Juro que não é embirranço

… mas precisei de parar a leitura para discernir o que é que ali estava escrito.

O QUESS também é referido pelo programa espacial chinês como “Micio”, em homenagem ao cientista e ótico da China Antiga, que há 2.500 anos inventou a primeira câmara escura. (DN)

Definição de “ótico” no Dicionário da Priberam da Língua Portuguesa

Sim, é uma palavra alterada pelo AO90, esse mesmo que, dizem, aproximou a escrita do português nos diversos países onde este é a língua oficial. Seria, então, de esperar que no Brasil se escreva “óptico” sem “p”, certo?

errado

Pois é, no Brasil escreve-se “óptico”, como se pode constatar com uma simples pesquisa no sítio “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa” da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ou lendo o artigo “Óptica ou Ótica?“, no qual José Maria da Costa esclarece um leitor brasileiro com esta dúvida.

O caso concreto que me fez vacilar na leitura já tinha sido previsto por diversos especialistas, como o Nabais e o Francisco. Um exemplo:

Um dos flagelos promovidos pelo AO 90 diz respeito ao aumento de homografias e de homonímias potenciais e reais. Em vez de me debruçar sobre uma “potencial” homonímia, menciono uma homonímia real, criada pelo AO 90 através da supressão do “p” de “óptica”, com a concomitante ambiguidade trazida para o significado “osteodistrofia da cápsula ótica”. Antes do AO 90, apenas ficaria na dúvida um leigo em medicina e utilizador da norma ortográfica do português do Brasil, vacilando entre dois consultórios: o do oftalmologista e o do otorrinolaringologista. [Francisco Miguel Valada, PÚBLICO, 20/12/2010]

Este AO90 faz lembrar as políticas da troika. Nasceu errado, as falhas são óbvias e, no entanto, continua a perseguir-nos. Os políticos também se medem pela sua capacidade de corrigir decisões erradas. Estará Costa à altura?

[Adenda]
Mais uma achega para a discussão:

Qual é a diferença entre ótica e óptica?
Segundo é conceituado dicionário Caldas Aulete, óptica é a parte da física que trata da luz e fenômenos da visão. Pode ser também o estabelecimento que vende ou fabrica instrumentos ópticos, e especialmente óculos e lunetas. O dicionário Aurélio acrescenta a origem: do grego optiké. O opticista é o especialista em óptica. A verdade, porém, é que, hoje em dia, praticamente todas as ópticas são chamadas de óticas. Será que está errado? Não. Os nossos dicionários registram a forma ótica como variante de óptica. (…)

O interessante deste caso reside em a ABL grafar “óptica”, mas sendo também “ótica” uma forma corrente. Qual tem mais valor? Deixo isso para os especialistas, apenas registando que as grafias oficiais eram iguais antes do AO90 e que depois deste são diferentes.

Comments

  1. se tiver acesso, recomendo a leitura da página 62 do Publico de Domingo.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading