A Câmara de Gaia ainda é do PS ?


Não é a primeira vez que António Rocha, um sombrio desconhecido, mas actual Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Gaia, ataca publicamente, no seu Facebook, o Partido Socialista e o seu Governo.
Escreveu António Rocha no dia 31 de Julho de 2016:

“A propaganda anda com o nome pelas ruas da amargura. A comunicação política, um elemento central da relação entre eleitos e eleitores, ou seja, da democracia, pode ter muitos nomes. Claro que para os grandes teóricos puristas da democracia, que estão sempre preocupados com a manipulação dos eleitores (devem pensar que são crianças influenciáveis) há sempre o superior exemplo chinês, com tantos admiradores em Portugal.
Ter um ministro da propaganda, no caso concreto da China, é virtuoso porque assim o povo, quando um dia o deixarem votar, se encontrará completamente esclarecido.”

O Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Gaia faz uma ligação do seu texto para uma página do Diário de Notícias, onde aparece em primeiro plano uma fotografia do actual Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, recebendo uma delegação do Governo da República Popular da China, Mas mais estranho, e até insidioso, é o texto do Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Gaia, quando a notícia para a qual ele remete data de há mais de um ano atrás, não era ainda António Costa Primeiro-Ministro.

Reunião de António Costa com a delegação chinesa, em Julho de 2015.

Reunião de António Costa com a delegação chinesa, em Julho de 2015

É verdade que a liberdade de expressão é uma preciosa conquista da Democracia, tão importante que se encontra consagrada constitucionalmente, mas não deixa de ser estranho que o Chefe de Gabinete de um Presidente de Câmara socialista, presidente esse que ocupa igualmente um cargo de alta responsabilidade na estrutura nacional do partido, venha para a praça pública, mais uma vez, colocar em causa o Partido Socialista, o Primeiro-Ministro e o seu governo. Ainda por cima numa matéria de alta sensibilidade política, como são todas aquelas que envolvem relações diplomáticas ao mais alto nível e de fundamental importância estratégica para o futuro do nosso país.

É sabido que, ainda há poucos dias, o Presidente da Câmara de Gaia atribuiu uma Medalha de Mérito Municipal, Classe Ouro, a um alto dirigente do PSD, num dos gestos políticos mais bizarros a que assistimos recentemente. E perante este quadro insólito, a pergunta impõe-se: será que a Câmara de Gaia ainda é do PS?

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    A Câmara de Gaia está muito bem para este partido socialista. A atitude condenável da autarquia na atribuição da Medalha de Mérito Municipal a Marco António Costa está exactamente ao nível do branqueamento que Augusto dos Santos Silva fez da atitude também condenável de Rocha Andrade, nas viagens pagas pela GALP.
    E tudo isto se terminará com beijinhos na boca, porque burro velho (refiro-me a estes maltrapilhos destes políticos desenvergonhados) não aprende línguas e eles encarregar-se-ão de se defender numa táctica de “uma mão lava a outra”, em que são mestres.
    Andamos há 42 anos a assistir a estas guerrinhas de alecrim e manjerona que equiparam a direita à esquerda nestas bizarrias que põem em causa a idoneidade dos políticos e da política.
    Mas respondo à sua pergunta: a Câmara de Gaia, neste momento, é claramente deste PS. Cumprimentos.

  2. Afonso Valverde says:

    Tenho sérias e fundadas dúvidas se este tipo de comportamento tem alguma ligação com as convicções políticas e o ideal de uma sociedade seja ela com mais ou menos regulação ou intervenção do Estado nos domínios da saúde, economia, educação, defesa etc.
    Sempre me parece que há gente que se serve dos partidos para enriquecerem e para governo das suas próprias vidas.
    Essa gente age por egoísmo e dentro de um modelo comportamental de seita. Não olham a meios para atingir os seus fins.
    Oo que dizem e escrevem denota egoísmo. Não argumentam sobre ideias, projetos, mas sobre interesses e posições na hierarquia do estado e respetivas comendas.
    A Câmara de Gaia ainda é Socialista?
    Isso define-se pelas políticas em execução e não por declarações de intenções ou por rótulos eleitorais.
    Não sei porque foi condecorado o tal sr. Marco António Costa. Mas isso parece encaixar na distribuição de comendas entre aproveitadores da política.
    Há homens interessados em servir a causa pública sem tibiezas?
    Us fazem viagens à pala de interesseiros nos negócios do Estado, outros distribuem comendas e outros criticam de forma estranha as condutas políticas de partido a que estão ligados. Se discordam deixem os cargos e façam oposição interna.

  3. Ana A. says:

    O PS é um grande caldeirão com “sensibilidades várias”.
    Tanto que, aquando das últimas eleições, houve quem quisesse que o António Costa se coligasse com o PSD (achavam isso mais natural, e contranatura que fosse apoiado pela verdadeira Esquerda). Logo, é porque na Câmara de Gaia há uma concentração dos que têm sensibilidade, mais à Direita! Nada de novo, portanto! A fazer lembrar os “velhos tempos” da Alternância…

  4. A Câmara de Gaia é mais um reduto do velho PS de Soares, o mesmo que fundamenta grande parte do meu cepticismo em relação à Geringonça. Uma coisa é uma piscadela de olhos à direita per se. Acontece. O espectro político não é estanque e a troca de ideias, desde que consistentes e bem contextualizadas, é saudável. Mas outra é dar palmadinhas nas costas num dos maiores cancros neoliberais que a direita pariu nos últimos anos. Marco António Costa é tóxico e deve ser tocado apenas com pinças e dois pares de luvas cirúrgicas. Nada de bom pode surgir desta aliança com o lado negro da Força e o PS está numa altura em que precisa de rever seriamente a sua posição na sociedade.
    Consigo pensar numas quantas autarquias PS que são geridas mais como uma seita religiosa que uma entidade pública. Verdade seja dita, a ligação ao core do partido nestes casos é mínima, mas o que está em causa aqui é a percepção social. Para bem do PS, e da mudança de imagem que parece estar investido em, é bom que tire esta situação a limpo quanto antes.

  5. Quem vê alguma diferença nesta classe politica toda, que não seja servirem-se a si próprio todos, em vez de servirem a “respublica” que é o acto mais nobre da politica !!!

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s