Demissão na Câmara de Gaia


camara-municipal-de-gaia-1

 

No dia 20 de Dezembro de 2013 fui nomeado Adjunto do gabinete de apoio à Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Não é este o momento nem o lugar para falar sobre o trabalho que tentei desenvolver ao longo dos últimos dois anos e meio, em áreas como a Cultura, as Relações Internacionais, a Educação, o Ambiente, a Comunicação ou a Economia.

Contudo, os últimos dias deste mês quente de Julho foram férteis em acontecimentos de natureza variada. Uns, triviais e mesmo insignificantes, outros, de vigoroso significado político, social e até humano.

Note-se que entre os acontecimentos cuja cronologia a seguir descrevo não estabeleço nenhuma relação de causa e efeito, antes deixando essa tarefa à livre consideração do leitor.

– No passado dia 1 de Julho de 2016, por ocasião das celebrações do Dia do Município, a Câmara Municipal de Gaia, liderada pelo Partido Socialista, atribuiu ao Dr. Marco António Costa, destacado dirigente do PSD, ex-Vice-Presidente da Câmara de Gaia e ex-Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, uma Medalha de Mérito Profissional, Classe Ouro.

– Passada sobre esse momento pouco mais de uma semana, no dia 10 de Julho de 2016, dia da final do Campeonato da Europa que a selecção portuguesa venceu, o mesmo Dr. Marco António Costa escreveu no Diário de Notícias um artigo com o título “A brincar com a educação”, no qual ataca politicamente o governo do PS e o seu Ministro da Educação.

– Dois dias depois, a 12 de Julho de 2016, publiquei eu, aqui no Aventar, um artigo sob o título “As brincadeiras do Dr. Marco António Costa”, artigo no qual procuro fazer a defesa política do actual Governo e do Partido Socialista, de que sou militante, não deixando de manifestar estranheza pela distinção bizarra feita pela Câmara de Gaia ao Dr. Marco António Costa no dia do Município. Aqui admito ter cometido um erro, justificado, contudo, pelo dever de contenção a que está obrigado um membro do gabinete de apoio à Presidência de uma Câmara Municipal. Na verdade, a distinção feita pela Câmara de Gaia ao Dr. Marco António Costa é muito mais do que bizarra. É um erro político clamoroso que poderá custar a Câmara ao PS e é um gesto em tudo contraditório com os valores e os princípios de que o Partido Socialista é digno baluarte.

– No dia 20 de Julho de 2016, pelas 09h55, recebi um convocatória para uma reunião de trabalho a realizar no dia seguinte, 21 de Julho de 2016, na Casa da Presidência da Câmara de Gaia.

– No dia 21 de Julho de 2016, conforme a convocatória recebida, dirigi-me à Casa da Presidência para participar da dita reunião, mas fui impedido pela Segurança de entrar no edifício.

– No dia 25 de Julho de 2016, anteontem, fui exonerado pelo Senhor Presidente da Câmara.

Foi uma honra servir Gaia.

Comments

  1. Nascimento says:

    Olá Bruno.Posso tratar-lo assim? Ok.Então vamos la saber: isto foi assim que passou? Tudo feito de forma tão “simplória “?Essa “comuna” não “appartient” ao PS?Allors badamerda para o centralismo “democrático “😁!E sabe que mais? Quando participou na “farsa” não sabia ao que ia? Ou seja: Foi às putas fingindo que era virgem?😂😂😂temos pena, trop tard…

  2. Nascimento says:

    E mais não caia no ridículo da vitimização… olhe beba umas colheitas que isso passa.Aliás aí na Porto há muito”inginheiro” e inginharia….eheheheh😆

  3. hipopótamo says:

    Coitadinho do crocodilo

  4. José Peralta says:

    https://www.noticiasaominuto.com/pais/615765/camara-de-gaia-atribui-medalha-de-merito-profissional-a-agencia-lusa

    http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/como-cresceu-o-big-mac=f824432

    nascimento

    Não percebo a sua dúvida sobre o que se passou ! Não sou advogado de defesa de Bruno Santos (não sou advogado “tout court”…) mas Bruno Santos, que não conheço, merece-me mais crédito que 20 marcantónios costa ! Se você, nascimento, tem dúvidas sobre o post acima, a cronologia e pormenores dos acontecimentos, aceda aos links que publico, ou informe-se noutras fontes, e veja do que é capaz o “aldrabas”, sinistro homem de mão do aldrabão-mór coelho, a dívida milionária que deixou em Gaia, a investigação de que é alvo no Porto, e a abjecta e incompreensível atribuição de uma medalha, e nos termos elogiosos com que a fez o presidente socialista da Cãmara. Tanto mais incompreensível quando, após tomar posse, andou a queixar-se a várias entidades, da “herança” de muitos milhares, que o “morcão” lhe tinha deixado na Câmara !

    Parece-me que “putas”, que las hay, las hay, mas talvez seja numa “Cãmara” perto de si…

    • Nascimento says:

      Tem razão jose peralta😋 a um ano de eleições não falta quem se ponha a jeito.Aqui nestes lados também ha quem se ponha já na linha de “partida”…percebeu?Ou vai um desenho?Eu não papo mais tretas destas….porque no fundo isto anda tudo ligado😈!Caciquismo ha para todos os gostos.Ou não?Quanto ao Marco A. cagando nele😁

  5. José Peralta says:

    Rectifico : O link sobre a atribuição da medalha, está inacessível, vá lá saber-se porquê…

    Mas em substituição aqui tem este :https://www.publico.pt/politica/noticia/tribunal-pede-ao-parlamento-autorizacao-para-inquirir-marco-antonio-costa-1726613

  6. Meu amigo, a minha “curtississima” roçadela pelas lides politicas , que não chegam a um cagagésimo do teu percurso, mostraram-me que de facto a politica é para MONSTROS, sem rosto, baixos , medíocres e com poucos escrúpulos……portanto …..distância.
    És bom de mais para essas merdas, para a frente é que é o caminho.
    Abraço

  7. É de esperar que o sr.presidente da Câmara explique e esclareça tudo o que se passou para que não fiquem dúvidas sobre a sua decisão! Depois farei o meu comentário, mas não deixarei de registar desde já a m/surpresa pela atribuição da condecoração ao sr. Marco costa….

  8. Ana A. says:

    Eu que já vivi em terras de Valongo, ouvia falar do MAC e não era pelos melhores motivos…
    Quanto ao actual Presidente da Câmara de Gaia, em cujas freguesias vivi do nascimento até aos meus 30 anos, não o conheço. Mas, pelo andar da carruagem dá-me a ideia que, ou sofrerá de doença bipolar, ou deixou-se “doutrinar” pela capacidade encantatória do MAC e, vejam lá, passou-se para os Pàfientos…

  9. Afonso Valverde says:

    Pois, partidocracia no seu melhor, controlada pela viúva.
    Desenhos?!
    Apenas temos de mudar de regime é só.

  10. anónima says:

    “No dia 20 de Dezembro de 2013 fui nomeado Adjunto do gabinete de apoio ….”
    Bom início de post. Já não é necessário ler mais nada.

  11. Nada de estranho! Os políticos MUNDIAIS, dos mais “pequenotes” aos ??maiores”’, tudo têm feito para que, a que deveria ser MUI NOBRE atividade politica, se transformasse em mero ato mercantilista e negociata de “prostitutos”….ou quase! Se é que alguma vez existiu, a PUREZA da Politica, está hoje e cada vez mais hipotecada ao poder do capital, determinando que quem ainda tem alguma noção de DECÊNCIA, fuja dela a SETE e MAIS PÉS, abrindo caminho a MEDIOCRES…. MERDIocres!, negociantes desejosos do novo riquismo e por isso capazes de vender FAMILIA E PÁTRIA, a troco de miseráveis lentilhas. Alguns ; pouquissimos!, DECENTES! ainda estão tentando mas, tudo indica, vão morrer na praia. E A CULPA É NOSSA….dos POVOS que se deixam alienar por uma quantidade de patranhas e consentem ser “governados” por larga GROZA de tecnocratas usurários e serventes do INCONSEQUENTE CAPITALISMO SELVAGEM : as donas brancas do mundo! que , ainda para cúmulo, NINGUEM ELEGEU a não ser os novos ESCLAVAGISTAS DO UNIVERSO LABORAL.

  12. maria says:

    Dr. Bruno Santos não fiquei surpreendida porque, o Ex-Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, hoje Presidente da Câmara, é um cínico da pior espécie. Os funcionários da Câmara vivem um clima de terror, porque este senhor é VINGATIVO ..O Dr. Bruno Santos incomodava-o porque não dizia “Amén” com ele, e como tão cínico e vingativo que é, despede!! ele exonere e não se importa de pagar indemnizações..vai assim pagando os favores aos “colegas”para que estes fiquem a dizer SIM às atitudes Vergonhosas que esconde ..

    • Bruno Santos says:

      Cara Maria (permita-me que a trate assim) , como compreenderá, não devo, neste momento, fazer mais do que registar o seu testemunho, mas devo dizer-lhe, contudo, que a compreendo perfeitamente.

      • maria says:

        Claro que o compreendo Dr.Bruno Santos! desejo-lhe tudo de bom.
        A Justiça a esse “cínico rancoroso” será feita.
        cumprimentos

  13. Observador says:

    Só duas dúvidas a colocar à bondade de Bruno Santos: nos anos em que foi assessor nunca se sentiu incomodado com as atitudes do sr. Vitor?…esteve à espera de ser empurrado, foi?

  14. Observador says:

    Ok, já percebi a resposta às duas questões colocadas. E assim sendo…”é tudo farinha do mesmo saco”

Trackbacks

  1. […] de Mérito da Autarquia depois do péssimo trabalho feito. Ninguém percebeu. Se não tivesse medo, não teria exonerado o seu assessor, que ele próprio nomeou há 3 anos para o seu gabinete, apenas porque esse assessor se atreveu a […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s