O jornalismo em Portugal


Pelo menos três jornais portugueses, o Record (que entretanto apagou a notícia), o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias estão a publicar uma notícia falsa. Supostamente, o treinador do Rayo Vallecano disse que Cristiano Ronaldo lhe metia nojo. Vai daí, os jornalistas tugas, feridos na sua dignidade, apressaram-se a publicar a notícia e as declarações sem se incomodarem a procurar uma fonte credível.

Infelizmente, a notícia é falsa. Começou com uma conta falsa no Twitter e assim se propagou. Bem sei que é difícil fazer source checking de todas as notícias online (são muitas e constantes) mas numa altura em que os leitores recorrem cada vez mais ao formato online, espera-se um maior rigor nestas notícias – embora assumo que este caso tenha mais a ver com o vigor pseudo-patrioteiro dos jornalistas.

Gostaria de ver, agora, um pedido de desculpas da parte destes jornais (e de outros que provavelmente também publicaram a notícia) aos leitores e ao treinador do Rayo, Paco Jémez.

(É também caso para perguntar até onde vai esta incompetência. Hoje é um treinador de um clube espanhol mas amanhã, ou hoje mesmo, pode ser um primeiro-ministro, um presidente, um orçamento de Estado. Sabe-se-lá onde isto vai parar).

Nota: O DN publicou uma notícia em que clarificava que a notícia anteriormente publicada era falsa. O JN também já veio corrigir a notícia que tinha dado. É excelente ver os jornais e jornalistas a admitir estes pequenos erros, mesmo aqueles que são aparentemente insignificantes.

Comments

  1. socialista sempre says:

    Porca Miséria . Feios ,Porcos e Maus .

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s