Quiosque Regional, #8, Gazeta das Caldas

quiosque regional 008 gazeta das caldasGazeta das Caldas

Apresentação

Estatuto Editorial
“A Gazeta das Caldas, jornal regionalista que hoje inicia a sua publicação é, por assim dizer o porta-voz de todos os que amam esta região.”

Estas palavras com que abria a primeira edição da Gazeta das Caldas em 1925, poderão sintetizar o objectivo que ainda hoje permanece, adaptado aos novos tempos, do nosso jornal.  (continuar a ler…)

 

História
IMPRENSA E PODER LOCAL: A GAZETA DAS CALDAS
(1925-1975)

LUÍS NUNO RODRIGUES

A Imprensa, o Poder e a História

0 relacionamento entre a Imprensa e o Poder e uma questão que tem ganho nos últimos tempos uma acuidade extraordinária. Discute-se sobretudo o tipo de relação que se deve estabelecer entre o jornal, regional ou nacional, e as várias instâncias de poder, também a nível local ou nacional. Como se deverá comportar a imprensa face ao Poder? Deverá adoptar uma posição de submissão, pactuando com o poder estabelecido? Deverá ser uma oposição permanente, um contra-poder eficaz, adoptando neste caso uma posição crítica? Deverá ainda adoptar uma posição de meio termo, conforme o posicionamento dos seus directores e conforme a própria política de quem detém o Poder? Não nos cabe aqui, evidentemente, dar a resposta a esta questão. No entanto, achamos por bem começar o presente artigo, que se debruça, afinal, sobre o relacionamento entre a imprensa e o poder local, numa perspectiva histórica, por uma chamada de atenção para a actualidade deste tema. Como nos ensinou Marc Bloch, devemos procurar compreender o presente pelo conhecimento do passado e também compreender o passado através das interrogações que o presente nos coloca. (continuar a ler…)

Última edição e outros artigos:

quiosque regional 008 caldas night
PDF

quiosque regional 008 acccro
PDF

quiosque regional 008 tribunais
PDF

 

quiosque regional 008 tematicasComo apresentar a/o namorada/o aos filhos?

Esta semana surgiu uma questão interessante por parte de um dos nosso leitor. Pai de duas crianças pequenas, dois anos após a separação, refez agora a sua vida e pergunta qual a melhor forma de apresentar a namorada aos filhos. (continuar a ler…)

quiosque regional 008 saude mentalA sociedade de hoje promove saúde mental nos jovens?

Sobretudo nos jovens assistem-se a alguns comportamentos menos funcionais que se caracterizam maioritariamente em: abuso de álcool, estados de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares. A competitividade, a pressão social, a relação com os pares, a relação com os progenitores, os media, promovem por vezes este tipo de comportamentos que alteram o estado mais saudável destes jovens. Enquanto Pais, Educadores e Profissionais das áreas da Educação e Saúde devemos estar atentos aos sinais e sintomas, que as crianças e jovens manifestem, porque só assim poderemos intervir da melhor forma possível. (continuar a ler…)

Bilhete de Identidade

Fundadores
Guilherme Nobre Coutinho e Nuno Infante da Câmara

Director
José Luís de Almeida Silva

Gazeta das Caldas
Rua Raul Proença, 56 C
2500-248 Caldas da Rainha

Contactos
Telef.: 262 870 050
Fax: 262 870 058/59
Contacto electrónico: http://gazetacaldas.com/ficha-tecnica

Web: http://gazetacaldas.com
Facebook: https://www.facebook.com/gazetacaldas
Twitter: @GazetadasCaldas

 

Nota do Aventar

Esta é a oitava edição do Quiosque Regional, uma iniciativa do Aventar destinada a divulgar a imprensa regional, incluindo a presente na diáspora. Pode usar o nosso formulário de contacto para sugerir o seu jornal regional de eleição. Teremos todo o gosto em o considerar para futura publicação.

Cada semana teremos um jornal regional em destaque, realçando:

  • Uma apresentação do jornal;
  • Uma selecção de artigos, que podem continuara ser lidos no próprio jornal;
  • Dados objectivos do jornal.

Leitura adicional:

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading