto de noite feliz

  6. Sarah Adamopoulos says:

    Ser socialista e ser ecologista são realidades diferentes, julgo, Adelino. Até porque se pode ser socialista e ecologista – é o caso de Heloísa Apolónia, justamente. Sobre o PS já escrevi muitas vezes, como sabe. Este post é sobre a emergência de uma verdadeira (e não disfarçada atrás de outra e sem conteúdo programático relevante do ponto de vista do debate público ) força de natureza ecologista (verde, amiga dos outros animais, etc.). E espanta-me o que disse sobre o objectivo do post, Adelino. Eu não faço aqui campanha por nenhuma força política.

    • A.Silva says:

      Deixe-se de hipocrisias, não faz campanha politica por nenhuma força politica, diz a Sarah com ar de inocente, pois não! está é claramente a fazer campanha CONTRA uma força politica e isso diz muito sobre si.

  7. A.Silva says:

    E é assim, a Sarah toda lampeira, repete uma ideia que a direita (incluindo PS) quer fazer passar, a de que os Verdes não existem, assim como uma coisa consensual, já que até os próprios meios de comunicação do sistema não deixam de alinhar nessa mistificação, só que é uma grande mentira; Os Verdes existem e até têm deputados eleitos.

    Portanto senhora, ou menina, Sarah abra os olhos e deixe de replicar a propaganda reaccionária, ok?

  8. Acham que eles se ralam convosco? says:

    Vocês discutem e defendem a classe política como se eles se ralassem convosco em algum momento das suas egocêntricas vidas!
    Há muito que não há no Parlamento quem queira fazer o bem pelo país, quem tenha amor a Portugal e queira ajudar os portugueses. Estão todos lá para ganhar dinheiro, fama e atenção. Todos devem favores e todos arranjam “tachinhos” aos amigos, que custam muito dinheiro aos portugueses.
    Nem lá chega ninguém que não seja alimentado por grandes empresas (normalmente desconhecidas da maioria, mas cheias de fundos e poder).
    As coisas só mudam quando o sistema cair de vez! Acabem com os ordenados e reformas milionárias (ridiculamente atribuídas depois de poucos anos de trabalho), acabem com os tachos e ajudas aos amigos, e ponham fim à acumulação de reformas. No dia em que os deputados ganharem o ordenado mínimo, vamos poupar muito dinheiro em chulos (200 incompetentes a comer os nossos impostos na Assembleia é demais!) e só vai querer estar lá, quem quer fazer alguma coisa pelo país!
    A classe política é corrupta, incompetente e um desperdício e dinheiro. São todos bons gestores nas empresas onde trabalham, quando chega o momento de gerirem o país, são totalmente incapazes!

    Acho ridículo ver portugueses a agredirem-se por escrito em comentários online, para defender este ou aquele partido/politico.

  9. Corvo says:

    O tal partido dos cães e dos gatos e também dos ratos, resolveu mudar de roupagem, e de fontes de financiamento, tem certamente muito mais dinheiro para gastar basta ver a propaganda em Lisboa. Na Madeira onde chegaram a ter um deputado tornaram-se uma chacota , fizeram uma casota para gatos abandonados que foi invadida por ratos, e foi a única acção digna de nota em toda a legislatura. Os ratos ingratos não foram votar no seus benfeitores e o PAN perdeu o deputado.

  10. Rui Silva says:

    A sério que não sabem a origem e o propósito d ‘ Os Verdes?
    Pelos comentários ou não sabem ou ninguém quer dizer.
    Mas já agora como recordar é viver ….
    Os verdes foi um “partido” fundado pelo PCP ( importado á imagem e semelhança dos Verdes alemães) apenas com o propósito de duplicar os direitos regimentais na assembleia da republica.
    Foi a Zita Seabra que chefiou esse projeto e relata-o na obra “Foi Assim”.
    Com o bónus de captar os “ambientalistas inocentes” para as suas hostes.

    cumps

Trackbacks

  1. […] Negociar acção legislativa com os pensionistas e reformados, negociar acção legislativa com os ecologistas, conversar tudo isso, fazer compromissos. Aprendam a ceder, a dar e a receber. O diálogo […]

  2. […] circulo eleitoral de Lisboa e a mais recente força política a conseguir o acesso ao Parlamento. Tinhas razão Sarah, aí estão os novos […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading