Algo de bom na negra noite eleitoral do Dia do Animal

jorge_falcatoPara além da grande surpresa do PAN (literalmente a comemorar o Dia do Animal), como referiram o João Mendes e o Jorge, há outra boa notícia, talvez aquela que vi com mais alegria: a eleição pela primeira vez de um deputado – Jorge Falcato – que se desloca em cadeira de rodas. Pelo Bloco de Esquerda, claro!

De repente, ao saber desta notícia, que ainda não li em lado nenhum, foi como se a escuridão da noite e do futuro que se anuncia para o país fosse um pouco menos pesada. Naquele momento, pareceu-me ver um pequeno orifício de luz nesta espiral medonha que nos assombra. E isso deu-me alento. Hoje estou no rescaldo das eleições e continuo a não acreditar na escolha do povo soberano. Não vejo o futuro com bons olhos. Aliás, a minha alma está como o dia: cinzenta, carregada de tristeza e de ventanias de desolação. Hoje chove na minha alma, a chuva escorre em mim e não me deixa secar. E por isso tenho que me agarrar a esta nesga de luz. A este Homem que, juntamente com alguns outros Homens e Mulheres excepcionais, me mostram o caminho a seguir nos maus momentos.

Vi o Jorge uma vez na vida, mas é como se o conhecesse. Vou seguindo as suas lutas com as quais me identifico.

Tenho a sorte de ter nascido sem deficiência que me tolha os movimentos. Tenho a sorte de não sofrer (até ao momento) de nenhuma doença degenerativa que me condene a uma cadeira de rodas ou a uma cama. Tenho a sorte de não ter tido o meu carro abalroado por outro veículo, ficando paralisada. Tenho a sorte de não ter sido alvejada por forças militares no decorrer de uma manifestação. Tenho a sorte de ter escapado a um atropelamento-e-quase-fuga sem praticamente sofrer sequelas. Eu tenho essa sorte e reconheço-a, mas nem todos a temos. É por isso que defendo e apoio sempre os direitos dos cidadãos com deficiência. É por isso que me revejo na luta do Jorge Falcato e dos seus companheiros, que mal conheço, mas cujo esforço reconheço.

Para quem quiser conhecer melhor esta lufada de ar fresco, este homem que representa a luta incessante pelos direitos básicos de quem mais precisa, deixo aqui e aqui alguns documentos para consulta. Conheçam uma pessoa que é «Gente de Verdade» e que «Faz a Diferença». De resto, tenho a certeza que o Sr. Google vos dará mais informações sobre este grande Homem, que faz ver a muitos.

Boa sorte, Jorge! Começa agora talvez uma das suas lutas mais duras e mais significativas. E força! No meio daquela corja bem vai precisar de a ter.

Comments

  1. Manuel de Sousa says:

    «Pelo Bloco de Esquerda, claro!». De facto, tenho visto algumas pessoas com doenças degenerativas que se deslocam em cadeiras de rodas a serem corridas a pontapé das sedes dos partidos todos. No CDS e no PSD limpam-lhes mesmo o sarampo! Por isso é que eles ganharam as eleições. A malta gosta de ver a matança.

    P.S. – Se tu fores para S. Francisco, certifica-te de que levas algumas flores na cabeça.

  2. Isabel Atalaia says:

    Tirou-me as palavras da boca. Foi a boa notícia da noite. Admiro tanto o Jorge Falcato!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading