Dominicus


Amarelo

É muito curioso o facto de os colégios privados em protesto terem todos escolhido a mesma cor para a camisoleta. Além disso, deve registar-se, com satisfação democrática, o súbito aparecimento, no palco da contestação pública, de instituições que nos últimos anos primaram pelo silêncio, para não dizer cumplicidade, que é uma palavra muito forte, ante a barbárie social que assolou o país. É caso para dizer que quem está vivo sempre aparece.

Comments

  1. Camaradas says:

    Só a esquerda radical deve de poder continuar sempre com a mesma cor encarnada nas manifestações, isto de ver a direitalha a usar a mesma cor nas manifestações é fascismo e até se calhar nazismo, digo eu.

    • Maria Sousa says:

      Mas o assunto dos colégios privados tem de ser direita ou esquerda ?………….. ou pela Razão???

      • Não tem, necessariamente, mas acaba por ter que ser. Porquê? Porque a direita é a direita dos interesses e da troca de favores. Porque a direita é a direita da destruição do público para beneficiar certos grupos privados que apenas querem lucro fácil e garantido.

        • Mas o subsídio ao colégios privados não foi uma ideia de esquerda???

          • Hélder P. says:

            Foi? O que encontro na Web, numa pesquisa rápida, são decretos-lei que aprovam o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo que datam de Novembro de 1980.
            Ora, em 1980, o país era governado por uma perigosa geringonça soviética chamada AD, com esses perigosos marxistas do reviralho Sá Carneiro e Freitas do Amaral. ‘Tou certo ou ‘tou errado?

          • depende do que considera esquerda !!! Porque o PS não é de esquerda, é apenas e só uma falange do grupo de direita onde actuam o PSD e o CDS que se alternam com os vagabundos assaltantes do CDS no tráfico de assaltos aos Helicópeteros, Tankes e Submarinos, benzidos pelos gangs das Camorras de Cavaco e Soares, as duas grandes boias rotas de afundamento da economia nacional.

          • antero monteiro machado simões seguro says:

            Qual esquerda?

        • José Rafael M. Mangas says:

          Não se deve politizar falando de direita ou esquerda, o que está correto é quem quer privado paga e não tem de receber dinheiro público, ou então já não é privado, é corrupção.Numa escola privada, só entram certas pessôas, para as outras arranjam-se entraves, como por exemplo a propina de 1000€. Parcerias é outra forma de ficar tudo na mesma, mas com outro nome.Eu gostava de saber, é como é que é possível haver “COISAS PRIVADAS COM DINHEIROS PÚBLICOS” tem de haver algum político ou compadre a “mamar”. PRIVADO É UMA COISA, PÚBLICO É OUTRA E O POVO SABE O QUE SIGNIFICA
          , NÃO É TÃO ESTÚPIDO COMO ISSO !!!

      • Cândido F. Cunha says:

        Nem uma coisa ,nem outra . Quem quer os meninos no Colégio ,Pague !

    • Pedro Rocha says:

      Creio ser errado estarem a dar a entender que a cor é sinal de algo. Isso é politizar muito a situação. Devemos sim ter consciência de que estes protestos não têm fundamento lógico, pois quem quer privado que pague. Não é o estado deixar de financiar o que é publico para financiar o privado.

      • Hélder P. says:

        Creio que o mote do autor do post sobre a cor amarela não deve ser levado muito a sério. Pela cor amarela, tanto podiam ser ligados ao Vaticano como ao MRPP (e vai daí, que se calhar como diz Pacheco Pereira, esta gente acha que o Papa é do MRPP!).

        A segunda parte do artigo é bem mais sumarenta: a cumplicidade desta gente com a degradação da Escola Pública durante anos a fio contrasta com o “Aqui D’El-Rei” de lhes ser negado o “direito fundamental” (coloco entre aspas porque é uma invenção deste movimento, os direitos fundamentais estão na Constituição e este não consta), de serem melhores que o “povinho”, evidentemente à custa dos impostos pagos por esse mesmo povinho que desdenham e desprezam.

        Quem quer escolha, paga por ela. É assim que funciona. O argumentário desta gente por vezes ecoa o candidato a candidato Manuel João Vieira quando prometeu um Ferrari a cada português, pago pelo Estado. Só que Manuel João Vieira nem se leva a ele próprio a sério, este gente sim e isso é assustador.

  2. Esclarecedor não é ? says:

    Empresas de ensino devem entender o fim de subsídios como uma oportunidade. Foi assim q milhares de desempregados encaram a austeridade
    @NetMane
    Miguel Araújo
    ver tweet

  3. Ana A. says:

    Eu até queria exercer o meu direito de escolha, mas tenho o “azar” de viver no distrito do Porto, concelho da Maia onde a oferta do ensino público é abundante. Ou seja, o direito de escolha, por assim dizer, é só para quem pode…escolher, claro!

    • Natália Cravo says:

      Eu sou a favor da escolha e de poder escolher. Mas também sou a favor da escola pública mas com qualidade. Invistam na escola pública e este problema deixará de existir.

