Sinistra


O discurso político de combate a este Governo está contaminado por um preconceito antigo que repousa silenciosamente no seu sub-texto.

Esse preconceito tem raízes fundas na sociedade portuguesa e é cultural e sociologicamente vizinho de alguns outros que ardilosamente se escondem sob a aparência falsa dos brandos costumes e da simpatia rústica.
Na verdade, a Direita sempre considerou que o maior problema da Esquerda era a própria legitimidade da sua existência. Para a Direita, tudo o que é de Esquerda é originalmente ilegítimo e está contaminado pelo pecado do erro, da culpa e do mal, mesmo que a realidade demonstre o contrário. Tal preconceito não pode dissociar-se do pensamento mágico que envolve a própria etimologia latina da palavra Esquerda, que, como é do conhecimento geral, indica o que é Sinistro.
Talvez assim se perceba melhor alguma parcialidade de certas estruturas eclesiásticas quando à Esquerda cabe governar. E fica mais clara a origem e o motor do tal preconceito.

Comments

  1. Sinistra em italiano ???

  2. E esta ideia é reforçada pela insistência da direita ressabiada em comparar imediatamente qualquer governo com tendências que não sejam de centro-direita aos regimes comunistas de antes de de agora. É uma estratégia barata e cobarde, mas que de certa forma resulta pois prolifera facilmente entre a nossa população pouco educada e desabituada a reflexões.
    Existe uma associação implícita, infelizmente feita de forma quase automática principalmente pelas pessoas menos informadas, entre a Esquerda e o Comunismo e consequentemente entre o Comunismo e regimes ditatoriais. Como se não existissem ditaduras de direita! Ou como se as piores atrocidades da história não tivessem sido cometidas ao abrigo de regimes fascistas! Tal como os regimes comunistas são implicitamente associados à Esquerda, moderada ou não, a direita tem o fascismo como selo de qualidade. A grande diferença está no quão baixo se está disposto a ir na defesa da sua ideologia e o resultado está à vista.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s