O Mundo de Camões segundo o Jornal de Notícias


Terras de Camões

 

O Jornal de Notícias de hoje, dia da Final do Campeonato da Europa de Futebol, publica um mapa que pretende descrever a distribuição dos emigrantes portugueses pelo mundo.

Além de apresentar números errados, que totalizam cerca de 2 milhões de emigrantes, quando, na verdade, há mais de 2,5 milhões de portugueses espalhados pelo mundo, crescendo esse número para o dobro (5 milhões) se forem, como é devido, contabilizados os descendentes, o mapa do Jornal de Notícias omite estranhamente a Venezuela e Macau.

Nenhum destes esquecimentos bem lembrados, como com imensa e tranquila sabedoria dizia o Professor Adriano Moreira, é admissível num jornal de referência como o JN, mas totalmente incompreensível é o caso de Macau, terra bem conhecida do director do Jornal de Notícias, Afonso Camões, que lá trabalhou durante quase uma década ao serviço do último Governador do território, o General Rocha Vieira.

O respeito pela nossa diáspora é um dever que a todos cabe e nenhum território do mundo onde haja ou tenha havido portugueses deve ser esquecido, por muito bem lembrado que esse esquecimento possa parecer.

 

Comments

  1. saudades do antigamente says:

    Não refere Venezuela nem Macau, porque são dois locais perigosamente comunistas… por isso…

  2. É preciso ampliar o mapa para perceber a coisa. Hallo, trata-se de ver o jogo! Ora os emigrantes de Macau estão no jogo mas da vermelhinha e os da Venezuela estão na bicha para o pão. Se há crítica a fazer ao Camões não é por omissão mas por excesso. Ora aqui eu diria que uma boa parte dos portugueses no RU, Alemanha e mesmo França estão no biscate ou a aviar o quinto emprego do dia. Ao domingo, sim senhor! Os golos ou os penalties também os podem ver daqui a uma semana na internet.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s