  4. pobre portugues says:

    E muito mau viver num pais onde ha familias a passar fome para comprar,livros e material escolar pro inicio das aulas dos filhos e depois virem a saber que algum do imposto que pagaram nesse material para os filhos e entregue a colegios particulares onde os papas vao levar os filhos de mercedes,porshe,etc etc

  5. nana reis says:

    num país em que há escolas publicas que têm de abrir durante as férias escolares, para alimentarem crianças cujos pais não têm dinheiro para tal é vergonhoso ver estas pessoas a se manifestarem para que os seus filhos possam ser mais que as outras crianças portuguesas!!! A Constituição diz que somos todos iguais!!! Espero sinceramente que António Costa, não ceda a estas manifestações. E gostaria que o povo, aquele que sofre na pele politicas que têm levado a um maior fosso entre o rico e o pobre não se organize e saia à rua, em uníssono, ah esqueci-me não têm dinheiro para comprar camisolas iguais e exija o que há muitos anos lhe foi prometido, um país onde somos todos iguais!!!!!
    E devíamos deixar de dar importância a estas manifestações, deixavam de ter força

    • Martinhopm says:

      Mas, Nana, quem é que dá ‘força’ a estas manifestações? Não serão os meios de comunicação?! E que estão nas mãos de quem? Quem é que são os seus donos?
      Veja no ‘facebook’, se tiver oportunidade, reportagens que a jornalista Ana Leal fez sobre esta problemática.para a TVI.Já têm algum tempo, mas não perderam actualidade. Veja o que se passa com o grupo GPS e quem são os mamões que dele fazem parte. E vai descobrir barões do PSD e do PS.

  6. Mamã, eu não quero sair da minha escola, que me leva e traz de autobus, dá boas notas, não tem frio no inverno e nem aquelas telhas de amianto, uma doença pública, além da pobreza e do resto …

  7. O sionismo que governa os USA é que querem acabar com o ESTADO. E alguns patetas como a direita em portugal foram lá mamar porque se venderam e até dava jeito e sempre ajudava os amigos a fazerem negócios e a ficarem ricos com o dinheiro dos contribuintes.

  8. Cuidado, que toda esta situacao por parte dos adultos, vai fomentar um bulling forte e feio, has criancas que deixarao de frequenter as Escola corporativas… Toda esta situacao e toda esta polemica implicará danios socials..e Quero ver como vao os directores das escolas e directores de turmas lidar com esta situacao???!!!!

    • Helder P. says:

      Isso é lamentável, mas pode falar com senhores directores dos colégios e associações de papás, foram eles que mobilizaram as tropas para sair à rua, por tropas leia-se as incautas das crianças que não são mais que joguetes na defesa de interesses corporativos e ideológicos. Digam a miúdos de 10 ou 12 anos que o António Costa é um senhor muito mau que lhes quer tirar a escola, e o resultado é evidente. Eles acreditam e ficam em pânico com a mais simples manipulação. Política deve ser um assunto para maiores de 18.
      O governo queria e ainda quer tratar deste assunto com serenidade e em diálogo. É claro que por muito que se negocie, muitos irão perder a mama impreterivelmente, e quando não se tem razão, recorre-se a todas as tácticas reles.

  9. João Pereira says:

    Lamentável a manipulação a que se assiste…até as Televisões !!!

  10. helder says:

    Onde estavam estes senhores manipuladores de crianças que dizem defender um ensino com qualidade, quando se fecharam centenas de escolas por todo o país. Claro vinha mesmo a jeito para criarem os seus colégios privados e receberem os subsídios do estado. A liberdade de escolha não está em causa, conforme fazem crer, quem quer escolas privadas para os seus filhos tem que pagar. A Constituição da Republica garante o acesso à educação gratuito, mas nas escolas públicas. Por isso o estado tem a obrigação de investir no ensino público e não no privado que é apenas de alguns. O dinheiro que se gasta nos colégios privados deve ser aplicado na compra dos manuais escolares para todos os alunos do país e dar melhores condições aos estabelecimentos escolares.

  11. Luís triguedo says:

    A hipocrisia no seu expoente máximo. Colocarem as criancinhas e os papas e mamas a contestarem uma medida que vem tarde. O desinvestimento na escola pública veio ao mesmo tempo que se gasta milhões na escola privada. Ou seja continuou-se a tirar aos que menos tem para dar a quem mais tem. Será que todas as crianças não tem os mesmos direitos? Porque não uma manifestação em defesa da escola com qualidade no seu geral? Querem os filhos no privado? Paguem! Eu também não lhes peço para pagarem o meu sistema de saúde privado.

  12. Fernando Morgado says:

    Expliquem-me, como se eu fosse muito burro, onde está a imoralidade deste governo.
    Expliquem-me, como se eu fosse muito surdo, onde é que este governo falha nos seus compromissos..
    Expliquem-me, como se eu fosse mesmo calhau, quais são os subsídios bons (venha a mim!) e os subsídios maus (vai trabalhar, malandro!)
    Expliquem-me, como se eu fosse néscio compulsivo, porque é que fecham escolas pública e outras estão subaproveitadas e, nos mesmos locais, abrem instituições privadas de ensino.
    Lembram-se dos Centros de Saúde, das Maternidades, das Urgências, dos postos de Correio, dos balcões das Finanças?
    Lembram-se de o Estado ter cortado subsídios de transporte a doentes com cancro para se deslocarem aos tratamentos?
    Lembram-se do que sempre disseram do RSI?
    Lembram-se? Eu não me esqueço.

    Fernando Morgado

  13. José Lagoas says:

    Andam todos de amarelo porque isto é uma campanha orquestrada pela direita dos interesses.

  14. João Almeida says:

    Andam todos a falar de cores de esquerdas e direitas e o que se passa são só os trabalhadores como todos os outros a tentarem manter o seu trabalho perante a chantagem que o patronato estarão a fazer sobre eles, dizendo-lhes que vão todos para a rua, abram os olhos pessoal, estas pessoas também são trabalhadores .

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s